Navegando por Assunto "Escola do campo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da educação de jovens e adultos no meio rural em Breves-Marajó Pará(2023-12-22) BORGES, Vitória Rodrigues; Pereira, Elson de Menezes; http://lattes.cnpq.br/8122040004105896O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico, sobre os desafios da educação de jovens e adultos no meio rural em Breves-Marajó-Pará. O intuito é evidenciar as especificidades da EJA, fazendo um breve esboço histórico, dos primórdios a contemporaneidade, da Educação de Jovens e Adultos, passando pelo o que a legislação prevê atualmente para a modalidade. E a partir disso, lançando um olhar para a atuação da EJA na Educação do Campo, assinalando a ausência da EJA na BNCC, e a partir desta, evidenciar a importância de haver um currículo adaptado para a modalidade e que tenha relevância, relação e significados para a realidade dos alunos da escola rural/ribeirnha que acessam a modalidade, para assim, discorrer sobre os desafios para garantir a Educação de Jovens e Adultos nas comunidades rurais/ribeirinhas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os Desafios da escola do campo na Amazônia em tempos de pandemia da COVID-19(2021-01-27) RODRIGUES, Ingrid da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O presente trabalho teve como objetivo analisar os discursos dos sujeitos amazônicos sobre as formas de enfrentamento da educação do campo na Amazônia para o contexto de pandemia do coronavírus (COVID – 19). Para compreender como os sujeitos amazônicos, no caso professores e membros dos movimentos sociais da educação do campo, passaram a enfrentar essa realidade optou-se pela análise do discurso a partir do referencial Bakthiniano destacando três elementos: o conteúdo temático, o estilo da linguagem e a construção composicional ligados ao enunciado, o que nos permitiu diagnosticar a partir desses sujeitos, os desafios da educação do campo, assim como, as saídas apontadas e construídas pelos sujeitos amazônicos para as escolas do campo. Esse estudo revelou os papeis e responsabilidades dos órgãos governamentais e instancias de ensino na situação dos alunos e professores durante a pandemia da covid – 19, focalizando ações que possam dirimir os impactos na qualidade e oferta de ensino nas escolas do campo no Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Encontros e desencontros nas vozes de crianças na escola do campo da Comunidade Vila Jordão, Bonito-PA(2023-12-15) CORDEIRO, Silvio José Travassos; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Este trabalho acadêmico sobre processos educativos na escola do campo, resulta de estudos e diálogos promovidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Educação e Cultura na Amazônia Paraense, associado ao Projeto de Pesquisa - As gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em territórios de águas de regiões da Amazônia paraense CNPq/MCTI/FNDCT, despertando em seus membros o interesse de ouvir o que as crianças dizem sobre a escola em que estudam e quais os seus sentidos e significados. O objetivo central é identificar e analisar os sentidos e significados atribuídos à escola pelas crianças acerca do fazer educativo da escola do campo, Comunidade de Vila Jordão, município de Bonito, estado do Pará e sua relação com o desempenho escolar. Metodologicamente trata-se de uma abordagem qualitativa com a realização de pesquisa de campo compreendida entre os dias 3 a 11 de março de 2022. Os participantes da pesquisa são crianças, na faixa etária de 7 a 10 anos. Para realizar a escuta dos sujeitos utilizamos diferentes abordagens que se complementam, pesquisa bibliográfica, desenhos, observações e escuta com os alunos e as famílias residentes nesta localidade. Ancoramos o estudo em referenciais teóricos da área da educação, infância e educação do campo e os seguintes autores: Caldart (2004), Freitas (2005); Ferreira e Nunes (2014), Evangelista e Marchi (2022), entre outros. A pesquisa demonstrou que as crianças desejam uma escola portadora de aprendizagens significativas com elementos de sua cultura lúdica respeitando sua tradição e o tempo de ser criança. É importante ainda, que a escola do campo seja um espaço-tempo fundamental de formação humana, existência e resistência camponesa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de crianças com transtorno do espectro autista numa escola do campo no município de Abaetetuba/PA(2022-12-27) SILVA, Thamyres Silva da; MATIAS, Erima Silva; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Este trabalho trata das práticas pedagógicas docente com crianças com transtorno do espectro do autista em uma escola do campo no município de Abaetetuba/PA. Tem como problema de pesquisa compreender como uma escola do campo trabalha os conteúdos com as crianças do espectro autista. O objetivo do trabalho é analisar as práticas pedagógicas que as docentes titular e profissional de apoio escolar (PAE)se apropriam para trabalhar com alunos com transtorno do espectro autista. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo utilizado como ferramenta para coleta de dados,entrevista semiestruturada, fotos, observações e anotações. Como suporte teórico utilizamos Paulo Liberalesso (2020), Lucelmo Lacerda (2020), Mayra Gaiato (2018), Gustavo Teixeira(2018) que tratam da perspectiva da inclusão do aluno com TEA. Os resultados indicam que a escola não possui uma estrutura física adequada, ausência de uma sala recreativa. Em contrapartida os professores produzem o material didático adaptado e efetuam suas práticas pedagógicas na leitura tanto em sala de aula quanto no ambiente externo. A gestão da escola promove momentos de palestras e filmes com os professores e alunos com foco na discussão sobre a inclusão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Escola do campo e família: uma interação necessária(2019-12-16) GÓES, Ivana Cunha; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Este trabalho apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar a participação da família no processo de Escolarização de Adolescentes nos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Eduardo Angelim II” na comunidade Boa Esperança Município de Acará-PA. Para alcançar tais objetivos foram utilizados como referenciais teóricos autores que abordam a temática, assim como sites institucionais públicos, pesquisa de campo, observações, questionários, com os gestores da escola, equipe pedagógica, pais ou responsáveis e alunos da escola Eduardo Angelim II. O recorte temporal da pesquisa ocorreu do mês de outubro de 2018 até novembro 2019 e possibilitou identificar que a escola precisa utilizar estratégias para motivar a participação da família no processo educacional dos filhos. O resultado da pesquisa evidencia recomendações para propostas de mudanças futuras na relação família e escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma experiência de incentivo à leitura com alunos do 9º ano de uma escola do campo na realidade da Transamazônica(2019-08-09) OLIVEIRA, Jorge Antônio de Assis; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284O domínio da língua, nas diferentes vertentes da palavra escrita e falada, da leitura e da oralidade, é crucial para nossa vida. Partindo desses pressupostos é que surgiu o projeto na Escola do Campo Liberdade II, com título “E o verbo se fez frases, palavras e poesias e nós aprendemos nossa história”, elaborado no Tempo Comunidade, enquanto acadêmico do Curso de Educação do Campo Linguagens e Códigos e professor de Língua Portuguesa da referida escola da comunidade Padre Josimo, KM 130 Norte, município de Medicilândia - PA. Observando os resultados deste projeto surgiu o interesse em desenvolver tal temática como Trabalho de Curso, além de constatar as dificuldades da Escola do Campo em quesitos de disponibilidade de material didático e atraso histórico no âmbito da prática da leitura. Objetivando de forma geral trabalhar metodologias diversificadas no processo de ensino aprendizagem de Língua Portuguesa na realidade do campo, e buscando, por meio da Literatura, despertar o hábito de ler, produzir, interpretar e melhorar a oralidade dos educandos. Por fim, foi possível constatar que, por meio do projeto desenvolvido, os alunos possuíram maior facilidade em se comunicarem através dos temas desenvolvidos, e perceptível melhora na leitura, escrita, oratória e socialização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O histórico educacional de uma escola do campo no município de Senador José Porfírio, Pará: realidade, retrocessos e avanços(2019-07-11) NASCIMENTO, Maria José Madeira; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O presente trabalho relata reflexões das experiências vivenciada pela a aluna do curso de Educação do Campo, com ênfase em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em uma escola do campo, localizada na zona rural do município de Senador José Porfírio, PA. Tem como objetivo geral refletir acerca da trajetória da escola da comunidade, desde sua formação até os dias atuais. Discorrendo sobre as lutas, retrocessos e avanços da comunidade relacionados à educação do campo, analisando sobre os relatos das entrevistas dos docentes, alunos e pais relacionados aos conteúdos de Ciências da Natureza; e compreender as especificidades do campesinato local e suas relações com o ensino de ciências. Trata-se de pesquisas de campo iniciada no ano de 2015 e finalizada em 2017. Utilizando-se de pesquisa qualitativa, como o uso de formulário semiestruturado cedidas pela coordenação do curso de Educação do Campo, direcionado à moradores, professores e alunos da comunidade. A pesquisa foi desenvolvida nos Tempos Comunidades I, II, III e IV. Os temas abordados em cada TC foram referentes aos aspectos sociais, culturais, didáticos e pedagógicos. E ainda, como o despertar para as histórias de lutas socioeducativas e econômicas da comunidade de pertencimento. Fica evidente que a comunidade pesquisada tem passado por transformações e grandes foram os avanços que teve relacionado a educação. Dessa forma os resultados sobre os dados das famílias, desde as práticas produtivas, meio natural, ao lazer, cultura e saúde, ao educacional como a prática docente relacionada ao ensino de Ciências, aos almejos dos pais, alunos e professores, positivamente contribuem na formação enquanto docente, pois, adquiriu-se conhecimentos práticos das especificidades da comunidade escolar, precisamente na área de Ciências Naturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O livro didático de língua portuguesa nas salas de aula do sistema modular de ensino(2018-06-27) SACRAMENTO, Arinéia Ferreira; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384Esta pesquisa tem por objetivo ressaltar a importância de um ensino contextualizado dos conteúdos de Língua Portuguesa, nas regiões ribeirinhas, tendo como objeto de estudo o livro didático. Na tentativa de proporcionar uma reflexão a respeito das especificidades que precisam ser levadas em consideração no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, em uma educação em que o contexto cultural seja valorizado no sistema de ensino, estabeleceu-se, nessa perspectiva, a seguinte pergunta de pesquisa: “Como os professores fazem a apropriação do livro didático de Língua Portuguesa nas suas aulas, no Sistema Modular de Ensino, na localidade ribeirinha do Rio Maúba? Utilizou-se o método de pesquisa estudo de caso, do tipo etnográfico, a saber: pesquisa de campo, aplicando questionários a quatro professores de Língua Portuguesa, em uma análise de respostas de tais indagações; e, um exame, pormenorizado, dos conteúdos dos livros didáticos da coleção “Tecendo Linguagens”, dos autores: Tânia Amaral Oliveira, Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva, Cícero de Oliveira Silva e Luci Aparecida Melo Araújo, manuseados, do 6º ao 9º ano, na escola do campo, E. E. F. M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, lócus da pesquisa. Como fundamentação teórica para o desenvolvimento da investigação, utilizou-se os autores: Freire, (2004); Azzi (2000); PCNs (1998); LDB (2017); André (2005); Batista (2011); Rodrigues (2016); Brayner (2013); Azevedo (2012); Silva, Barros e Oliveira (2014), numa constatação de que o material didático em estudo apresenta limitações e não consegue atender às demandas dos alunos daquela localidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa(2020-07-18) SANTOS, Jane Vilma Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões acerca do ensino de física nos anos finais do ensino fundamental, anos finais na Escola São José II, comunidade de Santana, em Anapu-PA, tendo presente as vivencias e experiências no campo do estágio supervisionado, notas autobiográficas do processo de formação, como fonte de dados, por considerar a importância de recuperar o olhar sobre os dados produzidos nas pesquisas e relatórios de tempo comunidade, em busca de refletir seu conteúdo e significado, bem como na possibilidade de ressignificar as práticas pedagógicas no ensino de física com vistas à qualidade da aprendizagem dos alunos. Para realizar este trabalho, contou-se com duas fontes de dados, as pesquisas de campo, cujo dados foram obtidos durante os tempos comunidade, a observação e a regência nos estágios supervisionados no ensino fundamental maior, na Escola São José II, na comunidade Santana, e, os dados do itinerário formativo da autora na área de física, do ensino fundamental ao nível superior. Considera-se que o ensino das ciências físicas devem ser mediada pelo professor em conexão com o contexto de vivencias dos alunos, evitando a fragmentação do saber. Desse modo, surge a necessidade de formação pedagógica inicial e continuada, para que o educador desenvolva uma prática docente com qualidade de aprendizagem na vida escolar das crianças no ensino fundamental.