Navegando por Assunto "Environmental education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações para a conservação do pescado no rio Açaí, Porto de Moz, Pará(2019-06-13) CONCEIÇÃO, Martinha dos Santos; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Esse trabalho abordou o tema da conservação do pescado com o objetivo de promover ações educativas em ambientes escolar e comunitário para contribuir com o fortalecimento do acordo de pesca criado pelas famílias que residem e desenvolvem suas atividades econômicas, culturais e religiosas em três comunidades ribeirinhas às margens do rio Acaí, município de Porto de Moz, Pará. Trata-se de trabalho que envolveu a pesquisa, o ensino e a ação comunitária. A pesquisa de cunho qualitativo envolveu entrevistas a seis comunitários para entender as visões dos mesmos sobre o acordo de pesca estabelecido desde 1992. A atividade na escola Nossa Senhora Aparecida foi construção coletiva e execução de um plano de ensino voltado para a discussão da conservação do pescado com duas turmas multiano do 6º e 7º e do 8º e 9º anos do ensino fundamental. E a ação com os comunitários foi uma reunião com participação de 36 pessoas para refletir sobre o acordo de pesca e discutir propostas para revitalizá-lo. Atualmente há uma divisão entre os comunitários em relação a apoiar o Acordo de Pesca Comunitário oficializado na Instrução Normativa nº 03 de 21 de setembro de 2011 da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura. Entretanto, há o reconhecimento que após o acordo de pesca ocorreu o aumento da quantidade e da diversidade de peixes. O principal questionamento está na falta de fiscalização dos órgãos competentes, o que leva ao descumprimento das regras estabelecidas e a entrada de pescadores de fora das comunidades nas áreas protegidas do rio Açaí. As ações mostraram que a luta em defesa da conservação do pescado continuará, sabendo que a educação tem possibilidade de motivar para que os jovens sejam portadores da transformação para melhor cuidar do meio ambiente e se obter a melhoria na qualidade de vida. Os estudantes e professores darão continuidade ao tema em seus planos e projetos didáticos, assim como será retomada a discussão da fiscalização por meio de agentes ambientais comunitários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do gerenciamento dos resíduos sólidos em Abaetetuba-PA: diagnóstico e proposta de tratamento do lixo(2013-09-20) COSTA, Leidilena Bentes; NOGUEIRA, Nircilei Costa; ARAÚJO, Railda Neyva Moreira; http://lattes.cnpq.br/7833832825790922O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba-Pa, primeiramente foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre gerenciamento de resíduos sólidos, abordando também as formas de tratamento de lixo em especial no município alvo deste estudo. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo que visou analisar o atual cenário de gerenciamento de RS (resíduo sólido) e coleta de lixo urbano, bem como a abrangência do serviço de abastecimento de água na referida cidade. A coleta de dados foi realizada em quatro, dos quatorzes, bairros de Abaetetuba e buscou informações quanto à coleta e destino final do lixo em especial dos resíduos sólidos do município, bem como os problemas ocasionados pelo mesmo. A coleta de dados totais desta pesquisa envolveu 41 moradores, 1 encarregado da empresa responsável pela coleta de lixo no município e o Gerente Operacional da COSANPA (Companhia de saneamento do Pará) em Abaetetuba. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados foram três tipos de questionários, o primeiro foi aplicado ao encarregado da empresa que coleta o lixo em Abaetetuba, o segundo foi aplicado ao gerente operacional da COSANPA e o terceiro questionário foi aplicado aos 41 moradores dos quatro bairros utilizados na pesquisa. Através dos resultados obtidos pode-se concluir que as problemáticas de questões ambientais no município vão além do gerenciamento de Resíduos Sólidos, incluem também problemas relacionados ao abastecimento de água e saneamento básico, ambos os serviços ocorrem na referida cidade de forma deficiente e não abrangem toda população.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação do destino do lixo em uma escola do campo no município de Igarapé-Miri(2019-07-11) PENA, Raimunda Veronica Souza; ALMEIDA, Benedito de Brito; http://lattes.cnpq.br/8743522589588129; CORDEIRO, Yvens Ely Martins; http://lattes.cnpq.br/8271393778032215As questões ambientais tornaram-se mais intensas a partir de algumas crises ambientais vivenciadas pelo mundo. Isso fez com que muitos países se unissem para discutir o futuro das nações e assim surgiu a educação ambiental e com ela o conceito de desenvolvimento sustentável. Assim, inúmeras ações e projetos foram realizados pelo mundo, com o objetivo de conscientizar a população mundial para a importância do desenvolvimento sustentável. Atualmente, um dos principais problemas ambientais que enfrentamos é relacionado ao elevado volume de resíduos sólidos produzidos e descartados indevidamente na natureza, devido ao alto índice de consumo da população, tanto urbana, quanto rural. Desse modo, o objetivo desse trabalho é analisar o destino dado ao lixo em uma escola do campo, pois consideramos que esta, é a principal auxiliadora da educação ambiental e tem um papel extremamente importante nesse processo. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, através de um estudo de caso. realizou-se a aplicação de formulários para alunos dos anos finais do ensino fundamental e entrevista com os gestores e professores, além da observação, captação de imagens e caderno de anotações. Os resultados obtidos apontaram a destinação mais usada para os resíduos sólidos e orgânicos, os tipos de resíduos produzidos tanto nas dependências da escola, como nas comunidades onde os alunos estão inseridos, além do coeficiente de separação usado nas comunidades e a abordagem que a escola adota para trabalhar a problemática. Verificou-se que a escola produz diariamente uma quantidade considerada de lixo e a maioria é descartada indevidamente. Um dos principais motivos é que as ações da escola em relação a essa problemática são superficiais, os projetos são bem reduzidos e na maioria das vezes se restringem nas conversas informais com os alunos e familiares e cartazes espalhados por alguns espaços da escola. Além disso, a falta de políticas públicas é outro fator que contribui para a problemática, pois não há na comunidade nenhum tipo de ação do poder municipal ou estadual, que possibilite alternativas para os moradores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dengue: educar para prevenir(2013-09-19) CHAVES, Maria Auxiliadora; LOBATO, Erenilda de Sousa; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402; NORONHA, Renata Coelho Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0860824558237244; https://orcid.org/0000-0001-9150-8544A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. É um grande problema de Saúde Pública. Portanto, para nortear esta pesquisa foram avaliadas as intervenções educativas realizadas em algumas escolas da Cidade de Abaetetuba-Pa, procurando verificar a existência de relação entre conhecimentos adquiridos e práticas relativas à prevenção da Dengue por parte dos alunos. Neste sentido verificou-se o conhecimento dos alunos mediante a aplicação de questionários em sala de aula sobre a problemática da Dengue em Abaetetuba. Este estudo foi realizado em cinco (5) escolas públicas estaduais da Cidade de Abaetetuba – PA. Foram aplicados dois questionários: um aos alunos (400) e outro aos professores (08) das referidas escolas. Na análise dos dados dos alunos foram montados gráficos comparativos entre as séries e as escolas, os quais revelaram que ainda se precisa discutir muito sobre o tema, bem como trazer as ações de educação ambiental para dentro das escolas. Os alunos do sexto ano não souberam reconhecer a doença, no entanto os alunos do sétimo ano destacaram a doença e sua transmissão. Já os alunos do oitavo ano tiveram dificuldade em responder aos questionamentos, porém a análise do nono ano revelou que os alunos souberam correlacionar a doença, sua transmissão e os principais cuidados para evitá-la. A análise dos professores evidenciou que muitos professores têm dificuldade em trabalhar o tema, devido à falta de instrumentalização que poucas escolas dispõem, apesar disso a grande maioria se considera um multiplicador de ações para o combate a dengue na escola e em sala de aula. Portanto, são importantes ações educativas que visem trazer os problemas de saúde e educação ambiental para junto das escolas, onde professores e alunos sintam-se envolvidos no controle e na prevenção da dengue.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA(2019-03-14) NASCIMENTO, Vanessa Santos do; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515Este trabalho busca discutir práticas alternativas e significativas de Educação Ambiental (EA), a partir da interrelação com temas culturais, no Ensino Fundamental Menor de uma escola pública do município de Ananindeua-PA. A proposta de abordagem cultural da EA procurou contemplar uma discussão étnicorracial ligada às comemorações do “Dia da Consciência Negra”, com ênfase na relação entre a necessidade de aprendizagem sobre a preservação ambiental e a mitologia afrobrasileira Iorubá, caracterizada na figura dos Orixás. O desenvolvimento dessa atividade, no entanto, desencadeou situações de intolerância cultural, que elucidaram alguns importantes limites que a educação pública brasileira precisa enfrentar para consolidar a Democracia social, assim como demonstraram os desafios consideráveis do ensino/aprendizagem de EA, a partir da realidade e da cultura infantis presentes na formação básica da escola pública brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios em relação ao destino do lixo de famílias produtoras de cacau orgânico certificado(2018-05-03) ARAÚJO, Deborah da Silva; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente trabalho propõe a realização de um estudo sobre os desafios em relação ao destino do lixo de famílias de produtores de cacau orgânico certificado de Brasil Novo, Pará. Para a realização do trabalho, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, numa abordagem qualitativa acerca das práticas e dificuldades enfrentadas pelos produtores cooperados. O estudo bibliográfico se deu por meio de alguns teóricos que discutem sobre assunto e, a partir do que se viu e ouviu dos produtores, será apresentado uma proposta de oficina de compostagem, que pode ser realizado com os cooperados, como também em espaço escolares, de um modo especial, a Casa Familiar Rural. Essa proposta será focada a Educação Ambiental a partir do trabalho com a compostagem, com ênfase no que acontece durante o processo de decomposição, a importância dos micro-organismos na formação do composto orgânico, os nutrientes que o compõe e o efeito causado pelo uso desse composto. Além disso, é possível aproveitar a oficina para discutir sobre a importância do uso da compostagem para outros produtores, incluindo os não cooperados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico e proposições para a atuação dos catadores da área de lixão de Tucuruí-PA(2022-12-15) SOUSA, Nathália Macedo de; ALMEIDA, Cristiane Moraes de; http://lattes.cnpq.br/5400006644450868; SOUZA, Davi Edson Sales e; http://lattes.cnpq.br/6130270007673176As áreas de lixões ainda são um grande problema a ser combatido no Brasil, especialmente em áreas interioranas onde essa prática atrai pessoas abaixo da linha da pobreza que as veem como fonte de renda, colocando em risco sua saúde. Enquanto essas áreas não são desativadas, políticas públicas devem ser incentivadas e praticadas para amenizar essa realidade. O objetivo desse trabalho foi diagnosticar, por meio da aplicação de questionários aos moradores e catadores, as condições socioeconômicas de trabalho em uma área de lixão no município de Tucuruí-PA, e a partir disso propor melhorias locais e econômicas, dentro do que regulamenta as legislações. Os resultados apontaram que 61,11% dos indivíduos residentes do local são homens e 38,89% são mulheres com faixas etárias entre 0 a 70 anos e nível de escolaridade variando entre analfabetismo e ensino médio incompleto. Os sintomas mais frequentes entre eles são: dor e inchaço abdominal, diarreia, ardência nos olhos, mal-estar e problemas de pele. Cerca de 58% catadores relataram possuir um grande nível de satisfação em residir na área de lixão, além de não terem percepção dos riscos ocupacionais que estão expostos. A maioria relatou não utilizar EPI’s e não fazer sua higiene pessoal após a coleta de materiais descartáveis. Em relação a renda familiar, os entrevistados (100%) expuseram que faturam menos de um salário mínimo por mês. Os riscos ocupacionais foram apresentados aos moradores e catadores e também a forma como eles podem aplicar a educação ambiental no seu dia de trabalho. Além disso, sugeriu-se a formação da cooperativa, a qual cada trabalhador teria uma renda mensal de R$5.040,00, a partir da estimativa da quantidade de plásticos que chega até o lixão (12%), oferecendo aos moradores e catadores dignidade de vida e de trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Discutindo a Educação Ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de Altamira-PA(2019-12-07) OLIVEIRA, Ana Karoline Sousa de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Este trabalho apresenta uma pesquisa classificada como qualitativa, quanto a sua abordagem, pesquisa exploratória, quanto aos seus objetivos, e pesquisa-ação, quanto aos seus procedimentos desenvolvida no segundo semestre e 2019 com o objetivo de: 1 – Conhecer percepções e concepções de alunos do Ensino Médio sobre questões ambientais locais; 2 – Aguçar nesses alunos o pensamento crítico e reflexivo sobre questões ambientais locais, mediante a elaboração de uma proposta de ação de intervenção sobre um problema ambiental; e 3 – Conhecer entraves e possibilidades para a realização de ações de Educação Ambiental na escola pública de Educação Básica. Essa pesquisa teve como público-alvo um grupo de alunos do Ensino Médio de uma escola pública de um Reassentamento Urbano Coletivo da periferia da cidade de Altamira-PA. Para o levantamento de dados usou-se as seguintes técnicas e instrumentos: 1- Aplicação de questionário; 2 – Roda de Conversa; 3 – Elaboração de proposição de plano de ação para intervenção sobre um problema ambiental local; e 4 – Entrevista com a coordenação da escola. Como resultado foi percebido que a reflexão proporcionada pela dinâmica agregou pensamento crítico na proposição de projeto e diálogos mais com um pensamento acrítico sobre temas de Educação Ambiental. Além disso, foi percebido que a escola, alvo desta pesquisa, necessita desenvolver estratégias que visem aprimorar a percepção de seus educandos em torno dos problemas ambientais ali presente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ecoponto: a importância da coleta seletiva de lixo(2013-08-23) RODRIGUES, Ivanilda Rodrigues; SANTOS, Judite Carvalheiro dos; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718Este trabalho apresenta um estudo sobre Ecoponto e sua a importância para coleta seletiva de lixo, tendo como objetivo promover o entendimento social na questão da importância de utilização de Pontos de Coleta de Lixo contribuindo com a formação ecológica da sociedade, quanto ao descarte seletivo de materiais inservíveis. Desse modo, a pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer melhor a função e importância dos Ecopontos na sensibilização e conscientização do papel social formativo, promovendo o desenvolvimento equitativo e sustentável do Meio Ambiente. Aborda-se ao longo do texto, a importância do Desenvolvimento Sustentável na perspectivada de implantação dos Ecopontos como proposta fundamental para a solução da correta coleta seletiva em escolas e outros espaços públicos. Tendo em vista que nos muitos estados brasileiros que adotam este modelo de recolha obtiveram resultados positivos ao utilizaram o Ecoponto como solução dos problemas causados pelo acúmulo inadequado de lixo do Lixo Urbano. Dentro deste pressuposto a metodologia adotada para discutir a temática tem caráter bibliográfico com a fundamentação nos principais periódicos brasileiros, artigos da Internet, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e autores como Enrique Leff, Guimarães, Moacir Gadotti, Marcos Reigota, Calvacante, Leornardo Boff, Demarjovic, Calderone, dentre outros que abordam a problemática ambiental. Neste sentido, a pesquisa surge de problemáticas envolvendo o correto gerenciamento dos Resíduos Sólidos (RS) que geram inquietações diante da guerra ambiental vivenciada no Século XXI. Tais como: a formação cidadã pautada nos princípios da ecocidadania é capaz de mudar os padrões comportamentais da sociedade para garantir a biodiversidade e a vida do planeta? Como e porque os Ecopontos contribuem para formação ecológica e melhor gerenciamento dos Resíduos Sólidos contribuindo para o bem estar social e ambiental? Sendo assim, como proposta para solucionar estes problemas ambientais como efeito estufa, aquecimento global, destruição da camada de Ozônio dentre outros, as primeiras iniciativas seriam a Coleta Seletiva do lixo no contexto da Educação Sustentável e a reciclagem que representam fatores fundamentais para amenizar esta problemática principalmente se tratando do desperdício dos recursos naturais renováveis e não-renováveis. No entanto, para compreender melhor esta temática, abordam-se a questão do o lixo como problema social, seus aspectos conceituais e históricos, os objetivos da educação ambiental, seu contexto histórico nacional, internacional, a Conferência de Tbilisi, a Conferência eco-92 e a Agenda 21. Dar-se ainda ênfase na educação ambiental nacional e histórico, Criação do instituto brasileiro do meio ambiente, o lixo e seu contexto histórico, o avanço tecnológico, a Cidadania e o lixo. Portanto, discute-se o desenvolvimento da educação ambiental e as possíveis metas para solucionar os problemas do lixo tendo como principais objetivos de levar em consideração às realidades ecológicas, econômicas e sociais de cada sociedade, cujo conhecimento ajuda os indivíduos ou grupos sociais a adquirirem consciência dos riscos à saúde que lhes podem ser causado devido o não tratamento do lixo o que na verdade contribui de forma significativa para a conservação do meio em que se vive e a prevenção de possíveis catástrofes resultantes do desequilíbrio natural do Meio Ambiente. Sendo assim, os resultados desta pesquisa corroboram com ideia de que é possível a relação estável entre homem e natureza de forma sustentável e que a utilização dos Pontos de Coleta Seletiva de lixo diminuem consideravelmente os vários problemas decorrentes do descarte incorreto dos Resíduos Sólidos Urbanos em vias públicas como praças, escolas, ruas e outros. Desse modo a destinação correta do lixo facilita o processo de reciclagem, evitando assim uma série de danos ao meio ambiente e à saúde da população.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local(2024-05-17) MIRANDA, Kessia Samile Pinheiro; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835A Educação ambiental visa induzir nos grupos humanos dinâmicas mais conscientes da realidade socioambiental. Visando construir conhecimentos e valores sobre o meio ambiente, desenvolvemos experiência com estudantes de uma escola pública da cidade de Bragança-PA, onde localiza-se a maior faixa contínua de manguezal do mundo. Por meio de pesquisa qualitativa, com técnica de observação direta intensiva, percebemos que os estudantes tinham pouco conhecimento sobre as relações que se estabelecem entre os constituintes físicos, biológicos e socioculturais do manguezal. Contudo, nossas ações de educação ambiental conduziram a ampliação dos conhecimentos sobre os aspectos ecológicos, percepção do pertencimento humano ao manguezal e do valor deste importante ecossistema, contribuindo para uma postura crítica sobre questões ambientais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental e a prática na escola(2019-07-10) BRAZ, Nicholas dos Santos; MAIA, Sônia Maria; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657A Educação Ambiental na escola é uma obrigatoriedade, pois permite que o individuo compreenda a natureza complexa do meio ambiente e se desenvolva como sujeito crítico de sua realidade. Essa educação deve ser trabalhada tanto em escolas públicas como particulares, de diferentes formas, pois os problemas ambientais têm causado grandes danos à natureza e são causados, muitas vezes, pela ação inconsequente do homem, o que vem contribuindo para a degradação do meio ambiente. Este trabalho buscou abordar a prática docente em relação à educação ambiental, tentando diagnosticar os problemas enfrentados pelos professores e escola sobre essa temática, pois a fase de atuação desses profissionais é a mais importante para a formação desse aluno, já que é a etapa onde sua base educacional esta sendo formada. O objetivo geral deste trabalho foi analisar e discutir a Educação Ambiental na Prática docente na Escola Sistema de Ensino Conhecimento (SENC). E teve como objetivos específicos: identificar o que é Educação Ambiental, analisar a prática docente em relação à educação ambiental e analisar a formação docente em relação à EA. Para o alcance dos objetivos descritos, os instrumentos utilizados foram pesquisas bibliográficas de artigos acadêmicos, livros e entrevistas com o corpo docente da escola SENC. O presente trabalho permitiu concluir a importância de se trabalhar a educação ambiental e a interdisciplinaridade dos conteúdos para a formação na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental na formação cidadã: aspectos históricos e pontuais(2018-10-04) SANTOS, Maria Tânia Costa dos; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657Nesta análise bibliográfica, a razão maior para o emblemático tema sobre Educação Ambiental revela que a formação cidadã procura uma identificação a originar a consciência ambiental, cujos objetivos são transformar o sujeito em um ser ético e cidadão em espaços formais e longe dos muros escolares, removendo atitudes antiéticas e anticidadãs ofensivas ao meio ambiente, transferindo as nocividades do sujeito em cidadania para si e para outros seres humanos. A fomentação na EA é globalizada e transversal por estar no interior de cada mente; estando nessa, apoiados os objetivos que principiam este trabalho, como objeto a ser pesquisado em um ambiente onde o homem tem influído em um processo desarmônico. Os arranjos desta obra foram sustentados em um pilar teórico espesso pela qualidade de suas contribuições. As correntes que defendo e considero precisas dão essencialidade a esta pesquisa; em um papel de parede com bordas subjetivamente reflexivas e que simultaneamente recorrem a uma imediata sensibilização e afeto para com a vida; além do compreendimento da educação que se descreve como prática educativa na perspectiva da cidadania; como resultado esperado nos direitos e nas obrigações que se devem ter para com o sistema. E pôr em exercício as observâncias existentes no direcionamento que nos foi regulamentado, libertar-nosá, por hora, de nossas opressões incutidas historicamente; porque depende de uma ação conjunta para cuidar solenemente de uma formatura que se procriará em uma geração responsável por rebocar a formação social, pessoal, econômica, política, cultural, ecológica, ética etc., como dimensão da cultura da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação Ambiental na RESEX/MAR Soure-Pa: um Estudo de Caso na Escola M.E.I.F “Santa Luzia”(2022-12-27) TAVARES, Adriel Benjamin; ESPÍRITO SANTO, Rafael Silva do; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822A Reserva Extrativista Marinha de Soure/RESEX-MAR, é uma unidade de Conservação Federal que abrigam famílias tradicionais, as quais possuem uma forte relação com a natureza caracterizando seu modo de vida e sua cultura. Neste sentido, o objetivo central deste trabalho é analisar de que forma e educação ambiental vem sendo trabalhado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Santa Luzia”, localizada na RESEX, buscando compreender como os professores trabalham a temática ambiental dentro de sala de aula com os alunos e apresentar uma proposta de intervenção. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, a fim de buscar resultados a partir da análise bibliográfica de autores que discorrem sobre o trabalho em estudo, juntamente com uma análise descritiva exploratória e da coleta de dados e nos levantamentos de dados e aplicação de uma oficina de intervenção. Foram utilizados como ferramenta o uso de um questionário aplicado aos professores da instituição escolar, realizado visitas que oportunizaram conversas formais e informais com o corpo docente e a direção e como principal condutor o “Plano de manejo da Reserva Extrativista Marinha de Soure – PA”, realizado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, em julho de 2018. Durante as visitas e estudos feitos em campo foi possível constatar que a E. M. E. I. F. “Santa Luzia” na comunidade de Pesqueiro, não desenvolvia projetos com os alunos voltados para a questão ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos(2022-08-18) LIMA, Adriel Macedo; CORUMBÁ, Lorena Gomes; http://lattes.cnpq.br/1073532371923082; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712O ensino de Ciências com foco na Educação Ambiental possibilita redimensionar os papéis dos estudantes e dos professores na sala de aula, pois ambos passam a assumir corresponsabilidades no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo uma relação dialógica em que ambos aprendem. Para isso, os livros didáticos, principal recurso utilizados nas aulas, precisam propor atividades voltadas centradas em temas socioambientais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dada à Educação Ambiental nas atividades propostas nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, visto que analisou uma coleção de livros didáticos utilizados pelos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental da rede de ensino de Curuçá-PA. As atividades selecionadas foram analisadas por meio do método de Análise de Conteúdo e apontou que as obras investigadas propõem atividades que trazem temas socioambientais atuais e com foco na tendência metodológica de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação ambiental para além da legislação: uma perspectiva sobre o Ensino de História e Natureza(2018-08-13) VALE, Blenda Carvalho do; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248O presente artigo tem por objetivo, trazer uma análise sobre as dificuldades de inserção da educação ambiental no âmbito escolar, prevista sobre a égide da legislação que trata sobre este tema, com ênfase na educação formal e no ensino de História. Analisando sua obrigatoriedade em todos os níveis de ensino, bem como, constatando como o ensino de História, mais precisamente a história ambiental, se faz de suma importância para a efetivação deste direito. Visto que o debate ambiental trazido pela história, ajuda a iniciar o processo de construção de uma consciência sustentável no aluno, e a percepção deste, como um dos agentes principais no processo histórico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental: análise da percepção ambiental na comunidade escolar face aos recursos hídricos da localidade do Arapari, Senador José Porfírio, Pará(2019-07-23) MOURA, Cleide Rodrigues; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395Senador José Porífirio que pertence ao estado do Pará, é berço de duas Unidades de Conservação do qual a Comunidade do Arapari faz parte. Nesse contexto, pode-se perceber a importância da Educação Ambiental para conservação do Igarapé Arapari, entorno da Unidade de Conservação “Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS/Xingu”. Com base nas informações, foi realizado um projeto de intervenção através de uma oficina participativa que tem como objetivo geral refletir sobre a importância da Educação Ambiental no espaço escolar, quanto ao processo de sensibilização dos sujeitos sociais em relação aos recursos hídricos na comunidade Arapari, cujo os objetivos específicos são: analisar a percepção ambiental da comunidade escolar em relação à poluição do igarapé Arapari, bem como avaliar os resultados obtidos a partir da metodologia utilizada, considerando a importância da conservação dos recursos hídricos. Nesse sentido, algumas ações foram realizadas dentro do espaço escolar, através de oficina participativa, envolvendo a Comunidade Escolar da EMEF Ignácio Cury Gabriel; Representante dos Movimentos Sociais; Instituto de Desenvolvimento Florestal da Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR BIO; Associação dos Agricultores do PA – Arapari e acadêmicos do Curso de Educação do Campo - UFPA, em torno da importância dos recursos hídricos para o equilíbrio ecológico e uso sustentável das famílias tradicionais. Analisando os resultados, ressalta-se que as práticas pedagógicas relacionadas à Educação Ambiental na EMEF Ignácio Cury Gabriel, não são trabalhadas com frequência, e que a abordagem sobre os recursos hídricos, principalmente do Igarapé que abastece a comunidade Arapari não estão sendo inserida no currículo escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental: práticas no espaço escolar e uma análise bibliográfica reflexiva(2019-07-11) COSTA, Kercy Cristina de Nazaré; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657Esse estudo levantou as seguintes questões problemas: qual o teor das pesquisas sobre a educação ambiental no brasil? Como se dá o processo de conscientização política e educacional nesta temática? Como se dá a formação do sujeito envolvido na ação sócio ambiental? O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância dos discursos e pesquisas sobre a educação ambiental, dando ênfase a reflexões e pesquisas em andamento, através do estado da arte. Além disso, visa-se também conhecer por meio dos objetivos específicos, como: promover uma política educacional sobre educação ambiental através da prática escolar e propiciar uma educação ambiental para a formação cidadã. A nossa metodologia está pautada numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. E por fim, apresentaremos uma discussão baseada em diálogos entre os autores e afirmativas sobre o tema, confrontados em ações antigas e atuais dentre a temática da educação ambiental e a transformação social do meio ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental: um estudo das concepções e atitudes dos educadores da educação infantil em uma escola do município de Castanhal(2018-07-05) OLIVEIRA, Roseane dos Santos; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Este trabalho apresenta um breve levantamento bibliográfico, aplicação de um questionário (apêndice) e entrevista aos professores da Educação Infantil. Vem discutir a importância do trabalho com o tema Educação Ambiental na educação infantil. Procura identificar como o tema tem sido tratado, em uma Escola de Educação Infantil do município de Castanhal. Vem discutindo a importância de se preservar o meio ambiente e da sensibilização nas crianças, para que as mesmas vivam com qualidade de vida, como pressuposto essencial para uma boa saúde para hoje e para o amanhã. Sendo esse assunto importante para o desenvolvimento das crianças, o trabalho pretende mostrar aos professores à importância do desenvolvimento desse tema na educação infantil, na participação da formação da autonomia das crianças em relação ao espaço ambiental e assim beneficiá-los como futuros cidadãosTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental: uma proposta de atividade investigativa em uma escola ribeirinha na Amazônia(2023-07-03) RODRIGUES, Vanessa do Carmo; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203O aborda a temática da educação ambiental voltada para uma escola ribeirinha. O objetivo é propor uma atividade investigativa vinculada a problemática da gestão de resíduos sólidos afim de promover a conscientização ambiental. Metodologicamente a pesquisa foi de cunho quantitativo utilizado ao contar os números de respostas iguais e diferentes obtidas do questionário e qualitativo quando fiz o usa de questionário na pesquisa. Foi utilizado um questionário, a autoavaliação e a sequência didática. O desenvolvimento da sequência didática associada ao ensino investigativo e as demais metodologias presentes contribuíram de forma significativa para a abordagem do conteúdo de gestão de resíduos sólidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências a partir do contexto sociocultural do aprendiz(2018-07-19) SANTOS, Selma do Socorro Ramos dos; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067O saber rural é transmitido de pai para filho, até chamar atenção dos cientistas, este projeto visa valorizar os conhecimentos locais da comunidade através do ensino da disciplina de ciências. Com uma metodologia analítica e bibliográfica, dando ênfase no saber nato e adquirido, contextualizando de forma simples; contudo, embasada em autores como Paulo Freire que nos demonstra que o saber pode ser compartilhado entre alunos e professores, adotando-se a uma linguagem simples como a do povo interiorano, abordando sobe a importância desta raiz na vida cotidiana de famílias inteiras. Este trabalho de conclusão de curso em muito colaborara com a compreensão da produção da farinha nossa de todos os dias e apresentará um novo contexto preocupante: o descarte das cascas da raiz utilizada na produção manual da farinha. A metodologia utilizada será a bibliográfica e de campo, utilizando o método analítico.