Navegando por Assunto "Ensino-aprendizagem de Física"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos(2022-11-30) CABRAL, Valéria da Costa; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Sabendo da importância que o professor tem de despertar no aluno a motivação e o interesse em aprender, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de enfatizar sobre a importância do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) e da Literatura de Cordel (LC) como recursos educacionais para o processo de ensino-aprendizagem de física nas escolas. E para cumprir tal objetivo foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre o tema citado e que mostra a importância desses recursos didáticos nas aulas durante a prática docente. Os trabalhos revisados nos apresentam uma maneira contextualizada e dinâmica de ensinar e aprender, onde se leva em consideração o conhecimento e a realidade dos alunos, que para os autores facilita não só no processo de ensino-aprendizagem, mas também na relação professor-aluno. Este trabalho permitiu compreender que a contextualização de conteúdos de física abordados através das HQs e da LC aproximam a ciência da arte e propicia aos alunos estudar e aprender através da criatividade e da interdisciplinaridade, aumentando a sua capacidade imaginativa e estimulando o seu desenvolvimento, pois as leituras trabalhadas trazem uma escrita de fácil compreensão, onde o conteúdo é apresentado de forma simples, divertida e bem humorada o que atrai a atenção do aluno, fazendo com que o mesmo sinta interesse em aprender física, e afirmando que ao aproximar ciência e literatura na educação podemos construir conhecimento científico.