Navegando por Assunto "Ensino remoto emergencial"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto(2022-03-11) SILVA, Bárbara Gaia Barreto da; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Em março de 2020, escolas e universidades brasileiras suspenderam as aulas presenciais devido a pandemia da COVID-19, obrigando estudantes e professores à uma mudança abrupta no processo de ensino e aprendizagem em meio a necessidade do isolamento social. Com a autorização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) houve a necessidade de incluir as tecnologias digitais na educação. O presente trabalho visa discutir sobre as contribuições do Geogebra no ensino de funções algébricas por meio de oficinas virtuais, a partir da análise de questionários aplicados aos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. O método de estudo utilizado foi a pesquisa-ação com o desenvolvimento de duas oficinas pedagógicas via Google Meet em que foi apresentado uma aula/revisão dos conteúdos de funções e aplicação de atividades de visualizações de gráficos construídos por meio das ferramentas do software Geogebra. Os resultados apresentam a motivação da utilização das tecnologias no ensino de conteúdos matemáticos propostos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial(2022-02-04) AQUINO, Túlioi de Oliveira; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo de muito exclusão, retomar as aulas. Essa tentativa mal planejada é marcada pela necessidade do uso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que na teoria, deveriam ser o principal aliado do professor para ministrar aulas nesse formato. Detendo o olhar na prática cotidiana percebemos que os obstáculos para apropriação e uso das TDIC’s pareciam tomar proporções cada vez maiores, vez que eram corriqueiras as dificuldades de alguns professores em lidar com o manuseio dos equipamentos tecnológicos. Diante desse cenário nos desafiamos a construir compreensões sobre a natureza das dificuldades e das estratégias criadas por professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Belém/PA frente às demandas tecnológicas do ERE/híbrido. Como método propomos um questionário (apêndice 1) com catorze perguntas para tentar mapear as realidades experimentadas pelos participantes da investigação em seus contextos de prática profissional. A análise de conteúdo das respostas obtidas, ancorada pelo método de Bardin (2011) permitiu formular oito categorias de análise que ressaltaram desde dificuldades em ferramentas tecnológicas até a falta de investimento das instituições em cursos de formação que garantissem uma atuação mais justa, humana e ética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação física e o ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19(2021-02-25) SILVA, Gustavo Araujo da; SANTOS, Raiza Regiane da Silva; OLIVEIRA, Wellington Pinheiro de; http://lattes.cnpq.br/4902455106917702; https://orcid.org/0000-0003-1830-1322O presente estudo objetiva investigar o trabalho desenvolvido por professores (as) de Educação Física, destacando as condições, as dificuldades e as possibilidades do ensino-aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Os docentes dessa instituição responderam a um questionário produzido pelo aplicativo Google Forms, composto de questões abertas e fechadas, cujas respostas foram analisadas e discutidas com base na literatura sobre o tema investigado. Os dados apontaram queapesar das limitações impostas com o formato do ERE como dificuldades com os meios tecnológicos e ambientes de trabalho pouco apropriado para a realização das aulas, dentre outras; os professores conseguiram desenvolver suas atividades com os estudantes, porém, notou-se uma necessidade por parte dos docentes relacionada com a especificidade que a disciplina Educação Física possui, levando a refletir sobre novas possibilidades de intervenção dos conteúdos da Educação Física no formato do ERE.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA(2022-02-21) SOUZA, Isabely Costa de; MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4788896363084189; https://orcid.org/0000-0002-3107-6847O trabalho de conclusão de curso em questão trata do trabalho docente do professor de educação física e da inclusão dos alunos com deficiência diante do cenário instaurado pela pandemia do covid-19. O lócus de investigação é a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa de cunho explicativo que utilizou enquanto instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, que traz maior flexibilidade dentro do diálogo e coleta de informações, foram entrevistados seis professores de educação física pela plataforma google Meet e WhatsApp. Enquanto considerações finais o trabalho aponta a intensificação do trabalho docente dentro do Ensino Remoto Emergencial, e uma nova reconfiguração do trabalho docente que precariza a prática pedagógica do professor de educação física e é ainda mais excludente no que tange os alunos com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino remoto: limites, desafios e interferências na formação inicial de professores de matemática no Campus Universitário de Castanhal(2022-02-22) FONSECA, Carlene do Amaral; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O Trabalho de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o intuito de analisar as concepções de estudantes em formação do Curso de Licenciatura em Matemática sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE), com o objetivo de compreender de que forma os limites e desafios vivenciados pelos acadêmicos nas aulas online durante a pandemia podem interferir no processo de formação acadêmica dos mesmos. A pesquisa se caracteriza, como qualitativa, de modalidade exploratória e realizada com uma turma do curso de Matemática do Campus universitário de Castanhal/PA. A fundamentação teórica que sustenta essa pesquisa é baseada nas leituras de livros, dissertações, leis e artigos que discutem a temática investigada. Os dados/informações foram colhidos por meio de questionário respondido por 15 estudantes. Os resultados apontam inúmeros problemas recorrentes como a falta de recursos tecnológicos adequado, internet de qualidade e que, apesar das limitações, o ensino remoto contribuiu para a minimização dos impactos na formação dos discentes do curso de matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino remoto: uma experiência no curso de licenciatura em matemática da UFPA Campus Marajó/Breves(2021) NEVES, Marcos Vinícius Vieira das; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Neste artigo, analisou-se o desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade, ofertado na modalidade ensino remoto e ministrado por um professor do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA campus Marajó/Breves-PA. Para tal, examinamos quais conhecimentos foram mobilizados pelo professor da referida faculdade no desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade na modalidade remota bem como os desafios enfrentados pelo professor e pelos alunos. Utilizou-se como base teórica o modelo TPACK (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Tecnológico) desenvolvida por Matthew Koehler e Punya Mishra, no qual discutem os conhecimentos necessários para a atuação docente. Para a coleta de dados, fizemos o acompanhamento do desenvolvimento da disciplina e aplicado, para o professor, um questionário com a finalidade de compreender quais foram os conhecimentos mobilizados para o desenvolvimento de suas aulas na modalidade de ensino remoto. A partir dos resultados, observou-se que tal modalidade de ensino é bastante desafiadora, tanto do ponto de vista da formação dos professores e da estrutura, bem como em relação às condições dos alunos para acompanhá-las.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba(2024-06-19) FARIAS, Klyvia Clarisse Xavier; DIAS, Jéssica Costa; http://lattes.cnpq.br/8664180458168854; https://orcid.org/0009-0004-3787-6003; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055Este estudo apresenta um conjunto de discussões sobre a crise que a pandemia do novo coronavírus causou no Brasil no ano de 2020, afetando vários segmentos da sociedade como a saúde, a economia e a educação. Como medida de prevenção e controle da Covid – 19 a UFPA adotou a modalidade do ensino remoto por meio da Resolução n. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é fazer uma a análise do impacto das estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia ao curso de pedagogia. A metodologia é de caráter descritivo e exploratório de abordagem quanto-qualitativa por meio dos instrumentos de análise bibliográfica, documental e questionário estruturado. Os resultados da pesquisa apontam para o esclarecimento da implementação de políticas públicas que foram aplicadas pela iniciativa do Governo Federal, em seguida pelo estado do Pará e dos seus municípios, até a aplicação delas na UFPA, apontando o posicionamento da universidade em aderir pela suspensão das aulas e a implementação da modalidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Dessa forma, o estudo possibilita a discussão em torno das estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas para o processo de ensino no curso de pedagogia, no campus de Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias e o ensino remoto emergencial nas discursividades de docentes e discentes do curso de Pedagogia da UFPA(2022-06-14) SILVA, Maria Beatriz Ramos da; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa é sobre as tecnologias e o Ensino Remoto nas discursividades de docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, vinculado a Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança, ofertado no Campus Universitário de Capanema-PA, especialmente com a participação da Turma de Pedagogia 2017. O objetivo principal é analisar os discursos de docentes e discentes a respeito do uso de tecnologias como estratégias e recursos da inclusão digital nas aulas do Ensino Remoto Emergencial do Curso de Pedagogia. Elegi os objetivos específicos para identificar nas falas de docentes as tecnologias utilizadas para a oferta do componente curricular no ERE; identificar nas falas de discentes a percepção da inclusão digital no Ensino Remoto; caracterizar o uso das tecnologias no ERE pelos docentes e discentes do Curso de pedagogia. Os aportes metodológicos são com autores e autoras como Kenski, Lévy, Moran, Masetto, Behrens, Pretto, que tratam das tecnologias e do uso de recursos tecnológicos como uma democracia social do conhecimento. E, Dejours que trata do sofrimento na ergologia do trabalho, recorro a ele para falar do ensino e aprendizados no ERE como medo, sofrimento. A abordagem é de cunho qualitativo e quantitativo por considerar que às duas metodologias são complementares entre si, geradas por um questionário elaborado no Google Forms para a geração de dados. Os resultados revelam que a convivência na composição de todo o período do ERE, deixa claro que as tecnologias podem ser agregadas para a educação, facilitando o acesso de vários lugares, mas precisam ser utilizadas por meio de contextos que visem o desenvolvimento e articulação de saberes, aperfeiçoando o conhecimento pré-estabelecido para melhor aplicação de sua utilização. Concluindo-se que a pandemia da COVID-19, junto ao Ensino Remoto Emergencial ministrado por intermédio das tecnologias, acarretou várias dificuldades durante seu percurso, desde a adaptação a conclusão das disciplinas, mas com a aproximação das TICs, foi viável a compreensão de como utilizá-las no contexto dos cursos superiores e principalmente na incorporação meio as metodologias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino remoto emergencial, durante o período de pandemia da COVID - 19(2022-12-16) SILVA, Márcio Andrei Silva da; MEDEIROS, Robson André Barata de; http://lattes.cnpq.br/8857811579956287A pandemia do Coronavírus (COVID-19) causou alterações significativas no cotidiano da sociedade contemporânea, inclusive no cenário educacional, por consequência, houve a suspensão das atividades presenciais, a adoção do distanciamento social e a implementação do Ensino Remoto Emergencial. Desta forma, este estudo objetiva analisar a qualidade do Ensino Remoto Emergencial através do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em tempos de pandemia, e mais, verificar a qualidade da conexão de internet, assim como a interação do professor com o aluno. Este é um estudo exploratório delineado por abordagens quanti-qualitativa, e se configura em uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Desta maneira, o ensaio baseia-se em estudos bibliográficos, destacando-se os principais de Silva (2018), Lima (2021) e Cordeiro (2020) que abordam acerca do objeto desta pesquisa. No que se refere à pesquisa de campo, esta foi desenvolvida com estudantes do ensino Médio Integral E.M.I Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes/Abaetetuba-Pa. Constatou-se a partir dos dados coletados que os alunos e professores possuem conhecimento das tecnologias, entretanto se observa algumas falhas na qualidade do Ensino Remoto Emergencial sendo elas: falta de compreensão do conteúdo, ausência de práticas pedagógicas que se adequem ao modo online, má qualidade de conexão com a internet e a falta de interação aluno/professor. Deste modo, conclui-se que a partir dos relatos dos alunos, há uma insatisfação em relação ao ensino remoto emergencial, pois esta modalidade se tornou insuficiente para garantir uma aprendizagem de qualidade e sem prejuízos, precisando assim ser analisada, discutida e aprimorada.