Navegando por Assunto "Epistemologia da Práxis"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado na Educação Básica/ Ensino Fundamental I: uma experiência bragantina(2023-12-14) SILVA, Suely Marques da; SILVA, Maria da Luz Duarte Leite; http://lattes.cnpq.br/0859860260888026O Estágio Supervisionado é relevante para a formação docente por proporcionar se realizar de fato a ligação entre a teoria e a prática, promovendo o desenvolvimento profissional, através da práxis educativa, partindo de uma epistemologia da prática. Vale destacar que, a realização do referido Estágio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Jorge Daniel Souza Ramos, localizada na Avenida Santos Dumont, Perpétuo Socorro em Bragança/PA, no turno matutino, no período de 05/09/2023 a 22/09/2023. O objetivo deste estudo é compreender a relação teoria-prática na sala de aula, numa perspectiva da epistemologia da Práxis. Vê-se o estágio como um eixo central na formação acadêmica do futuro professor, pois é através desse momento que o estagiário tem acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção da identidade e dos saberes do cotidiano. Para sustentação teórica subsidiou-se de algumas abordagens teóricas como: Barreiro e Gebran (2006), Antunes (2017), Nóvoa (1995), Pimenta e Lima (2004), Pimenta (2012), Barreiro e Gebran (2015), Tardif (2002), dente outros. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva e explicativa. Para Silva & Menezes (2000, p.21) a pesquisa descritiva procura apontar as características da realidade de determinada população e de qualquer fenômeno/fato que instigue interesse ou demande de uma problemática a ser investigada e compreendida. Para dá categoria a este estudo, optou-se também por realizar um questionário para ser respondido pela professora regente da sala lucus do estágio por compreender que conforme apresenta Lakatos e Marconi (2002, p.201): o questionário “[...] é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.” Logo, este estágio trouxe sensações e interpretações distintas vivenciadas por cada sujeito estagiário, nessa perspectiva afirma-se que a experiência tanto observacional, quanto a prática, trouxe reflexões acerca de aspectos tanto positivos, quanto negativos, que regem as atitudes enquanto profissional em formação, reflexões que fazem repensar o papel de atuação na docência. Por fim, pode-se dizer que o questionário destinado a professora regente do lucus da pesquisa possibilitou fazer uma analogia dos saberes teóricos com a prática pedagógica dessa professora, bem como, fez refletir sobre a importância do estágio na formação do futuro professor para o desenvolvimento da epistemologia da práxis. Assim, se percebe que o estágio é um momento crucial na formação do professor, é a oportunidade de viver a realidade de sala de aula numa perspectiva epistemológicaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado no Ensino Fundamental anos iniciais: uma práxis epistemológica na formação do professor (a)(2023-12-12) SILVA, Josilene Santos da; SILVA, Maria da Luz Duarte Leite; http://lattes.cnpq.br/0859860260888026A proposta deste artigo é dialogar sobre as atividades de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais, no Município de Bragança/PA. Este Estágio aconteceu no período de (05) cinco a (20) vinte de Setembro de 2023, na EMEIF Simpliciano Fernandes de Medeiros Júnior, numa turma do 3° ano. Vale destacar que, desde as ações da Prática/Estágio até a elaboração deste artigo, adotou-se uma abordagem qualitativa, isso por compreender a necessidade de ser categórico na coleta e compreensão dos dados, bem como no aprofundamento do tema proposto. Esta pesquisa se apresenta como descritiva e explicativa. Para Silva & Menezes (2000, p.21), a pesquisa descritiva procura apontar as características da realidade de determinada população e de qualquer fenômeno/fato que instigue interesse ou demande de uma problemática a ser investigada e compreendida. Para dá categoria a este estudo, optou-se também por realizar um questionário para ser respondido pela professora regente da sala lócus do estágio, por compreender que, conforme apresentada Lakatos e Marconi (2002, p.201), o questionário “[...] é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito, e sem a presença do entrevistador.” Sendo assim, este artigo tem como objetivo dialogar sobre as atividades de estágio e os saberes teóricos apreendidos durante o curso de pedagogia, de modo a entender e/ou refletir como a escola campo de estágio vê essa fase de formação, mas, também entender qual a função do estágio para o estagiário e o professor regente de sala de aula. Percebeu-se, todavia, a partir da fase de observado e da intervenção, bem como dos estudos teóricos empreendidos e da fala da professora regente da turma lócus do estágio/pesquisa, que há necessidade da escola, especificamente do professor, rever seus saberes /fazeres docentes, buscando aperfeiçoamento de sua prática pedagógica em formações continuadas e também estudos teóricos, de modo a desenvolver práticas e estratégias pedagógicas que tenham como foco o desenvolvimento cognitivo, intelectual e humano do aluno, desenvolvendo saberes/fazeres que possibilite a construção de estratégias com base na construção epistemológica da práxis.