Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Environmental history"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A educação ambiental para além da legislação: uma perspectiva sobre o Ensino de História e Natureza
    (2018-08-13) VALE, Blenda Carvalho do; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248
    O presente artigo tem por objetivo, trazer uma análise sobre as dificuldades de inserção da educação ambiental no âmbito escolar, prevista sobre a égide da legislação que trata sobre este tema, com ênfase na educação formal e no ensino de História. Analisando sua obrigatoriedade em todos os níveis de ensino, bem como, constatando como o ensino de História, mais precisamente a história ambiental, se faz de suma importância para a efetivação deste direito. Visto que o debate ambiental trazido pela história, ajuda a iniciar o processo de construção de uma consciência sustentável no aluno, e a percepção deste, como um dos agentes principais no processo histórico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Patrimônio ambiental urbano: uma história sobre o Parque Ambiental de Ananindeua Antônio Danúbio
    (2021-02-25) VIDIGAL, Victória Emi Murakami; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    A seguinte pesquisa aborda a História do Parque Ambiental Antônio Danúbio, situado na cidade de Ananindeua – PA, desde o seu processo de criação e as atividades que o mesmo oferece em seu espaço, além de sua potencialidade como patrimônio ambiental do município. A temática da História Ambiental e do Patrimônio cultural e ambiental é pertinente para a nossa sociedade como um todo, pois é possível debater questões sobre identidade, cultura, memória e preservação de uma cidade ou até mesmo de um espaço verde em meio ao centro urbano. O Parque Antônio Danúbio aborda como um todos questões importantes não apenas para sua própria preservação, mas também da cidade de Ananindeua como um todo, preocupando-se com o seu interior e exterior; não apenas em salvar o lugar em um passado, mas também no presente e no futuro.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As plantas amazônicas sob a perspectiva da História Ambiental: os “Aditamentos” do Padre Tapuitinga Anselm Eckart (1753-1785)
    (2024-07-04) SILVA, Maurício José Quaresma; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    Durante a segunda metade do século XVIII, administradores coloniais, homens de ciência e missionários religiosos participaram da Comissão Demarcadora de Limites, que foi estabelecida com a assinatura do Tratado de Madri em 1750. Além disso, esses demarcadores elaboraram descrições acerca dos elementos da natureza, registrando o conhecimento científico sobre a Amazônia colonial. Nesse contexto, o padre alemão Anselm Eckart (1721-1809) não apenas participou do trabalho religioso nas aldeias missionárias do Estado do Grão-Pará e Maranhão entre 1753 e 1757, mas também registrou suas impressões acerca da fauna, da flora, do clima, da hidrografia e da paisagem da região amazônica em seus relatos de viagem. Portanto, esta pesquisa analisa, sob a perspectiva da História Ambiental, as representações das plantas amazônicas, especificamente o algodão, o cacau, o cravo, a mandioca e o tabaco, nos “Aditamentos à descrição das terras do Brasil” (1785), de autoria do padre Eckart. Diante disso, verificamos que essas plantas amazônicas possuíam, além da dimensão econômica atribuída ao longo do processo de colonização, outras dimensões que foram importantes em diferentes aspectos da vida amazônica e transatlântica, o que demonstra o protagonismo histórico da flora do Vale Amazônico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões de História ambiental em Marajó de Dalcídio Jurandir: olhares e sentidos sobre a natureza
    (2021-03-25) SANTOS, Paulo Henrique Santos dos; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    O presente trabalho analisa as relações entre seres humanos, natureza e o passado a partir do romance Marajó (1947) de Dalcídio Jurandir, sob a perspectiva da história ambiental. Estabelecemos diálogos entre a historiografia e a literatura para demonstrar uma ampliação da compreensão sobre os problemas resultantes da desigualdade social encontrada principalmente nos municípios paraenses de Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari na primeira metade do século XX. Destacamos a permanência prejudicial de estruturas historicamente construídas ao longo tempo nessa sociedade. Demonstramos as diferentes relações com a terra entre grupos oprimidos e opressores, a presença ativa dos animais não humanos que exercem uma importante influência na dinâmica local e a subversão de uma tradição literária em que a natureza é representada de forma abundante e harmônica, dando lugar a denúncia de degradações ambientais relacionadas a exploração por parte dos grandes fazendeiros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Rio Ipixuna, “praticamente a identidade da cidade”: diálogos entre História e patrimônio ambiental
    (2023-07-10) FRANCA, Talys Fernandes; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    O presente trabalho busca fazer um diálogo entre História ambiental, patrimônio e História local. Para isto, irá evidenciar através de analises bibliográficas, questionários com alunos do 9° ano e entrevistas com moradores antigos de Ipixuna do Pará; as diversas concepções com relação a patrimônio, ao rio Ipixuna e como se dá as aulas de História do município no que diz respeito a estes aspectos. O texto buscará explanar a importância de se entender as diferentes visões patrimoniais e com relação ao rio Ipixuna, apontando como possibilidade a abordagem deste rio como patrimônio ambiental do município de Ipixuna do Pará, demostrando assim, as problemáticas geradas pelo não reconhecimento da importância do rio Ipixuna para a História do município e consequentemente a falta de cobrança por sua preservação. E para além disso mostrará os benefícios de trazer a realidade do alunado para as aulas, por meio da História local, a partir do foco no rio Ipixuna como agente histórico.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA