Navegando por Assunto "Ensino religioso"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino religioso confessional: adi 4439 - legitimação do favorecimento religioso em detrimento da liberdade religiosa(2023-12-07) VASCONCELOS, Rodrigo Maués de; ATAÍDE JUNIOR, Wilson Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3236080434975345Este trabalho tem como principal objetivo analisar os efeitos da ADI 4439 que legitimou a presença do Ensino Religioso Confessional nas escolas públicas, e consequentemente o favorecimento religioso que a referida decisão concede tacitamente as religiões hegemônicas presentes no Brasil desde a sua concepção, assim como a utilização das referidas religiões como ferramenta de dominação cultural das etnias e religiões minoritárias presentes no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino religioso na legislação educacional do Grão-Pará (1841 - 1887): um estudo introdutório(2019-07-11) DOURADO, Viviane; DAMASCENO, Alberto; http://lattes.cnpq.br/6324178073896482; https://orcid.org/0000-0003-1620-6735Este artigo resulta de uma pesquisa mais ampla sobre a História da Educação no Pará, tem como objetivo discutir preliminarmente a presença do ensino religioso na legislação educacional da Província do Pará, entre os anos de 1841 e 1887, para desta forma compreender sua trajetória no período monárquico. Para sua elaboração realizamos uma pesquisa histórica e fizemos uma análise documental, tendo como fontes primárias nove normativas educacionais do período. A partir disso, foi possível compreender a importância e a influência do ensino religioso, especificamente da religião católica junto à Coroa, realidade que se manteve até o advento da República em 1889.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Religião e diversidade: desafios e perspectivas para a prática docente nas escolas públicas(2021-06-20) CARNEIRO, Luana de Jesus Mendes; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) discute a relação das práticas pedagógicas docente frente a diversidade religiosa na escola, no ensino fundamental e, apresenta como tema: religião e diversidade: desafios e perspectivas para a prática docente nas escolas públicas, com vista a tratar do assunto relacionado ao ensino religioso nas escolas públicas. Desta forma, o aporte teórico usado ancora-se em alguns estudiosos como Tomas Tadeu da Silva (2004) que trata sobre as diferentes identidades dos sujeitos, Paulo Freire (1993, 1996) que reflete sobre as práticas pedagógicas, Junqueira (2002, 2004, 2007,2018) que discorre sobre a importância de uma educação mais democrática e inclusiva; para dialogar sobre cultura utilizo e, Cury (2004) para tratar do ensino religioso nas escolas públicas. O país desde 1998 é considerado uma república laica (Brasil, 1998), sendo assim, na contemporaneidade, o desenvolvimento de práticas pedagógicas vem sendo contemplando a diversidade religiosa? Desta forma, adotase como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica que consiste em leituras através de materiais já elaborados como dissertações, artigos, livros, para dar possibilidade de criar subsídios para a construção da temática proposta. Portanto, indica-se como questão de estudo compreender como a diversidade religiosa está sendo trabalhada nas escolas da rede pública no ensino fundamental, na disciplina Ensino Religioso, para assim, desmistificar a intolerância religiosa ocasionando novas perspectivas de formação humana voltado para os moldes do respeito à diversidade no sentido amplo e social. Assim sendo, a proposta do trabalho é apresentar uma abordagem pedagógica do conceito da diversidade religiosa no ensino religioso.