Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Escola Basílio de Carvalho"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O PIBID diversidade na escola Professor Basílio de Carvalho: uma análise a partir do olhar da equipe gestora
    (2018-06-19) MORAES, Danrley Ferreira; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    O presente trabalho de conclusão de curso surgiu a partir da minha experiência enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência / Subprojeto Abaetetuba – PIBID Diversidade e apresenta a seguinte pergunta de pesquisa: qual a contribuição do PIBID Diversidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, a partir da concepção dos gestores da escola Professor Basílio de Carvalho? Tem como objetivo geral analisar a contribuição do PIBID Diversidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, a partir das falas dos gestores de uma escola do campo do município de Abaetetuba/PA e como objetivos específicos: I- Apontar as contribuições do PIBID no trabalho pedagógico dos professores e gestores; II- Analisar as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID Diversidade em sala de aula com alunos oriundos das comunidades de ilhas e estradas; III- Compreender as contribuições do PIBID Diversidade para o processo de ensino e aprendizagem a partir das falas dos gestores entrevistados. O programa possui uma importante função nas escolas, entretanto busca-se entender como os gestores avaliam a presença do PIBID nelas, no caso das escolas do campo o PIBID Diversidade. Para fins desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, conforme os estudos de Gonçalves et al (2014) e entrevistas semiestruturadas como descreve Minayo (2002). A partir disso, foram agendadas previamente, conforme disponibilidade dos participantes, entrevistas semiestruturadas com o público alvo para obtenção dos dados. Com as informações obtidas, concluiu-se que através das oficinas didáticas e pedagógicas, os bolsistas licenciandos contribuem para amenizar as dificuldades dos alunos, principalmente nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, realizadas de forma lúdica, saindo um pouco da rotina do ensino tradicional. Nesse contexto, por meio das falas dos entrevistados, identificou-se que o PIBID Diversidade contribuiu com a escola e com os alunos, principalmente em momentos onde não havia professores para cumprir o horário de aula.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA