Navegando por Assunto "Ensino/Aprendizagem"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El programa HagáQuê: la creación de cómics para desarrollar los aspectos cognitivos en E/LE(2018) SENA, Odineia dos Santos; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299Para o ensino de línguas se tem buscado métodos que proporcionem uma aprendizagem mais interessante para o aluno e que ao mesmo tempo ajude neste processo de modo significativo. Assim o género narrativo das histórias em quadrinhos, muito presentes em revistas, propagandas, etc. Também, pode ser utilizado com uma finalidade educativa, como o ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. E quando somados com a tecnologia, possibilitam o uso prático e interativo da língua alvo. Por isso, pretende-se nesta pesquisa fazer uma análise do programa HagáQuê (editor de histórias em quadrinhos) criado pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação- NIED-UNICAMP. Com a finalidade de realizar um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa y bibliográfica dos aspectos mais relevantes do software e avaliá-los. E como ponto principal responder a seguinte questão: Como ou de que maneira o programa HagáQuê contribui para o ensino/aprendizagem de E/LE, com foco no desenvolvimento dos aspectos cognitivos. Em contribuição a essa pesquisa temos, ALONZO (2012); GELABERT; BUESO; BENÍTEZ (2002); CASSANY (1998, 2002, 2004). Entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inovação no ensino superior: projeto alfabetização, letramentos e docência na Amazônia(2020-01-03) SANTOS, Caroline do Nascimento dos; OLIVEIRA, Emília Pimenta; http://lattes.cnpq.br/3683186030112093Premiado internacionalmente, o projeto de ensino, pesquisa e extensão Alfabetização, Letramentos e Docência na Amazônia, vinculado à Faculdade de Educação Matemática e Científica, do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará, propõe intervenções no âmbito da formação inicial e continuada de professores, no município de Belém/Pará. Pretende-se, neste artigo, discutir os impactos sociais do referido projeto, através da descrição e da análise dos seus eixos de atuação, os quais são letramento acadêmico, laboratório de produção textual e encantartes: falar, ler e escrever. A discussão aqui apresentada permite confirmar que se trata de uma iniciativa inovadora, por articular diferentes espaços e sujeitos aprendentes num trabalho integrado, em que a formação dos licenciados é priorizada e dá suporte às demais.