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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem significativa do ensino de física por investigação com alunos da EJA no ensino médio
    (2021-01-21) BARBOSA, Paulo Sérgio Mendes; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248
    Vivenciamos um cenário de grande insatisfação com práticas de ensino e aprendizagem pouco atrativas tanto por parte do professor quanto do aluno, o que contribui para um grande desinteresse e falta de motivação entre os pares envolvidos neste processo. Embora nosso contexto seja repleto de excelentes professores com as mais diversas qualificações, ainda é muito comum nos deparar com práticas de ensino baseadas, unicamente, em aulas conteudistas de caráter meramente expositivas, onde o aluno participa apenas como um sujeito passivo no processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa com ênfase na proposta de ensino investigativo na disciplina de Física com turmas do ensino médio da primeira etapa da Educação e Jovens e Adultos - EJA, trata de um uma metodologia que se diferencia pela maneira de apresentar o conteúdo para os alunos, visando estimula-los a refletir, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problema ou temas geradores indicados por eles próprios, como resultado de suas próprias vivências. Discute-se como objetivo principal, o de verificar de que maneira a aprendizagem dos conceitos de Física é significativa quando os estudantes são submetidos à metodologia de ensino por investigação, principalmente quando inicialmente são abordados os conhecimentos prévios para os conteúdos curriculares a serem ensinados, além de avaliar como o ensino por investigação mediado por experimentos práticos pode ser uma ferramenta eficaz a ser adotada como recurso principal no processo de ensino/aprendizagem. Para isso, elaborou-se uma proposta de sequência didática abordando como tema central, os principais fundamentos da Cinemática, onde os próprios alunos serão responsáveis por organizar, testar e tirar suas próprias conclusões a respeito do experimento por eles executados, onde o professor tem o papel de mediador, sendo responsável por sistematizar os resultados e ajustar as lacunas para que de fato, a aprendizagem seja estabelecida como sendo significativa em todo processo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Álbum digital de aves da Amazônia como recurso didático no ensino de ciências na Escola Miguel Bitar no município de Breves-PA
    (2015-04-13) ANJOS, Paulo José Romão dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo a elaboração de um álbum digital de aves da Amazônia, com a pretensão de utiliza-lo como recurso didático no ensino de ciências, com a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a importância das aves amazônicas e aproximar a realidade dos estudantes no processo de ensino, e através do recurso apresentar as características morfológicas, a distribuição geográfica e a classificação cientifica do grupo, e as relações entre as aves, meio ambiente e o ser humano. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários para os alunos, no qual foram submetidos a analises, sendo avaliadas a aceitação e eficácia do álbum digital como recurso didático e o tema aves como gerador. Através da análise dos dados os resultados mostraram que o recurso didático despertou o interesse dos alunos pela aula, tornando os mesmos mais participativos, contribuindo dessa forma, no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos assim, que o álbum digital de aves da Amazônia, foi bem aceito quanto recurso didático no ensino de ciências. Nesse sentido como todo recurso didático, vem para somar e complementar a tradicional aula, adotando novos meios didáticos trazem bons resultados. Dessa forma, despertar a atenção dos alunos, tornando os conteúdos interativos, promovendo o ensino aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise ergológica: implicações da pandemia nas práticas pedagógicas de professoras da E.M.E.F Francisca Arnould de Pina, Cametá-Pa e os desafios do retorno ao ensino presencial
    (2025-02-21) FREITAS, Whellen Lopes de; MARTINS, Egídio; http://lattes.cnpq.br/0023780308259461
    A pesquisa foi realizada no período de setembro a dezembro de 2023, investigando as implicações da pandemia na prática pedagógica das professoras e o processo de ensino aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Francisca Arnold de Pina no município de Cametá–PA, localizado na mesorregião da Amazônia Tocantina, no interior do Estado do Pará. Com objetivo central de identificar os desafios enfrentados pelos professores e as estratégias adotadas para lidar com as dificuldades de ensino remoto e garantir a continuidade do aprendizado. Se adotou como metodologia a pesquisa qualitativa, para coleta de dados utilizou-se a entrevista com professoras atuantes na escola, a análise foi feita a partir da autoconfrontação na óptica da ergologia. Nesse sentido conclui-se que o retorno às aulas presenciais revelou discrepância no nível de aprendizado dos alunos, com alguns alunos enfrentando dificuldades para acompanhar os novos conteúdos devido ao déficit de aprendizado durante a pandemia, para mitigar esses impactos negativos, é fundamental que os educadores ofereçam suporte diferenciado e implementem estratégias pedagógicas que atendam às necessidades individuais dos alunos com suportes adequados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental
    (2024-02-22) CARNEIRO, Irisnan Antônia dos Santos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do uso dos jogos no ensino-aprendizagem de frações, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na comunidade de Abade no município de Curuçá-Pará. Para isso foram realizados estudos teóricos baseados, principalmente, em autores que discutem o assunto afim de conhecer quais as principais dificuldades de aprendizagem, para, posteriormente, a intervenção na realidade. O processo de intervenção ocorreu, primeiramente, por meio de testes diagnósticos para verificar as dificuldades, quando se constatou que parte dessas dificuldades decorre da diferença instituída entre o uso cotidiano e a maneira como são ensinados na escola e, especificamente no campo do trabalho com frações, a identificação de numerador e denominador seria a dificuldade mais imediata. A partir destas constatações, pensou-se no processo de intervenção pedagógica por meio de jogos. Considera-se ser importante a utilização dos jogos no ensino de fração por permitirem que conteúdos antes ministrados de forma meramente teórica possam ser vistos em ações práticas e comparados a elementos do cotidiano. O “Dominó de frações” mostrou-se eficiente na superação das dificuldades encontradas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação em matemática no 6º ano do ensino fundamental: formas de ensinar e diferentes tipos de tarefas
    (2022-12-15) OLIVEIRA, Amanda Tamilly Dias de; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    Este trabalho apresenta os métodos e práticas avaliativas de um professor de matemática na turma do 6° ano do ensino fundamental, em uma escola pública no município de Bragança/Pará. Tendo como objetivo central compreender a importância da avaliação formativa no ensino-aprendizagem em matemática, por meio da investigação dos métodos e práticas avaliativas do professor no Ensino Fundamental, possibilitando o feedback como troca de conhecimento e evidências para a melhoria de um ensino de qualidade. A abordagem teórica utilizada para o alcance dos objetivos propostos envolveu o estudo da Avaliação para Aprendizagem com o apoio de Fernandes, Luckesi, Hoffmann e outros. As estratégias metodológicas escolhidas para a obtenção das informações desta pesquisa, de caráter qualitativo, incluíram as observações em sala de aula e um questionário com perguntas abertas respondido pelo professor da turma, mostrando sua vivência formativa nas instituições, coerentes com as três etapas de avaliação do professor investigado: vistos nas atividades resolvidas pelos alunos, comportamento/participação e prova. Os resultados mostram que a avaliação formativa traz resultados positivos no ensino-aprendizagem, visando o desenvolvimento do aluno, através de seus erros, não de forma classificatória, mas como aprendizagem e sendo possível a análise de quais métodos deverão ser seguidos pelo professor, respeitando as necessidades e individualidade de cada aluno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal
    (2017) GONÇALVES, Benedita do Socorro da Silva; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699
    Apresenta conceitos de biblioteca escolar e os recursos considerados necessários para a atuação deste espaço pedagógico dentro das instituições de ensino, além disso, expõe de que maneira a legislação brasileira dá amparo legal à existência de biblioteca dentro das instituições de ensino, e ainda quais são os parâmetros mínimos recomendados para o funcionamento desse espaço pedagógico. Tem como objetivo geral, desenvolver estudo sobre bibliotecas escolares da Rede Pública Estadual de Ensino do Pará, para melhor esclarecer seus papéis no contexto educacional, e como objetivos específicos, explorar conceitos de biblioteca escolar reconhecidos na literatura; apresentar o quadro situacional de certa amostragem, representada por duas bibliotecas escolares da rede de ensino em questão, além de analisar se as unidades de informação estudadas cumprem seu papel de biblioteca escolar. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória, a qual envolveu pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Sendo que para a coleta de dados durante o estudo de caso realizou-se observação e aplicação de questionário com abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados, concluiu-se que os recursos, dos quais as bibliotecas escolares estudadas dispõem, tais como: infraestrutura, recursos informacionais, humanos e financeiros, não são suficientes para de fato auxiliar o ensino – aprendizagem dos alunos, o que pode prejudicar a formação pessoal e acadêmica destes, havendo prejuízos ao desenvolvimento da sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar no processo ensino-aprendizagem da criança
    (2022-08-18) SANTOS, Mairla da Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente trabalho vem abordar sobre a importância do brincar no processo ensino aprendizagem da criança na Educação Infantil para aprendizagem. Assim, este trabalho tem como problemática verificar como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil. A partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que é analisar a importância do brincar no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa, e tem como objetivos específicos, compreender como a ludicidade pode ajudar no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil, e também, refletir sobre a utilização das práticas lúdicas como ferramenta para os professores da educação infantil, e por fim, verificar como o brincar de faz-de-conta contribui para o desenvolvimento psicológico e social da criança. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema como, Borba, Corsino, Freire, Góes, Luckesi, Oliveira, etc., e também realizada uma pesquisa de campo com o intuito de observar como o brincar contribui no processo ensino aprendizagem da criança da educação infantil. Para realização desta pesquisa foi utilizado a abordagem etnográfica, pois este método proporciona ao investigador acompanhar de perto o grupo que está estudando. Através desta pesquisa ficou claro a importância do brincar na educação infantil no que diz respeito ao desenvolvimento no processo ensino aprendizagem da criança, contribuindo também no seu desenvolvimento físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimentos locais no processo de ensino-aprendizagem do campo: uma experiência no curso de Licenciatura em Educação do Campo, em Gurupa, Pará
    (2020-08-18) BARBOSA, Suane Pereira; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Este artigo trata sobre minhas experiências vivenciadas durante a realização do estágio docente I, no Curso de Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará, em uma turma do 6º e em outra do 7º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José do Jutaí. É resultado de uma proposta pedagógica interventiva (PPI), intitulada ‘‘A cultura e a memória e as histórias locais como potencialidade no processo do ensino e aprendizagem e no fortalecimento do vínculo entre família e a comunidade’’, aplicada com a finalidade de associar os conhecimentos científicos e saber local. Estabeleceu-se como caminho teórico-metodológico os conhecimentos locais e suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do campo, a partir dos conceitos e experiências apresentados por ARROYO (2012), CASTAGNA (2012), MAGALHÃES (2009), HAGE (2005) BOGO (2018); CARVALHO (2018), MINAYO (1994), entre outros. Iluminado por esses pesquisadores, traça-se o percurso dessa experiência, desde a construção da proposta pedagógica de ensino, os procedimentos metodológicos e resultado alcançados. Constatou-se que as práticas de ensino aprendizagem que associam os conhecimentos locais aos científicos não só constroem conhecimentos como, também, fortalecem o vínculo entre família e escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição do uso da gamificação digital no processo de ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do neurodesenvolvimento no município de Tucuruí
    (2024-11-25) SILVA, Thales Maurício Gonçalves da; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764
    A gamificação digital tem sido explorada como uma estratégia inovadora na educação, especialmente relevante para o ensino de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esses alunos enfrentam desafios adicionais no ambiente escolar, e a gamificação, ao integrar elementos de jogos em atividades educacionais, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social desses estudantes. Motivada pela formação em Engenharia da Computação e pelo interesse em tecnologias inclusivas, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: de que forma o uso da gamificação digital pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento nas escolas municipais de Tucuruí? Com foco na Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro e na Unidade Municipal de Ensino Infantil Plácido de Castro, o objetivo central foi analisar a eficácia da gamificação em aspectos como engajamento, motivação e aprendizado desses alunos. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, permitindo observar o impacto de elementos de jogos, como recompensas, desafios e feedbacks imediatos, no ambiente escolar real. Os resultados indicam que a gamificação promove um ambiente inclusivo, reduz o estresse e incentiva a socialização, personalizando a experiência de aprendizado para alunos neurodivergentes. Esta análise culmina em recomendações para a implementação eficaz da gamificação digital, contribuindo para um ensino mais adaptativo e inclusivo na educação pública.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA
    (2019-03-14) NASCIMENTO, Vanessa Santos do; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515
    Este trabalho busca discutir práticas alternativas e significativas de Educação Ambiental (EA), a partir da interrelação com temas culturais, no Ensino Fundamental Menor de uma escola pública do município de Ananindeua-PA. A proposta de abordagem cultural da EA procurou contemplar uma discussão étnicorracial ligada às comemorações do “Dia da Consciência Negra”, com ênfase na relação entre a necessidade de aprendizagem sobre a preservação ambiental e a mitologia afrobrasileira Iorubá, caracterizada na figura dos Orixás. O desenvolvimento dessa atividade, no entanto, desencadeou situações de intolerância cultural, que elucidaram alguns importantes limites que a educação pública brasileira precisa enfrentar para consolidar a Democracia social, assim como demonstraram os desafios consideráveis do ensino/aprendizagem de EA, a partir da realidade e da cultura infantis presentes na formação básica da escola pública brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita
    (2018-03-12) SOUSA, Antônia Pereira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124
    Esse trabalho tem como objetivo principal, descobrir quais os principais problemas que levam às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da EMEF ―Pedro Luiz de Camargo‖. Para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, sobre as ideias de diversos autores que abordaram essa temática, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas que levam às dificuldades de aprendizagem, e consequentemente, ao fracasso escolar. Sendo assim, a fundamentação teórica deste trabalho está baseada principalmente nas obras de autores como: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia e Martins (1997), Santos e Mendonça (2007) e Soares (2004). Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com duas professoras e com a orientadora da escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que muitos alunos do 1º ano da escola ―Pedro Luiz de Camargo‖ apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente, no que se refere à aquisição da leitura, da escrita e de operações simples de matemáticas como somar e diminuir, e que essas dificuldades podem estar relacionadas a diversos fatores, como por exemplos, à ausência do acompanhamento familiar, à proposta pedagógica da escola, à falta de capacitação dos professores, a problemas familiares, aos déficits cognitivos da própria criança, entre outros, e que é de suma importância investigar esses problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos, a fim de combatê-los, objetivando o bom desempenho da criança, diante do processo ensino-aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA
    (2020-12-01) NOGUEIRA, Lindalva dos Santos; REIS, Manuelle Espíndola dos; http://lattes.cnpq.br/1753345784639940
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, analisar o fracasso escolar entendido como distorção idade /série, bem como seu processo histórico e suas implicações no processo ensino e aprendizagem. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa documental e bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica. Aborda aspectos importantes como o histórico do fracasso escolar, as teorias da aprendizagem de Piaget, Vigotsky e Wallon, Relacionando essas teorias com práticas pedagógicas escolares por meio da pesquisa documental e bibliográfica de trabalhos desenvolvidos sobre o assunto. Os resultados corroboram com a literatura que esse problema é de grande complexidade, que parte de uma questão biopsicossocial em que entra o governo, as leis, políticas, a instituição escolar, as práticas pedagógicas, a família e também o aluno. A educação é responsabilidade de todos os envolvidos. Dessa forma o aluno terá a possibilidade de obter o sucesso em seu processo de aprendizagem e consequentemente o avanço progressivo em sua escolaridade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema
    (2018-02-27) SILVA, Pamella Nascimento e; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868
    O trabalho tem como objetivo analisar a relevância do uso dos gêneros discursivos música e poema na Educação de Jovens e Adultos, em uma turma de 2º totalidade de uma Escola Estadual na região metropolitana de Belém, no segundo semestre de 2017. A diversidade de textos a serem trabalhados em salas de aulas da EJA pode influenciar bastante na concepção dos alunos sobre a importância da prática de leitura e escrita nos diferentes contextos. A metodologia utilizada foi a observação participante ao longo das 16 aulas que a professora regente disponibilizou para realização dos estágios e de algumas atividades mais específicas da pesquisa que apresentamos em forma de TCC. Alguns dos resultados, dentre outros aspectos, que um dos papeis mais relevantes da escola é ampliar as possibilidades de acesso à leitura e à escrita. Elas articulam e promovem ações imbricadas nas necessidades comunicativas dos alunos que têm nesse no contexto escolar uma das poucas agências de letramento por onde circulam saberes múltiplos. Por isso, a utilização de diferentes gêneros favorece o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de modo a ajudá-los na consolidação de suas aprendizagens.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola
    (2019-07-05) AZEVEDO, Deivisson Moura; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926
    O presente estudo apresenta o resultado do projeto de intervenção desenvolvido na escola Municipal de ensino Fundamental Emerentina Moreira de Souza no município de Breves no Estado do Pará. O estudo consistiu em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, possuindo o objetivo de investigar o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animado como recurso educativo na sala de aula e como objetivos específicos: verificar como os professores (as) atuavam em suas práticas pedagógicas na abordagem dos desenhos animados e filmes em sala de aula; promover um projeto de intervenção teórico metodológico e pedagógico, apresentando e discutindo com os alunos os desenhos e filmes animados e produzir um caderno pedagógico para auxiliar e contribuir com os professores no uso dos desenhos animados e filmes em sala de aula. A partir da pesquisa, constatamos que, o uso das animações em sala aula colaborou com o processo de aquisição de novos conhecimentos pelos alunos, auxiliando-os com os diversos conteúdos curriculares e temas interdisciplinares no decorrer das aulas. Os resultados mostraram a importância de o professor refletir sobre o uso dessa mídia nas aulas, procurando compreender como as crianças interagem com tais produções e como ressignificam as mensagens adquiridas ao assistir essas animações. No entanto, consideramos que o assunto ainda foi pouco investigado no meio educacional, havendo margem a polêmicas e controvérsias para o uso dos desenhos animados em sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El uso de las leyendas amazónicas como recurso didáctico, para el desarrollo de la comprensión lectora en las clases de Español como lengua extranjera (ELE)
    (2018) MARQUES, Karina Lobato; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819
    Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a importância da literatura nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE), e alguns conceitos que tentam responder à seguinte pergunta: o que é literatura Amazônica? No decorrer dele, mostraremos como é possível usar as lendas Amazônicas como material didático para o desenvolvimento da compreensão leitora, com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. Onde suas vantagens são muitas: o desenvolvimento da imaginação dos alunos, utilizando a leitura como ponto principal que lhe fortalece no processo ensinoaprendizagem, estimula a curiosidade, favorece no conhecimento da cultura Amazônica e na valorização de obras e autores regionais. Assim, na introdução abordaremos de maneira geral qual é a intenção deste trabalho. Em seguida será feito de modo sensível à fundamentação teórica com as visões de alguns autores como: Bossa ﴾2014﴿, Kleiman﴾2008﴿ Pradelli ﴾2013﴿, em continuação abordaremos em tópicos sobre: a inserção da literatura amazônica no ensino aprendizagem de língua estrangeira, as lendas amazônicas nas escolas como recurso didático e as propostas didáticas com a utilização das lendas amazônicas, e finalmente as considerações finais com uma visão geral da pesquisa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio: concepções de discentes e docentes acerca da linguagem, língua e fala
    (2023-09-25) RODRIGUES, Evana Kelly dos Santos; SOUSA, Paulo Santiago de; http://lattes.cnpq.br/1577428069017007; https://orcid.org/0000-0003-4113-1085
    Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de discentes e docentes acerca do processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Médio, especificamente em relação aos conceitos da tríade da comunicação (língua, linguagem e fala). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio da aplicação de um questionário a alunos e professores de uma escola pública do município de Capanema - PA. Quanto à fundamentação teórica, nos apoiamos nos estudos de Saussure (1916), Bagno (1999), Travaglia (2000), Soares (2002), Antunes (2003, 2008), Geraldi (2005, 2008), entre outros, pois suas pesquisas abordam teorias linguísticas que discorrem desde a análise estruturalista e textual às interações linguísticas em contextos socioeducacionais. Os resultados da pesquisa revelam que as percepções sobre língua, linguagem e fala apresentam variação quando se verifica a perspectiva mais estruturalista e normativa nas respostas dos alunos, e uma abordagem mais sociolinguística e comunicativa na concepção dos professores. Concluímos, portanto, que as divergências e convergências observadas nas perspectivas dos participantes da pesquisa podem ter influências sociais, culturais e educacionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Festividade de São Benedito no Quilombo: entre passado e presente, mudanças e permanências, e a importância do conhecimento para o reconhecimento
    (2024-12-11) LOBO, Shirlene da Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo pretende analisar as narrativas orais e documentais para o estudo e conhecimento do Patrimônio Imaterial presentes no Quilombo São Benedito, situado no distrito de Vila Moiraba, localizado à margem direita do Rio Tocantins, em Cametá, Pará, tendo como base a Festividade de São Benedito, que possui admirável relevância religiosa, cultural e popular. Destacam-se os hábitos e tradições específicos da comunidade, que constituem, de forma peculiar, sua identidade e sentimento de pertencimento. Trata-se de patrimônios históricos, bens culturais, ofícios e modos de fazer, celebrações, lugares e formas de expressão típicos do território, que necessitam de estudo para o reconhecimento, valorização e preservação local, a fim de evitar, no futuro, impactos irreparáveis no quilombo, decorrentes do constante processo de mudança. Assim, para que um bem seja reconhecido como patrimônio em nossa localidade, ele precisa ser pesquisado com muito critério, considerando a nossa história, suas características técnicas, o estado de conservação, as transformações ao longo do tempo, e sua importância cultural, entre outros aspectos. Nesse contexto, destaca-se a tradicional Festividade de São Benedito como exemplo de Patrimônio Imaterial que precisa ser reconhecido e preservado pela população em geral. Isso fortalece e identifica nossos vínculos patrimoniais e culturais, estimulando a participação em todas as etapas da preservação dos bens existentes em nossas comunidades, em consonância com a escola Gracinda Dias Peres, que é um veículo de transmissão para o ensino-aprendizagem. A escola pode proporcionar possibilidades e reflexões sobre a Educação Patrimonial, enfatizando a festividade como patrimônio imaterial, pois, por meio da educação, é possível narrar a história do festejo até os dias atuais, contribuindo também para a historiografia do quilombo, no qual a festa está inserida, com o apoio da Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Lideranças do Movimento Quilombola, palestras, alunos, entre outros. Essa iniciativa de Educação Patrimonial se dá pelo êxodo da população em busca de melhores condições de vida, além do falecimento de pessoas adultas, o que deixa a nova geração sem informações sobre sua própria história e, consequentemente, sem entendimento de pertencimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O gênero discursivo e a interdisciplinaridade na Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens
    (2018-12-27) CARNEIRO, Maida Ondena Magalhães; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Esta monografia tem por objetivo analisar as relações integradoras de gênero discursivo e interdisciplinaridade na licenciatura para a formação do professor alfabetizador. Propõe responder o seguinte questionamento: “Que resultado de formação docente subsidiada pela Licenciatura Integrada estamos obtendo a partir da perspectiva do gênero discursivo e a interdisciplinaridade para a alfabetização¿‘. O interesse por esta temática da linguagem, gênero discursivo, surgiu como um sanar de inquietudes relativas principalmente à alfabetização e aspirações que a linguagem produz, aliada à atração que gera no sujeito em que percebe a língua como um artefato integrador e constituidor de uma sociedade. Destacamos a formação docente, baseado em princípios inovadores, dos quais cito a interdisciplinaridade. Encontro nesse diálogo uma aspiração de progresso ao qual desejo e me identifico. Apresentamos aqui estudos e implicações a cerca da temática mencionada. Adotamos no presente trabalho a perspectiva de pesquisa qualitativa-quantitativa. A pesquisa realizou-se com 20 alunos concluintes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, Campus Guamá em Belém, dos turnos vespertino e noturno, através de questionário semiestruturado, comportando 09 questões abertas e fechadas. Diante do processo ocorrido, compreendemos uma importante articulação do ensino por meio de gênero discursivo para a educação, principalmente para a alfabetização, trazemos a interdisciplinaridade e a formação de professores para educação básica (em que destacamos a Licenciatura Integrada em Ciências, matemática e Linguagens) como uma articulação potente para alcance de êxito no processo ensino-aprendizagem para o contexto educacional brasileiro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental
    (2023-03-09) NEVES, Nino José de Matos; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    A História da Matemática é uma importante ferramenta para auxiliar o professor no Ensino da Matemática e no desempenho na aprendizagem dos alunos. Este trabalho estuda a História da Matemática e tem como principal objetivo analisar a abordagem metodológica dada à História da Matemática nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental e como objetivos específicos discutir sobre as possibilidades de o professor de matemática utilizar a História da matemática como instrumento de ensino e aprendizagem, debater a importância do trabalho com a História da Matemática na rotina da sala de aula e mostrar a relação dos documentos curriculares com a História da Matemática. A pesquisa teve como metodologia, uma abordagem qualitativa e do tipo documental, exploratória descritiva. Foi analisado os quatro livros didáticos de Matemática, para turmas de sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, foi analisada a coleção A Conquista da Matemática dos autores José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci. Como resultados da pesquisa foram obtidos pois apesar da obra apresentar conteúdos matemáticos e atividades sobre a História da Matemática, ainda existe pouca abordagem nos livros do quinto e sextos anos, no entanto, vale ressaltar que há vários momentos que comprovam a existência de uma maior implantação sobre a História da Matemática nos dois últimos livros da coleção. Assim os livros não exploraram a evolução histórica dos objetos matemáticos e o livro didático exerce um papel importante no trabalho pedagógico da matemática escolar. Sabe-se que a História da Matemática surge como metodologia de ensino para proporcionar a interdisciplinaridade, assim por meio potencialmente vasto para promover o ensino e a aprendizagem, relacionando os significados com a realidade dos estudantes possibilitaram numa aprendizagem mais significativa e ao mesmo tempo mais prazerosa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância da ludicidade na educação infantil: o desenvolvimento infantil por meio do lúdico
    (2019-07-08) SOUZA, Eliane Azevedo de; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345
    O presente artigo aborda a temática da ludicidade no desenvolvimento infantil, pois esta desponta como ferramenta facilitadora da aprendizagem, tendo como objetivo discutir de que forma as ferramentas lúdicas contribuem no processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula da Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza empírica de abordagem qualitativa, sendo exploratória e descritiva. Analisando o resultado das entrevistas percebe-se que as participantes compreendem a importância do lúdico no processo de ensinoaprendizagem na Educação Infantil, mas ainda encontram dificuldade na utilização dessas ferramentas, principalmente pela pouca disponibilidade de materiais lúdicos. Pode-se concluir que a criança se desenvolve integralmente por meio da ludicidade, pois a mesma possibilita o desenvolvimento social, cognitivo, motor e emocional.
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