Navegando por Assunto "Environmental Education"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de ciências e meio ambiente: a concepção de alunos do Ensino Fundamental I sobre poluição do ar(2019-12-17) CRUZ, Juliana Soares da; OLIVEIRA, Endell Menezes de; http://lattes.cnpq.br/7851301942139700; https://orcid.org/0000-0001-7799-7126; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646O ar é um significativo elemento do ambiente, contudo, a maior parte da população não possui uma sensibilização sobre as problemáticas existentes que envolvem o ar. O presente artigo propõe-se examinar qual a concepção que os alunos do Ensino Fundamental I possuem acerca desta poluição. O objetivo deste trabalho é analisar como os alunos relacionam a poluição do ar com os diversos problemas causados na sociedade, e como o uso da Educação Ambiental pode promover pensamentos diferenciados a partir da sua aplicação em sala de aula. O trabalho foi realizado em uma escola da rede pública de ensino de Belém, e os sujeitos participantes foram 23 alunos do 3ano do Ensino Fundamental. A pesquisa está fundamentada em uma pesquisa qualitativa e como metodologia foi usada roda de ciências, utilização de música e varal de desenhos. Para a investigação dos resultados foi utilizada a Analise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados pode-se inferir que os alunos entendem sobre a poluição do ar, e após a aula houve uma melhor compreensão acerca dos conceitos abordados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção ambiental de professores do ensino fundamental de escolas do município de Breves, ilha de marajó, Pará(2018-02-02) SARGES, Wanderson Ribeiro; COSTA, Chirla Miranda da; http://lattes.cnpq.br/6172435058557264A falta de conscientização ambiental vem crescendo consideravelmente, isso é perceptível no município de Breves-Pará. Com isso fez-se necessário um estudo para traçar um perfil dos professores sobre Educação Ambiental e saber de que modo o tema está sendo trabalhado nas escolas. A pesquisa é de cunho quali-quantitativa e busca investigar “Quais as percepções de professores do ensino fundamental acerca da temática ambiental, mais especificamente no que diz respeito ao lixo?”. E o objetivo geral foi identificar e analisar as percepções ambientais dos professores, destacando a questão do lixo. O presente trabalho foi realizado com dezesseis professores do corpo docente de três escolas da rede municipal de ensino do município de Breves, Pará. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário contendo dezesseis questões abertas e fechadas com temas relacionados ao meio ambiente, lixo e sociedade. Foram pesquisados temas como: as concepções de meio ambiente e consciência ambiental na visão dos professores, os meios de comunicação e eventos os quais buscam informações sobre meio ambiente, se trabalham os temas relacionados à educação ambiental com os alunos e as dificuldades encontradas e estratégias adotadas, a questão do lixo no município e nas escolas, dentre outros temas relacionados. A análise das respostas se deu por meio da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a percepção ambiental dos professores ainda está ligada ao tradicionalismo sobre as concepções e cuidados como meio ambiente, a maior parcela dos docentes diz trabalhar os temas em educação ambiental com seus alunos, porém não apresentam estratégias do como trabalhar os temas. Há a necessidade de parcerias entre o poder público e instituições, para que a educação ambiental possa ser difundida em toda a sociedade.