Navegando por Assunto "Ensino - metodologia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas práticas como ferramenta metodológica para o ensino de ciências em escolas municipais de Tomé-Açu/Pa(2021-06-11) MORAIS, Laís Caroline Cavalcante; VIEIRA, Janaína Gell de Pontes; http://lattes.cnpq.br/8752927637981750A desmotivação nas aulas de ciências é um fato recorrente nas escolas pú-blicas podendo ser atribuído a diversos fatores, como aulas primordialmente tradicionais teórico/expositivas, falta de relação da teoria com a prática, salas superlotadas e pro-fessores desestimulados a promover um ensino diferenciado e motivador entre outros. As aulas práticas podem ser usadas como uma estratégia de ensino eficiente para pro-mover um ensino de qualidade voltado para a realidade do aluno e o meio em que vive, trazendo a ciência para dentro das salas de aulas através de métodos e materiais sim-ples e de fácil manuseio, com sua eficiência comprovada desde que relacionada com a teoria. O objetivo desta pesquisa foi estimar e contextualizar a proporção de professores de Ciências que usam aulas práticas como ferramenta metodológica no ensino de ciên-cias em escolas municipais do município de Tome-Açú/ (PA), como estratégia para fa-cilitar o ensino aprendizagem nos conteúdos de ciências. A fim de avaliar o uso dessa estratégia, foi aplicado um questionário para trinta e três professores de ciências da rede municipal de ensino em doze das noventa e seis escolas do município, para avaliar a ocorrência dessa ferramenta. A pesquisa comprovou que ainda há um número signifi-cativo de professores (36%) que não utilizam este método, os principais motivos men-cionados pelos professores nos questionários, foram destacados: a indisponibilidade de materiais fornecidos pela escola, espaço inadequado, sala superlotas e falta de tempo para planejamento destas atividades. Os profissionais que utilizam esta ferramenta, cerca de 64%, afirmam obter grandes resultados além do entusiasmo dos alunos ao participarem desse tipo de aula. Cabe ressaltar que iniciativas que visem a maior utili-zação de aulas práticas no ensino de ciências são imprescindíveis para melhoria do processo de ensino e aprendizado, este que pode ocorrer de forma prazerosa, motiva-dora e interessante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História da Matemática como abordagem metodológica: uma análise dos livros didáticos do ensino fundamental(2023-03-09) NEVES, Nino José de Matos; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009A História da Matemática é uma importante ferramenta para auxiliar o professor no Ensino da Matemática e no desempenho na aprendizagem dos alunos. Este trabalho estuda a História da Matemática e tem como principal objetivo analisar a abordagem metodológica dada à História da Matemática nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental e como objetivos específicos discutir sobre as possibilidades de o professor de matemática utilizar a História da matemática como instrumento de ensino e aprendizagem, debater a importância do trabalho com a História da Matemática na rotina da sala de aula e mostrar a relação dos documentos curriculares com a História da Matemática. A pesquisa teve como metodologia, uma abordagem qualitativa e do tipo documental, exploratória descritiva. Foi analisado os quatro livros didáticos de Matemática, para turmas de sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, foi analisada a coleção A Conquista da Matemática dos autores José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci. Como resultados da pesquisa foram obtidos pois apesar da obra apresentar conteúdos matemáticos e atividades sobre a História da Matemática, ainda existe pouca abordagem nos livros do quinto e sextos anos, no entanto, vale ressaltar que há vários momentos que comprovam a existência de uma maior implantação sobre a História da Matemática nos dois últimos livros da coleção. Assim os livros não exploraram a evolução histórica dos objetos matemáticos e o livro didático exerce um papel importante no trabalho pedagógico da matemática escolar. Sabe-se que a História da Matemática surge como metodologia de ensino para proporcionar a interdisciplinaridade, assim por meio potencialmente vasto para promover o ensino e a aprendizagem, relacionando os significados com a realidade dos estudantes possibilitaram numa aprendizagem mais significativa e ao mesmo tempo mais prazerosa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas na educação básica: possibilidade do uso da instrução por pares em aulas de Biologia no Ensino Médio(2021-05-20) MELO, Amanda Jéssica Coelho; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231A presente pesquisa teve como propósito investigar e descrever de que forma a Metodologia Ativa denominada Instrução por Pares pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem de Biologia, na última etapa da Educação Básica. Para alcançarmos tal objetivo, como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, aonde conseguimos observar que a Educação Básica brasileira ainda permanece engessada em métodos tradicionais de ensino, que o Ensino Médio é o alvo de maiores discussões entre os autores, por apresentar altos índices de evasão e que o uso da Instrução por Pares, assim como das demais Metodologias Ativas, pode modificar positivamente os processos de aprendizagem dos estudantes dessa etapa. Assim, concluímos que a Instrução por Pares pode colaborar para o aprimoramento do ensino de Biologia no Ensino Médio, tornando as aulas mais dinâmicas, melhorando o entendimento de novos conteúdos e possibilitando que os estudantes exerçam um papel ativo em seus processos de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica(2021-06-16) PINTO, Letícia Yasmin Jacques; SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231Este trabalho monográfico possui como objetivo apresentar a abordagem CTSA (ciência/tecnologia/sociedade/ambiente) como proposta facilitadora para o ensino de biologia na educação básica. Consiste em um trabalho teórico de cunho qualitativo em que a literatura acerca da educação básica, currículo de ciências e CTSA foram analisadas. Com a análise da literatura percebemos que a carência científica na educação é, principalmente, decorrente do distanciamento entre o conhecimento científico e a realidade do aluno, e apontamos a necessidade de estimular a reflexão e o debate de assuntos problemáticos, pois esses são imprescindíveis para a formação cidadã e criticidade no aluno. Nesse cenário conclui-se a importância da implementação de abordagens de ensino que incentivem a reflexão e o debate, como a CTSA, no currículo de biologia na educação básica, com vistas a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e formar cidadãos que possam atuar ativamente na sociedade em que vivem. Ademais, a CTSA auxilia na disseminação da ciência e não se restringe ao ensino de biologia, desta forma é essencial a necessidade de mais estudos que analisem em diferentes áreas e níveis de formação.