Navegando por Assunto "Escola multisseriada"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo dos processos de alfabetização e letramento em uma classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Infantil E Fundamental Professora Mercedes Costa de Loureiro no município de Santarém Novo/ PA(2023-07-13) FERREIRA, Maria Gislanne de Sousa Silva; SANTOS, Raul da Silveira; http://lattes.cnpq.br/8857084478164330; https://orcid.org/0000-0001-5217-9450Este trabalho tem como objetivo investigar os processos de alfabetização e letramento em uma classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Mercedes Costa de Loureiro, localizada em Santarém Novo, Pará. A metodologia utilizada é qualitativa, com base em estudos de Brandão (1981), Libâneo (2013), Beltrame (2009), Hage (2010) e outros teóricos. O estudo constatou que a Educação do Campo, especialmente as turmas multisseriadas, enfrenta dificuldades de visibilidade nas políticas públicas. A pesquisa encontrou obstáculos para acessar informações relevantes, como o Censo Escolar e avaliações da qualidade da educação, que acabam excluindo das avaliações turmas com poucos alunos na Educação Básica. Além das dificuldades enfrentadas pelas escolas rurais, a heterogeneidade das turmas, com alunos de diferentes faixas etárias, contribui para a redução da qualidade do ensino nesse modelo. Apesar dos desafios, a maioria dos profissionais e das famílias envolvidas demonstra interesse em melhorar o ensino e facilitar a aprendizagem. Apesar dos avanços na educação do Campo no Brasil, ainda existem dificuldades e desafios diários para atender às necessidades desses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de Ciências nas escolas do campo, ensino de Ciências Naturais(2019-06-28) FREITAS, Fabiana Ribeiro Lima; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111O presente trabalho se trata de um relato de experiência que interpreta como tem ocorrido o ensino de ciências nas escolas do campo. O relato descreve as experiências do estágio docente em duas escolas do município de Anapu, tendo como finalidade refletir sobre a realidade do ensino, do processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental maior em turmas Multisseriadas, quais as dificuldades e quais os fatores que implicam na questão do ensino de ciências. Busca-se entender também os motivos que tem provocado desanimo nos alunos, ocasionando um baixo rendimento, casos de reprovações e até mesmo a evasão escolar, que características das práticas pedagógicas no ensino de ciências foram observadas durante as pesquisas de tempo comunidade e no âmbito dos estágios supervisionado? O estudo foi realizado na escola Municipal de Ensino Fundamental Venceslau Brás, na qual, também foram desenvolvidas as primeiras pesquisas e na Escola Comunitária Casa Familiar Rural Dorothy Stang (CFR) de Anapu/PA, nas quais foram realizados os estágios supervisionados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trabalho docente em salas multisseriadas na escola ribeirinha Dondon Pinheiro localizada no rio Paruru – Abaetetuba/PA(2022-06-30) PINHEIRO, Erica Pinheiro; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Apesar dos avanços alcançados nos últimos anos, a educação do campo ainda enfrenta diversas problemáticas, dentre as quais, pode-se destacar as turmas multisseriadas. Assim, por conhecer de perto esta realidade, tem-se como objetivo principal nesta pesquisa: conhecer como o trabalho docente é realizado em turmas multisseriadas no contexto de uma escola ribeirinha, visando apontar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor para a efetivação de um ensino de qualidade. Para tanto, foi realizado entrevista semiestrutura com uma professora, observação sistematizada em sala e visita a documentos disponibilizados pela escola, em que foi possível constatar que são diversas as dificuldades que se impõem ao trabalho docente, tanto de natureza estrutural como prédio escolar em péssimas condições, falta de área recreativa, biblioteca e outros espaços minimamente necessários, como dificuldades pedagógicas com falta de formação continuada, alunos de diferentes faixa etárias e níveis de conhecimentos convivendo em um mesmo espaço, sobrecarga de trabalho, adoecimento docente e desvalorização profissional. Dessa forma, é imperativo que mudanças aconteçam, em que se faz necessário um olhar mais adequado do poder público e maior organização da comunidade escolar.