Navegando por Assunto "Ensino a distância"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A avaliação da aprendizagem na pandemia da COVID-19 em escolas do município de Abaetetuba-Pará: dificuldades e desafios(2022-12-16) OLIVEIRA, Andreia Santos; CARNEIRO, Daiane Vaz; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este artigo tem como tema a avaliação da aprendizagem durante o período da Pandemia da Covid-19, na rede municipal de Abaetetuba-Pará, de modo a analisar os impactos causados à aprendizagem aos alunos da alfabetização. A pesquisa é norteada levando-se em conta a seguinte questão: como ocorreu a avaliação da aprendizagem durante o período em que as aulas das escolas municipais de Abaetetuba-Pará ocorreram na modalidade remota e/ou a distância e que impactos na aprendizagem podem ser observados? Desse modo, o objetivo é analisar a forma como a avaliação da aprendizagem foi concebida durante a pandemia e os impactos causados na aprendizagem dos alunos da alfabetização. A pesquisa de cunho qualitativo, foi desenvolvida considerando a realidade da Escola Dom Ângelo Frosi, e teve como procedimento metodológico de coleta de dados, a realização de entrevistas feitas a professores da alfabetização da escola. Para amparar teoricamente a pesquisa no que tange a concepção de avaliação da aprendizagem, foi considerado os estudos de teóricos de Perrenoud (1999); Lukesi (2002); Esteban (1992), entre outros. Com base nos dados direcionados à questão e a análise feita sobre a avaliação qualitativa e diagnóstica, avaliar a aprendizagem no ensino remoto se tornou o maior desafio para os professores da alfabetização, tendo em vista vários fatores que comprometeram a aprendizagem dos alunos durante o período em que o ensino se deu a distância, trazendo, dessa forma, inúmeros impactos ao processo de ensino-aprendizagem no retorno presencial. Sendo assim, conclui-se a proposta de avaliação da Secretaria Municipal de Educação em avaliar os alunos com base nas atividades realizadas a distância durante a pandemia, não foi eficaz tornando-se um desafio aos professores no retorno das aulas presenciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial(2022-02-04) AQUINO, Túlioi de Oliveira; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo de muito exclusão, retomar as aulas. Essa tentativa mal planejada é marcada pela necessidade do uso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que na teoria, deveriam ser o principal aliado do professor para ministrar aulas nesse formato. Detendo o olhar na prática cotidiana percebemos que os obstáculos para apropriação e uso das TDIC’s pareciam tomar proporções cada vez maiores, vez que eram corriqueiras as dificuldades de alguns professores em lidar com o manuseio dos equipamentos tecnológicos. Diante desse cenário nos desafiamos a construir compreensões sobre a natureza das dificuldades e das estratégias criadas por professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Belém/PA frente às demandas tecnológicas do ERE/híbrido. Como método propomos um questionário (apêndice 1) com catorze perguntas para tentar mapear as realidades experimentadas pelos participantes da investigação em seus contextos de prática profissional. A análise de conteúdo das respostas obtidas, ancorada pelo método de Bardin (2011) permitiu formular oito categorias de análise que ressaltaram desde dificuldades em ferramentas tecnológicas até a falta de investimento das instituições em cursos de formação que garantissem uma atuação mais justa, humana e ética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) EAD no cárcere: aspirações sobre essa modalidade de ensino no Presídio Estadual Metropolitano III (PEM III)(2022-07-12) BARROS, Caio Cesar Carmo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347Este Trabalho de Curso (TCC) intitulado “EAD NO CÁRCERE: aspirações sobre essa modalidade de ensino no Presídio Estadual Metropolitano III – PEM III” surgiu da indagação: Que contribuições e possibilidades de se implantar a Educação à Distância (EaD) no Presídio Estadual Metropolitano III, conhecido como PEM III? Teve como objetivo geral analisar contribuições e possibilidades de se implantar a Educação à Distância (EaD) no Presídio Estadual Metropolitano III, a partir da concepção de profissionais da educação (professores e coordenadores pedagógicos). E, os específicos foram: conhecer o processo de Ensino Formal desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Pará (SEAP); investigar as possibilidades da implantação do ensino em EaD no Sistema Prisional; e, identificar estratégias metodológicas que os professores de Matemática podem desenvolver no ensino em EaD no PEM III. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujos resultados mostram que o Ensino da EaD é uma modalidade de ensino bem vista pelos professores que atuam naquele espaço, segundo os quais há a necessidade de monitores em sala de aula para tirar as dúvidas dos alunos detentos. Revelou-se, que a educação no Sistema Prisional do Pará avançou somente a partir de 2006, com a aprovação do Projeto Educando para a Liberdade, que visou a garantia de acesso das Situação de Restrição ou Privada de Liberdade (PESRPL) à educação. Ficou evidente ainda que a EaD não é uma realidade em todas as penitenciarias paraenses, e que é uma necessidade tanto para os detentos quanto para os profissionais da educação que ali atuam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos(2019-11-25) VIANA, Luiz Felipe Ribeiro; SILVA, Aline Costa da; http://lattes.cnpq.br/4042913704698890Este estudo apresenta uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Tem por objetivo analisar as estratégias usadas por professores/tutores em videoaulas de dois canais do YouTube para o ensino de conceitos de conjuntos. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as estratégias usadas pelos professores do site, e constatar a efetividade das referidas aulas com base nos comentários postados nos vídeos. Da análise, observou-se que os recursos utilizados para o ensino de conjuntos nos dois canais, um canal faz uso de caneta e papel e o outro de um software de escrita, os canais apresentam o conteúdo de uma forma simples e detalhadas, essa videoaulas evidenciaram que os alunos/ usuários utilizam elas para relembrar, repor, buscar, esclarecer dúvidas e aprimorar seus conhecimentos sobre conjuntos, mostrando que as videoaulas podem contribuir para auxiliar, instigar, incentivar e o ensino e aprendizagem de conjuntos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Oficina on-line Minha Voz: análise de um processo de preparação vocal para o teatro(2023-06-19) ALVAREZ, Patricia Gabriela Rodriguez; OLIVEIRA, Marluce Souza de; http://lattes.cnpq.br/0309933598280425Este artigo objetiva analisar o processo de preparação vocal para o teatro na 2ª Oficina On-line Minha Voz, realizada de março a julho de 2023. Para a investigação utilizouse o procedimento metodológico da pesquisa exploratória que visa dar suporte para explicar o objeto-alvo e analisar como se desenvolve a referida preparação vocal. Observou-se que, em 2020, as recomendações de confinamento em virtude da pandemia de COVID 19 geraram inúmeros desafios também para o teatro e a educação. O ambiente virtual tornou-se a opção para manter a convivência mesmo à distância e promover interação, assim surgiu a Oficina Online Minha Voz. A pandemia acabou, mas permaneceram as distâncias geográficas e o acelerado ritmo de vida contemporâneo exigindo otimização do tempo/espaço também para a prática e o ensino de teatro. Nesse contexto foi criada a 2ª edição da Oficina Minha Voz para uma preparação vocal para o teatro através do ensino remoto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre as tendências para Castanhal/PA(2018-12-04) SILVA, Danilo Vieira de Sousa; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162O presente trabalho aborda o tema a Educação à Distância, modalidade esta concretizada através do uso de tecnologias de informação e comunicação, em que docentes e discentes estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, esta nova realidade estar em um acentuado crescimento no número de ofertas de vagas nesta modalidade de ensino, por conta do avanço tecnológico, surgimento de software educativos e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Este ambiente é provido por ferramentas computacionais destacando-se o Moodle, SIGAA e e-mail, no entanto é importante verificar se tal ambiente está proporcionando aos alunos e professores um meio eficaz para o processo de ensinoaprendizagem. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar a EAD numa Faculdade, no município de Castanhal/PA, a partir de uma revisão bibliográfica e da apresentação de conceitos de EAD com o propósito de conhecermos melhor essa modalidade e suas contribuições para democratização do ensino superior, bem como quais os desafios a serem enfrentados hoje por essa modalidade de ensino. A necessidade de realização dessa pesquisa se deu em virtude de conhecer mais sobre a evolução da Educação à Distância no Brasil e no mundo e de como essa modalidade de ensino contribui para a formação acadêmica. Tal estudo pauta-se na pesquisa qualitativa do tipo descritiva viabilizada por meio da aplicação de um questionário aplicado aos alunos do curso de Educação Física com o intuído de avaliarmos o que pensam os alunos sobre essa modalidade de ensino. Os resultados demonstram que EAD apresenta-se como uma boa alternativa para as condições atuais da educação, pois vem se expandindo e se solidificando no Brasil e no mundo e apresenta-se como uma oportunidade para atender à demanda atual. Evidencia-se também que mesmo com todo avanço tecnológico ainda existem pessoas que têm muitas dificuldades com essa modalidade.