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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagens do tema astronomia no ensino médio: uma revisão da literatura
    (2024-03-08) RAIOL, Rômulo Victor Ramos; SILVA, Jeferson Danilo Lima; http://lattes.cnpq.br/7332483848549842; 0000-0001-6333-2975
    O presente trabalho consiste em uma Revisão da Literatura, do tipo estado do conhecimento. Tem como objetivo identificar e catalogar os resultados e as metodologias que foram adotadas nos artigos sobre Astronomia no Ensino Médio, publicados entre os anos de 2013 e 2023. A busca foi realizada na plataforma Google Acadêmico, utilizando os termos de busca “astronomia” e “ensino médio”. Como critério de seleção, os artigos deveriam conter os termos de busca explicitamente no título e/ou no resumo, estar disponíveis em língua portuguesa e serem de livre acesso. Considerando os critérios de inclusão, foram selecionados 25 artigos. Foi analisado se os artigos selecionados estão de acordo com o definido pelas normativas e diretrizes do ensino médio com base nos documentos oficiais. As pesquisas aplicadas e questionários foram as metodologias mais adotadas, seguidas por projetos educacionais aplicados em sala de aula. Todos os trabalhos corroboram com as definições implementadas nos PCNs, PCN+ e BNCC.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O coordenador pedagógico e suas ações na Rede Estadual de Educação do Pará no Município de Altamira
    (2023-07-10) RODRIGUES, Daiane Leite Velozo; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761
    O presente artigo dedica-se analisar a seguinte questão: o que diz a Lei e o que é a realidade do papel da coordenação pedagógica na rede estadual de educação no município de Altamira? Os objetivos específicos são: identificar e descrever as atividades realizadas pelos coordenadores pedagógicos e sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, conhecer o contexto de atuação do coordenador pedagógico e de suas ações no âmbito das escolas estaduais do município de Altamira. Na pesquisa que deu origem a este escrito foi utilizado como instrumento de coleta de dados análise documental, o que inclui documentos no sentido amplo, sendo não só de documentos impressos, mas de fotos, revistas, gravações, documentos oficiais institucionais, entre outros. Neste estudo foram analisados documentos normativos como: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional 9.3940/1996, o Plano Nacional de Educação 2014/024, o Plano Estadual de Educação, o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico. Considerando o objetivo deste artigo, verificou-se que os documentos normativos, como os atuais não possuem clareza de leitura, ou seja, os termos não estavam explícitos sendo estes confusos e similares a verificação das atribuições fornecidas para o coordenador pedagógico não estavam especificamente distinguidas. Além disso, conclui enfatizando sua importância no desenvolvimento da gestão escolar, na vida dos estudantes e da comunidade escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A data magna paraense nas dinâmicas da globalização: "performatividade" e o esquecimento sobre o dia 15 de agosto no ensino e no espaço escolar
    (2021-06-30) GUIMARÃES, Athos Matheus da Silva; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956
    O objetivo deste trabalho é expor os resultados obtidos na investigação sobre o esquecimento da “Adesão do Pará à Independência do Brasil” no ensino e no espaço escolar. A primeira abordagem deste trabalho foca na perspectiva das dinâmicas entre o global e o local como influências nas transformações da educação brasileira, remodelando o sistema educacional brasileiro para uma percepção performativa sob os discentes, e que propicia influências no planejamento e no desenvolvimento de aulas sobre o local. A segunda abordagem trabalha com o esquecimento sobre memórias históricas locais em espaços escolares de nível médio a partir da presença de avaliações externas. O espaço escolar utilizado para essa investigação foi a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Antônio Gondim Lins, localizado no município de Ananindeua/ PA. Analisamos os documentos fornecidos pela direção da escola, como o Programa Político Pedagógico (PPP) e os livros didáticos usados por esta instituição, com o objetivo de analisar o histórico desta instituição, como também a escolhas de materiais e seus conteúdos que foram aplicados em sala de aula. Aplicamos questionário nas turmas deste estabelecimento para realizar uma observação quantitativa sobre o conhecimento destes discentes sobre a Data Magna, como também uma análise qualitativa sobre o envolvimento destes alunos e da escola com este feriado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da probabilidade por meio de oficinas pedagógicas: uma experiência do Programa Residência Pedagógica no ensino médio
    (2023-12-13) RODRIGUES, Juliane do Socorro Melo; SMITH, Daniele Esteves Pereira; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972
    O Programa Residência Pedagógica (PRP) é pautado na formação de licenciandos em nível superior, preparando-os para a Educação Básica a partir do exercício de ações ativas que articulam a relação entre teoria e prática profissional docente. Partindo desta premissa maior este artigo relata o desenvolvimento do uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino de probabilidade para estudantes do Ensino Médio em uma escola pública no município de Cametá/PA como parte das ações de um núcleo de matemática do PRP. O principal objetivo da oficina foi utilizar jogos, experimentos e simulações para explorar os conceitos e as aplicações da probabilidade. Entre os resultados obtidos, apresentamos tanto em termos de aprendizagem dos alunos quanto de formação dos residentes com destaque para as contribuições da oficina no desenvolvimento de habilidades matemáticas, pedagógicas e tecnológicas, bem como para a vivência de ações formativas reais no ambiente escolar que impulsionam a formação de futuros professores de matemática. Concluímos que a oficina foi uma experiência enriquecedora e motivadora, que possibilitou aos residentes e aos alunos uma abordagem lúdica e significativa da probabilidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Física através da nanotecnologia e algumas aplicações no meio ambiente
    (2024-11-01) FAVACHO, Andrew da Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329
    O ensino de física desempenha um papel fundamental na formação educacional ao desenvolver habilidades analíticas e compreensão científica. A introdução da nanotecnologia no ensino de física permite explorar a manipulação de materiais em escala nanométrica, onde suas propriedades se manifestam de forma única em comparação com o mundo macroscópico. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver propostas didáticas para o ensino de física através da nanotecnologia, com foco em aplicações ambientais, visando engajar os alunos, promover aprendizagem significativa e formar cidadãos mais conscientes sobre a preservação ambiental. Os objetivos específicos incluíram identificar os desafios e oportunidades de ensino de física por meio da nanotecnologia aplicada ao meio ambiente, desenvolver atividades práticas e jogos, testar as propostas didáticas com estudantes de ensino médio e avaliar sua eficácia. O estudo foi realizado em um seminário na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua - PA, no primeiro semestre de 2023, com atividades complementares em setembro do mesmo ano. Durante o seminário, foi criado um e-book na plataforma Canva como recurso didático e utilizado um formulário no Google Forms para coletar dados e feedback dos participantes. Os resultados mostraram um bom nível de compreensão dos alunos, especialmente sobre as questões éticas e de segurança relacionadas à nanotecnologia. Esse resultado sugere que o e-book foi eficaz ao promover uma visão equilibrada sobre os benefícios e as preocupações éticas da nanotecnologia no contexto ambiental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de zoologia em escolas públicas do município de Bragança: o que dizem os professores?
    (2022-07-07) RIBEIRO, Luan Araújo; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    Este trabalho teve como principal objetivo analisar de que maneira está sendo trabalhado o ensino de Zoologia para os alunos do Ensino Médio em escolas da Rede Pública do município de Bragança, estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Considerando a pandemia do novo coronavírus, optamos por utilizar a plataforma Google Forms, para aplicação de questionários a professores que atuavam no Ensino Médio, com perguntas objetivas e subjetivas. Além disso, utilizamos a análise de conteúdo para análise dos dados. Dentre os principais resultados da pesquisa, notou-se que a maior problemática apontada pelos professores participantes foi a falta de infraestrutura e recursos didáticos nas escolas, como por exemplo, de laboratórios com boa qualidade e coleções zoológicas para realização de aulas práticas. Uma parcela dos professores apontou que o recurso didático fornecido pelo governo para os professores utilizarem em suas aulas práticas e teóricas é o livro didático, todavia ele não supre todas as necessidades dos alunos. Consequentemente, levando os docentes à busca de novas estratégias de ensino, por meio de cursos ou pesquisas por conta própria de outras metodologias para complementar suas aulas, na tentativa de melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    EQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU: uma análise do livro didático do Programa Forma Pará do ensino médio
    (2024-07-26) ATAIDE, Alexandre de Castro; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537
    O livro didático de matemática desempenha um papel importante no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, uma vez que é um material comum nas escolas brasileiras como apoio ao trabalho do professor em sala de aula. Nessa perspectiva, a análise de livros didáticos se mostra importantes para a tomada de decisão no processo de escolha e uso desse material. Nesse trabalho, o como objetivo é analisar o capítulo de um livro didático do Ensino Médio pertencente ao Programa Prepara Pará. Assim sendo, foi analisado o capítulo que trata de equações polinomiais do 1º grau e para tal foi utilizado como fundo teórico as concepções algébricas apontadas por Ribeiro (2011). A pesquisa foi de cunho qualitativo e por meio dela foi observado que as atividades propostas no capítulo analisado se aproximam da concepção intuitivo-pragmático por estarem relacionadas a problemas de ordem prática do dia a dia, no entanto nos exemplos apresentados não são exploradas diferentes estratégias de resolução, apresentando apenas a resolução por meio de um conjunto de técnicas indicando aproximação a perspectiva processual-tecnicista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experienciando a prática docente em Biologia por intermédio do estágio supervisionado: experiências e reflexões sobre a regência na educação básica
    (2025-04-02) SANTOS, Camila Cristina Pereira; MIRANDA, Jaíne Fernanda Jaques; http://lattes.cnpq.br/0856668039889754; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    Este estudo tem como objetivo apresentar e refletir sobre a experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado no ensino médio para então compreender como se deu a participação, planejamento e a regência durante o processo. A escola provedora da nossa experiência durante o estágio foi a E.E.E.F.M Luiz Paulino Mártires, localizada no município de Bragança-PA, durante o período de agosto a novembro de 2024. Apresentaremos e discutiremos a abordagem do conteúdo Gametogênese desde a ideia inicial até a experiência de regência durante o estágio supervisionado na educação básica. Essa pesquisa abre a possibilidade de refletirmos e pensarmos os estágios supervisionados como espaço importante para produção de conhecimento e para que o licenciando vivencie a realidade da profissão, desenvolva e mobilize saberes que estão associados à prática pedagógica, levando o que aprendeu na universidade para a realidade da sala de aula. Finalizamos esta experiência compreendendo ainda mais a importância da inserção de nós, futuros professores, no ambiente escolar, onde tudo vai sendo construído aos poucos e cada vez que preparamos uma aula podemos refletir, descobrir e aprender algo novo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jogo Desafio Científico das Lendas Amazônicos para o ensino interdisciplinar de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
    (2025-02-19) PEREIRA, Kézia Cristina Rendeiro; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    A Química ainda é uma das componentes curriculares mais temidas pelos estudantes do Ensino Médio, devido ao seu elevado nível de abstração e muitas vezes, pela prática de um modelo meramente expositivo de ensino. Nesta direção, este trabalho visa apresentar um Produto Educacional autoral intitulado “Desafio Científico das Lendas Amazônicas”. Ele é um jogo de tabuleiro octógono com perguntas e respostas pautadas na BNCC que contextualiza os conteúdos curriculares do Ensino Médio da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. É uma importante ferramenta pedagógica, pois integra saberes culturais de contação oral de histórias, mitos e lendas e conhecimentos científicos, utilizando as lendas amazônicas, como ponto de partida para explorar conceitos de forma contextualizada e lúdica. Foram selecionadas as seguintes narrativas para compor o jogo: Matinta Pereira, Curupira, Iara, Boto Cor-de-Rosa, Mandioca, Saci-Pererê, Corpo Seco e Vitória-Régia para a contextualização conceitual. De modo informal, isto é, sem
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A potencialidade de uma história em quadrinho autoral para o ensino de Química: uma análise docente para a Educação Básica e Ensino Superior
    (2022-02-16) SENA, Emilay Thamiely Tavares de; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    A pesquisa, fruto deste Trabalho de Curso (TCC), realizou uma análise sobre a potencialidade didática de uma História em Quadrinhos (HQ) para abordar conceitos da Ciência Química no Ensino Médio (EM) e no Ensino Superior (ES) através da óptica avaliativa de professores atuantes nos respectivos níveis educativos supracitados. O objeto de estudo está intitulado como “H-Quí: Química das Transformações”. Ele é um recurso didático autoral produzido com o intuito de abordar conteúdos químicos a partir da contextualização de um ritual de zumbificação realizado na crença Vodu, onde a Tetrodotoxina e a Escopolamina (substâncias responsáveis pela ocorrência da zumbificação), são a principal pauta de estudo da narrativa da H-Quí. Tais substâncias dão margem para uma abordagem de conceitos teóricos associados aos ensaios experimentais químicos, o que fomenta a necessidade de ser realizada a identificação dos conteúdos que apresentam maior potencial para serem abordados a partir da possível aplicação didática da H-Quí com estudantes. Isto posto, a análise da potencialidade didática e a identificação dos conteúdos químicos, foram realizadas a partir de uma pesquisa com aporte da investigação qualitativa que se deu por intermédio da aplicação de um questionário com perguntas indutivas formuladas à luz das categorias criadas por Testoni e Abib (2004). Posteriormente, foram reorganizadas de modo que se obteve duas novas categorias que deram conta com maior ampliação da análise realizada neste trabalho, sendo elas: (i) Aspectos estruturais da narrativa da H-Quí e a (ii) Identificação dos conteúdos químicos. A partir da organização das respostas nos eixos supracitados, foi possível observar na primeira categoria que a contextualização da temática zumbi, as explicações textuais, representações imagéticas e a organização dos conteúdos, elementos intrínsecos à narrativa da H-Quí, interferem diretamente na boa empregabilidade deste recurso didático, uma vez que tais elementos foram avaliados pelos educadores como sendo de suma relevância para potencializar e facilitar o interesse dos alunos para o “saber científico”. Por sua vez, a identificação dos conteúdos químicos, segundo eixo dos resultados, evidenciou a possibilidade de serem trabalhados diversos conceitos tanto no EM, quanto no ES. No entanto, vale ressaltar que houve a identificação da predominância de conceitos da Química Orgânica em ambos os níveis educativos analisados, o que evidenciou que a H-Quí possui maior potencial para trabalhar tais conteúdos. Por fim, é realizada uma síntese sobre os principais resultados a fim de observar os pontos chaves que classificam o material produzido como um recurso potencial.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Programa Residência Pedagógica: a utilização das oficinas pedagógicas no ensino de matemática
    (2023-11-27) ASSUNÇÂO, Lucas Lopes; MORAES, Luis Fernando Sá; SMITH, Daniele Esteves Pereira; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972; http://orcid.org/0000-0001-6982-8357
    O objetivo do presente trabalho foi verificar as possíveis contribuições de oficinas pedagógicas de matemática na formação de estudantes do Ensino Médio, dentro do contexto do plano de trabalho desenvolvido pelo Projeto Residência Pedagógica - PRP Núcleo Matemática Cametá 2023. A oficina aplicada tratou da temática sobre propriedades de potências e, foi dividida em três momentos, a saber: a formação dos residentes, a aplicação na Instituição de Ensino Superior (UFPA) como uma oficina piloto e, por fim, a aplicação na escola campo onde o projeto desenvolve seu plano de trabalho de Ensino Médio. O estudo qualitativo utilizou o método de estudo de caso e, concentrou a análise dos resultados em informações coletadas a partir de questionários aplicados, rodas de conversa e produção dos participantes da proposta. Os resultados apontaram que a grande parte da turma do Ensino Médio participantes da oficina tiveram seu primeiro contato com esse tipo de metodologia durante a realização das atividades implementadas pelo PRP, tendo assim pouco conhecimento sobre esse tipo de abordagem em sala de aula. No entanto, a oficina sobre propriedades de potências foi considerada útil pela maioria dos alunos, ajudando a relembrar o assunto e mostrando o potencial para favorecer o aprendizado. O trabalho enfatizou a importância da Residência Pedagógica na formação de professores e destacou a funcionalidade das oficinas pedagógicas para o ensino de matemática. A implementação prática dessas atividades mostrou ser uma forma dinâmica e eficaz de ensinar, facilitando a compreensão dos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Racismo e Ensino de História: uma experiência de Ensino na Educação Básica
    (2023-12-18) SILVA, Josué Pamplona da; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956
    Intrínseco nas estruturas da sociedade brasileira, o racismo por vezes manifesta-se não apenas de maneira direta e perceptível, através de discriminações, mas sim nas sutilezas do cotidiano. Nesse sentido, assim como em outras instâncias, o mesmo está presente nas escolas brasileiras, o que eventualmente acaba por ser naturalizado devido à falta de percepção da sua gravidade e impacto na vida dos educandos. Dito isso, o presente Trabalho de Curso tem por objetivo discutir uma experiência de ensino antirracista, ancorada na lei pela Lei 10.639/2003 mais tarde, ampliada para a Lei 11.645/2008, realizado com estudantes da 2ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Celeste, localizada no município de Ananindeua. Tal experiência, que se organizou em etapas, teve início com um questionário socioeconômico, objetivando conhecer o público alvo, o que, foi de extrema importância no desenvolvimento do plano de ensino pensado sobre os temas norteadores: raça e racismo, racismo na história, racismo e cultura, desigualdade e sociedade etc. A metodologia de trabalho foi estruturada como o uso de fotografias que circularam nas redes sociais nas últimas décadas, que retratam, de maneira direta ou indireta, a presença do racismo no cotidiano da população brasileira, assim como, discussões fundamentadas por textos bases, como Silvio Almeida, Frantz Fanon etc. o qual foram utilizados como referências para a devida discussão a respeito do Racismo. Ao final, apresenta-se considerações a respeito da elaboração de um mural, pensado e produzido pelos educandos, para a comemoração do dia 20 de novembro, o qual destacaram através de fotografias algumas personalidades negras que se tornaram símbolo de resistência contra o racismo. Tal elaboração foi produto da oficina “Personalidades Negras e a luta contra o racismo”, cujo objetivo era o de debater a respeito de diferentes sujeitos que lutaram e lutam contra o racismo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos
    (2024-08-02) ASSUNÇÃO, Rodrigo de sousa; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797X
    O presente trabalho se trata de um ensaio e realização de revisão da literatura sobre a inclusão e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da eletrostática no Ensino Médio no período de 2019 a 2024. Neste sentido, o trabalho busca compreender o impacto da utilização dessas ferramentas no ensino da eletrostática e de que maneira ela pode ser melhor integrada. Para tanto, a pesquisa buscou analisar estudos empíricos de revisões através de vários tipos de textos oferecidos através das plataformas: Periódicos, Google acadêmico e SciELO a fim de fornecer uma compreensão ampla da relação entre TIC’s e a eletrostática no período pedagógico abordado. A revisão destaca a ampla utilização e os benefícios das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino da eletrostática, mostrando avanços significativos nos últimos cinco anos. O uso de simulações virtuais e plataformas online tem proporcionado uma compreensão mais profunda dos conceitos eletrostáticos, promovendo a aprendizagem ativa e colaborativa. Embora haja progresso, desafios como infraestrutura tecnológica insuficiente e resistência dos professores ainda precisam ser superados. A personalização do ensino e a implementação de sistemas adaptativos são áreas promissoras para futuras pesquisas e desenvolvimentos, visando maximizar o potencial das TIC’s na educação em eletrostática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sequência didática de calorimetria com foco no ciclo hidrológico para o ensino de Física no Ensino Médio
    (2023-06-23) BEZERRA, Rosa Leonor Bentes Souza; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    A Física é considerada um grande desafio por parte dos alunos, por isso é importante compor estratégias metodológicas que propiciem uma aproximação do mundo da Física aos estudantes. Neste trabalho é apresentada uma sequência didática elaborada para o ensino de conceitos de calorimetria. A sequência didática, que tem como base o estudo da calorimetria com foco no Ciclo Hidrológico, foi estruturada para alunos da segunda série do Ensino Médio, para as aulas da disciplina de Física, visando à conscientização e conservação dos recursos naturais, bem como trazer melhoria para educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas e com seu entorno. O estudo teve como objetivo propor uma sequência didática visando um ensino interdisciplinar a partir de problemáticas socioambientais no contexto do ciclo hidrológico, calor e temperatura para aula de Física, possibilitando que esse aluno entenda o mundo ao redor e os fenômenos físicos que o cercam. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre a temática do ciclo da água.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Trabalho, formação e juventudes na Amazônia: uma discussão sobre integração de saberes
    (2025-02-21) PEREIRA, Maria do Socorro dos Santos; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484
    Este trabalho tem objetivo a ampliação das análises sobre a integração de saberes sociais e conhecimentos escolares, a partir do trabalho docente realizado pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Cametá, no contexto de ensino médio vivido por esses jovens da região do baixo Tocantins, e considerando os procedimentos de ensino. Como procedimento metodológico a pesquisa configura-se pesquisa do tipo qualitativa com pesquisa de campo seguida de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados através da análise do conteúdo. Como resultado apresentamos as análises das entrevistas nessas duas categorias de ensino. E a partir disso, conclui-se que o contexto que se apresentam em ambas as categorias de ensino são de realidades distintas, pois ofertam ensino médio em diferentes categorias. Pertencem a uma classe trabalhadora que vivencia suas relações de trabalho no dia a dia, mas que pouco são explorado seu percurso formativo.
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