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Navegando por Assunto "Ensino e aprendizagem"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do processo de ensino e aprendizagem de alunos em classes multisseriadas da escola Santa Rita em Igarapé – Miri – Pará
    (2018-06-18) CORRÊA, Neidineia Oliva; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    O presente trabalho faz uma análise do processo de ensino e aprendizagem em classes multisseriadas, especificamente na Escola Santa Rita, em Igarapé-Miri, com o objetivo de investigar quais as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem nas turmas do 3º e 4º ano do ensino fundamental. A pesquisa se deu mediante um estudo de caso na instituição de ensino Escola Municipal Santa Rita, através de entrevistas com um professor, gestore famílias de alunos com dificuldades de aprendizagem e mediante um roteiro com perguntas-chave, a fim de constatar a realidade vivenciada pelo professor e pelos alunos da escola do campo, bem como conquistas e desafios que lhes são impostos no dia a dia.E, com base nessa realidade local, bem como na experiência docente, é que este trabalho tem o intuito de demonstrar que as classes multisseriadasde Educação do campo têm um longo caminho a percorrer e desafios a serem superados, fazendo-se necessária uma maior reflexão sobre como conceber uma educação básica do campo voltada aos interesses e ao desenvolvimento sociocultural e econômico dos povos que habitam e trabalham no campo, atendendo às suas diferenças históricas e culturais para que vivam com dignidade, usufruindo dos direitos que lhes são devidos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática
    (2022-07-18) VIDAL, Claudecy Welyton Correa; GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982
    No atual cenário da educação brasileira, tem se tornado evidente a necessidade de aplicação de novas formas de promover a aprendizagem matemática, mesmo que em alguns casos a didática tradicional possa ser considerada eficiente, ainda persistem alunos com grandes dificuldades na construção do seu conhecimento matemático. Levando em conta essa problemática, este trabalho é de natureza teórica e tem por objetivo investigar se a gamificação, enquanto Metodologia Ativa de aprendizagem, contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Como são amplas as formas de metodologias ativas, foi selecionada a gamificação como foco entre as demais estruturas, a qual vem ganhando visibilidade por sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada em contextos da vida cotidiana. Os resultados evidenciam que a utilização da gamificação como ferramenta de ensino desperta maior interesse dos alunos. Além de proporcionar aos discentes o desenvolvimento de outras habilidades na construção do seu conhecimento, através das experiências vivenciadas nas aulas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno
    (2014) COSTA, Rosângela Rodrigues da; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705
    Este estudo propõe como tema a cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade a partir da uma perspectiva do professor e do aluno. O intuito da pesquisa é abordar a importância dos conhecimentos da cultura local e sua influencia no conhecimento escolar dos alunos e de como os professores se utilizam desse conhecimento para avançar no processo ensino aprendizagem visando a oralidade, através da pesquisa de campo, analisou-se a utilização desses recursos metodológicos pelos profissionais da Escola São Tomé. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada a revisão bibliográfica, a fim de descrever as teorias que abordassem a questão agrária e o meio rural, a formação docente, em meio a mudanças sócio educacionais e, em especial, da comunidade rural Camurituba Centro, tendo assim a compreensão dos caminhos que levam à qualidade dessa modalidade de ensino. Na pesquisa de campo realizada na escola São Tomé, foi aplicado um jogo para trabalhar com os alunos a diversidade cultural e um questionário com duas professoras e dois alunos e suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a complexidade de ensinar o conteúdo escolar sem que haja perda de seu conhecimento familiar, pois nessas comunidades a sua influência cultural é muito forte junto às crianças se tornando um desafio aos professores. Os resultados mostraram que a formação docente carece de mais investimentos nessa área, é preciso capacitar os docentes, a boa vontade dos professores não é suficiente para a melhoria da educação do campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades enfrentadas por mulheres matemáticas: um estudo de caso realizado nas escolas do município de Capanema, estado do Pará
    (2023-06-21) ALEXANDRE, Taiane da Silva; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    Este estudo tem como objetivo evidenciar as dificuldades relacionadas à presença feminina no campo da matemática. A presença feminina na matemática ainda é bastante reduzida, tanto em posições de destaque quanto no amplo espectro de atuação da disciplina. Entender as barreiras que as mulheres enfrentam nesse campo é essencial para promover a igualdade de gênero e criar um ambiente mais inclusivo e diversificado. A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de identificar e compreender as dificuldades específicas enfrentadas por mulheres matemáticas. A desigualdade de gênero persiste em muitas áreas acadêmicas e profissionais, incluindo a matemática. A falta de representatividade e as barreiras enfrentadas pelas mulheres podem levar à sub-representação feminina em cargos de liderança, à desmotivação e ao abandono precoce da carreira científica. Portanto, investigar essas dificuldades é fundamental para desenvolver estratégias e políticas que promovam a equidade de gênero na matemática. Para realizar esta pesquisa, foi adotada uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Inicialmente, foram coletados dados estatísticos sobre a presença feminina em diferentes áreas da matemática, bem como informações sobre representatividade em cargos acadêmicos e oportunidades de financiamento. Além disso, foram realizadas entrevistas e questionários com mulheres matemáticas, a fim de compreender suas experiências pessoais, identificar as dificuldades enfrentadas e explorar possíveis soluções para superar essas barreiras. A pesquisa realizada sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres matemáticas, que revelou experiências enriquecedoras em vez de obstáculos significativos, possui grande relevância para sua formação acadêmica na área de matemática. Ela fornece uma perspectiva positiva, oferece conhecimento prático, estimula o debate sobre igualdade de gênero e ressalta a importância da diversidade. Essas contribuições combinadas podem inspirar, informar e fortalecer sua trajetória acadêmica, permitindo que você desenvolva uma visão mais abrangente e bem fundamentada sobre a matemática e seu papel na sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O documentário “Homem e os recifes” como instrumento para o ensino-aprendizagem
    (2018-12-21) BRASIL, Jeniffer Reis; NAKAYAMA, Luiza; http://lattes.cnpq.br/3771896759209007; BEZERRA, Marcia Francineli da Cunha; http://lattes.cnpq.br/2275873646187765
    O Programa Sala Verde Pororoca: espaço socioambiental Paulo Freire, convênio UFPA – MMA, criado em 2006, vem desenvolvendo trabalhos na esfera da Educação Ambiental (EA) e inclusão social por meio de subprojetos que utilizam o audiovisual como ferramenta de ensino. Dentre esse projeto está o EACINE. Em sua quarta edição, o projeto teve como objetivo contribuir para a aprendizagem em EA, para alunos do ensino fundamental II. Para coleta de dados, aplicamos um questionário semi-estruturado com quatro questões abertas e uma questão fechada aos alunos do sexto, sétimo e oitavo ano do Colégio Dom Mário. O mesmo foi aplicado antes e após a exibição do documentário “Homem e os recifes” do Projeto Coral-Vivo seguido de uma atividade prática com organismos marinhos. Após análise qualitativa das respostas, foi possível identificar em 84,1%, dos 63 participantes, o acréscimo de informações nas respostas em comparação às primeiras respostas dadas antes do documentário e atividade prática. Quando feita a análise dos dados quantitativos das respostas dos alunos do sexto ano, houve um aumento médio de 8 pontos de acertos a mais do que as respostas dadas antes da sensibilização ambiental, no sétimo ano houve aumento médio de 22 pontos de acertos a mais e no oitavo ano houve aumento médio de 9 pontos de acerto. Após a sensibilização ambiental quando perguntados sobre qual atividade trouxe maior contribuição para aprendizagem sobre corais, 73 % responderam que tanto o vídeo quanto a prática foram importantes para o aprendizado. Os parâmetros de qualidade som, imagem e conteúdo foram considerados excelentes em todas as turmas participantes. Concluímos que a utilização de audiovisual para o ensino de EA, como “Homens e os Recifes”, e o momento prático demonstrou ter um grande poder transformador de opinião e de aumento do senso crítico, sendo, dessa forma, um instrumento de ensino e aprendizagem altamente eficaz.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA
    (2022-05-27) PEREIRA FILHO, Pedro; LOPES, Raquel da Silva
    O presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem (artes, literatura e língua portuguesa), da escola Belarmina Soares do município de Placas. A metodologia utilizada na produção do material empírico analisado, consistiu em observação direta no local e entrevistas com pais, alunos, professores e a diretora, tendo como intenção a reflexão sobre os fatores que diminuem a efetividade do ensino e consequentemente da aprendizagem. Os resultados preliminares da pesquisa apontam uma série de agentes interferindo diretamente nos processos de ensino e aprendizagem criando um abismo entre o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA
    (2024-02-27) BARATA, Alana do Socorro Monteiro; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo identificar limites e desafios vividos por professores de Matemática para ensinar conteúdos matemáticos a alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA, inseridos em sala de aula comum da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades desses professores no desenvolvimento de atividades de ensino e dos alunos autistas em aprender os conteúdos matemáticos repassados na sala de aula. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorando e descrevendo as situações vivenciadas nas salas de aula de escolas públicas. Base teórica que fundamenta a pesquisa, se ancora nos aportes teóricos que discutem a temática. A pesquisa foi realizada em escolas públicas de Educação Básica, localizadas na cidade de Marapanim, Estado do Pará, com professores de Matemática. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas, com questões semiestruturadas, além da observação de aulas de Matemática e registradas em caderno de campo. Vale destacar que além dos instrumentos apontados, realizamos encontros com os professores colaboradores da pesquisa, para momentos de reflexão acerca do desenvolvimento dos conteúdos matemáticos ministrados. Os resultados apontam que ainda há uma desatenção na formação de professores sobre o autismo, existindo assim uma necessidade de capacitação dos professores em busca de conhecimentos e estratégias, que facilitem o processo de ensino e aprendizagem, agregando a sua prática docente metodologias inclusivas. São muitos os desafios a serem enfrentados que podem ser vivenciados por cada professor e por cada aluno especial de maneira diferente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El uso de la novela grafica mangá como herramienta didactica en la enseñanza de la oralidad y escrita em español como lengua extrajera
    (2018-06-04) FIEL, Luis Sidney Nascimento; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819
    O presente trabalho oferece ao professor de espanhol como língua estrangeira (ELE) a possibilidade de considerar o gênero mangá como uma ferramenta didática que pode abrir portas para o ensino de uma segunda língua, a grande diversidade de temas como: aventuras, amor, esporte, sexualidade e outros, faz do mangá acessível a todas as idades e gêneros. Além de possuir uma particularidade notável para sua aplicação em aulas, que é sua incontestável popularidade atualmente. Outro ponto relevante do comic japonês é, a presença de imagens com características muito reais, o que confere um ensino fundado também no “lúdico’, visto que o mangá concede aos estudantes motivação e interesse para desenvolver os exercícios propostos. O mangá pode também englobar as quatros destrezas linguísticas (leitura, escrita, oral e auditiva). Utilizamos em este trabalho autores como, ALONSO (2010), PARADA (2012), POMATA (2012), que nos possibilitam falar do mangá no ensino de línguas. Por conclusão, o comic japonês pode ser utilizado como suporte para os professores de espanhol, em busca de bons efeitos no processo de ensino e aprendizagem de seus estudantes, além de criar um ambiente favorável ao ensino, visto que conta com elementos de humor y riso, coisas que podem tranquilizar os alunos os deixarem mais relaxados, também propomos atividades para trabalhar a escrita e a oralidade utilizando o manga.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino remoto: uma experiência no curso de licenciatura em matemática da UFPA Campus Marajó/Breves
    (2021) NEVES, Marcos Vinícius Vieira das; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537
    Neste artigo, analisou-se o desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade, ofertado na modalidade ensino remoto e ministrado por um professor do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA campus Marajó/Breves-PA. Para tal, examinamos quais conhecimentos foram mobilizados pelo professor da referida faculdade no desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade na modalidade remota bem como os desafios enfrentados pelo professor e pelos alunos. Utilizou-se como base teórica o modelo TPACK (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Tecnológico) desenvolvida por Matthew Koehler e Punya Mishra, no qual discutem os conhecimentos necessários para a atuação docente. Para a coleta de dados, fizemos o acompanhamento do desenvolvimento da disciplina e aplicado, para o professor, um questionário com a finalidade de compreender quais foram os conhecimentos mobilizados para o desenvolvimento de suas aulas na modalidade de ensino remoto. A partir dos resultados, observou-se que tal modalidade de ensino é bastante desafiadora, tanto do ponto de vista da formação dos professores e da estrutura, bem como em relação às condições dos alunos para acompanhá-las.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estimulando habilidades cognitivas por meio do jogo Super Trunfo: uma experiência com estudantes do 2º ano do Ensino Médio a partir dos teóricos da Matemática
    (2023-06-29) SILVA, Felipe Batista Navarro da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O presente Trabalho de Curso, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das habilidades cognitivas dos estudantes, por meio do Super Trunfo como um jogo interativo e lúdico, que proporciona aos participantes, o exercício da concentração, do foco e do raciocínio lógico. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, tendo como colaboradores, estudantes de uma turma do 2o Ano do Ensino Médio de uma Escola Pública, do município de Marituba – Pará. As informações foram constituídas em dois momentos. Primeiramente, realizamos a experiência do Jogo Super Trunfo com os estudantes. Posteriormente, aplicamos um questionário com questões semiestruturadas para obter informações acerca das concepções dos estudantes após a experiência de jogar o Super Trunfo. O levantamento do material bibliográfico, permitiu identificar diferentes jogos matemáticos que podem ser usados no ensino da Matemática na Educação Básica. Os resultados apontam que cada um dos estudantes manifestou interesse em jogar e demonstraram satisfação em ter experenciado o Jogo Super Trunfo. Os estudantes, defendem que os professores de Matemática deveriam fazer uso dos jogos como ferramenta auxiliar no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos. Desta forma, podemos inferir que o uso dos jogos nas aulas, contribuem não só para aprimorar as habilidades cognitivas, a concentração, o raciocínio lógico dos estudantes, mas como também, para desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, ou seja, a linguagem, o pensamento, a memória, a capacidade de compreensão, necessárias ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no contexto da sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O jogo digital se-pa-re como ferramenta educacional para o processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental
    (2019-05-07) LOBO, Helen Tatiana Ataide; FREIRE, Michelle Moraes; http://lattes.cnpq.br/8949371307936924
    Reconhece-se em que o mundo atual, a nossa sociedade está cercada de tecnologias, sejam por meio de computadores ou celulares... e por que a educação ainda é estagnada em um molde tradicional onde há a sala de aula, carteiras enfileiradas, quadro branco (ou quadro de giz), sendo que estamos em uma era digital e que a educação pode utilizar a tecnologia e a Gamificação a seu favor para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo descrever a experiência e a utilização do software educativo SE-PA-RE, com temática ambiental, como uma ferramenta que possa auxiliar o processo de ensino e aprendizagem com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Salesiana do Trabalho (EST). A atividade foi realizada na sala de informática da EST, e os dados obtidos desta pesquisa foram analisados de forma quanti-qualitativa, tendo como base a observação e registros realizados pela pesquisadora. O software SE-PA-RE foi recebido e avaliado pelos alunos e professores, consumando a tendência da modernização da educação e do ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O jogo UNOMat Flip como uma proposta de recurso pedagógico para o ensino de matemática
    (2022-12-14) CUNHA, Edenilson do Nascimento; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648
    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia dinâmica aos professores do Ensino Básico através de um jogo desenvolvido pelos alunos colaboradores do LAPINMAT (Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática) da UFPA – Campus de Bragança, intitulado UNOMat flip, que une o lúdico com o ensino e revisão de conceitos das operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), com o intuito de melhorar o ensino da Matemática em sala de aula. Este artigo se desenvolveu pelo método de pesquisa bibliográfica, a partir de fontes já publicadas e embasada em uma abordagem qualitativa, que nos permitiu um entendimento mais aprofundado acerca do assunto abordado. O jogo foi baseado no jogo UNO e UNO flip, onde as cartas que compõem o baralho exemplificam as propriedades das operações e suas particularidades, desenvolvendo o raciocínio lógico e a criação de estratégias. Este material manipulativo foi desenvolvido e testado pelos colaboradores do projeto, no entanto ainda não foi aplicado em sala de aula para o público do Ensino Básico. Acreditamos que este material lúdico, pode contribuir tanto para o aluno quanto para o professor, visto que há evidências de que a utilização de jogos matemáticos quando planejado com sensibilidade, constitui uma ferramenta indispensável no ensino de conteúdos matemáticos, fazendo com que o conhecimento seja mais significativo, prazeroso e dinâmico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ludicidade como ferramenta de aprendizagem significativa: demonstrações de metodologias diferenciadas, desconstruindo o uso dos métodos tradicionais em sala de aula
    (2023-07-10) PEREIRA, Daniela Ribeiro; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A produção textual escrita de estudantes de uma turma de sexto ano no município de Bragança-Pará: complexidades e perspectivas
    (2024-11-04) TAVARES, Amanda Farias; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre estudo baseado na aplicação de uma proposta de ensino com o gênero anúncio publicitário desenvolvida em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, de uma escola pública de ensino do município de Bragança, PA. O tema que levou ao desenvolvimento do trabalho surgiu por intermédio de uma experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), uma atividade curricular obrigatória do Curso de Letras Língua Portuguesa ofertado pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. A proposta de ensino foi aplicada na turma após a conclusão do estágio e havia sido planejada para contribuir com a melhoria das capacidades dos estudantes, mediante as complexidades observadas em relação a sua produção textual escrita, considerando a realidade da sala de aula e da comunidade escolar, procurando utilizar recursos e estratégias para proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades essenciais para os alunos. Com isso, também se buscou contribuir para o processo de iniciação à docência, vivenciado na formação docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo se baseou em uma abordagem de viés qualitativo, incluindo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como embasamento teórico para desenvolvimento deste trabalho, recorreu-se a autores como: Koch (2003), Geraldi (2011), Leal e Brandão (2007) e Antunes (2003). Os resultados mostraram a participação e interação dos estudantes no decorrer da proposta de ensino, evidenciou-se além do mais, a relevância de propostas como esta, para o processo de iniciação à docência, de acordo com a realidade escolar e extraescolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa
    (2020-07-18) SANTOS, Jane Vilma Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões acerca do ensino de física nos anos finais do ensino fundamental, anos finais na Escola São José II, comunidade de Santana, em Anapu-PA, tendo presente as vivencias e experiências no campo do estágio supervisionado, notas autobiográficas do processo de formação, como fonte de dados, por considerar a importância de recuperar o olhar sobre os dados produzidos nas pesquisas e relatórios de tempo comunidade, em busca de refletir seu conteúdo e significado, bem como na possibilidade de ressignificar as práticas pedagógicas no ensino de física com vistas à qualidade da aprendizagem dos alunos. Para realizar este trabalho, contou-se com duas fontes de dados, as pesquisas de campo, cujo dados foram obtidos durante os tempos comunidade, a observação e a regência nos estágios supervisionados no ensino fundamental maior, na Escola São José II, na comunidade Santana, e, os dados do itinerário formativo da autora na área de física, do ensino fundamental ao nível superior. Considera-se que o ensino das ciências físicas devem ser mediada pelo professor em conexão com o contexto de vivencias dos alunos, evitando a fragmentação do saber. Desse modo, surge a necessidade de formação pedagógica inicial e continuada, para que o educador desenvolva uma prática docente com qualidade de aprendizagem na vida escolar das crianças no ensino fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação família e escola: a importância da participação da família na vida escolar do aluno
    (2019-07-10) SANTOS, Edilma Silva; SANTOS, Davis Castro dos; http://lattes.cnpq.br/7784257182257171; https://orcid.org/0000-0003-0375-6949
    Este trabalho é resultado de uma pesquisa intitulada “Relação Família e Escola: A importância da participação da família na vida escolar do aluno”, levando-se em consideração a relação família/escola no âmbito do município de Anapu – Pará, objetivando demonstrar de que forma essa relação família/escola vem se apresentando. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo em 06 escolas do ensino fundamental da sede do município no intuito de levantar informações que pudessem nos levar as conclusões ao final apresentadas. Ressalta-se, que este estudo teve como sujeitos os coordenadores pedagógicos, professores e pais de alunos. Os dados foram coletados através de questionários seguidos de entrevistas, analisados a luz de teóricos que tratam a temática abordada. Após a tabulação dos dados coletados, os mesmos foram expostos em tabelas para uma melhor compreensão. Assim esta pesquisa assume uma abordagem quantitativa de objetos descritivo subsidiada pela pesquisa bibliográfica. Deste modo, constatou-se que família e escola são as duas principais instituições na construção e formação dos sujeitos, sendo, portanto, a parceria entre elas necessária ao processo de ensino e aprendizagem do aluno. A investigação ainda mostrou que não há um intercâmbio entre família/escola, além das reuniões de pais e mestres. Ficou constatado que o trabalho tem sido o maior empecilho ao processo de participação da família no espaço escolar, também foi possível perceber que não há por parte da escola programações que incitem essa parceria.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uso da metodologia WebQuest no nono ano do ensino fundamental como facilitador do ensino-aprendizagem da tabela periódica
    (2022-11-08) PEREIRA, Darlene da Conceição; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361
    O presente trabalho faz uma análise qualitativa do uso da Metodologia WebQuest, aplicada em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, agregando o uso de dispositivos moveis como o “celular”. Analisando a metodologia como facilitador para a busca e construção do conhecimento e realizações de pesquisas escolares no ensino de Ciências, permitindo a criação de ambientes de aprendizagem, onde o professor continue sendo o mediador do processo ensino-aprendizagem. A metodologia WebQuest, foi trabalhado no assunto da Tabela Periódica, apresentando aos alunos todos os procedimentos que serão utilizados e aplicados. Coletando do mesmo grupo de alunos opiniões sobre a metodologia aplicada, por meio de um questionário com 3 perguntas depois de todo o procedimento.
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