Navegando por Assunto "Ensinar e Aprender"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do ato de aprender ao ato de ensinar: a história de vida e os diferentes saberes na construção de minha identidade profissional docente(2015) QUARESMA, Maria do Carmo Maués; SILVA, Claudete do Socorro Quaresma da; http://lattes.cnpq.br/1459920630595914Este memorial trata de minhas memórias sobre o ato de aprender ao ato de ensinar: os marcos das reminiscências da história de minha vida e os diferentes saberes na construção de minha identidade profissional docente. Pretende apresentar as reflexões teóricas que embricaram-se à minha formação familiar, acadêmica e profissional. Destacando as memórias sobre minha origem de vida, e minha passagem pela educação básica e superior, bem como no trabalho com a formação em serviço. Assim, encontrei fundamentação teórica metodológica na abordagem qualitativa da pesquisa descritiva por meio da técnica de elaboração de um memorial. Meu objetivo geral é compreender como os marcos das reminiscências da história da minha vida e os diferentes saberes influenciaram no meu ato de aprender e na construção de minha identidade profissional docente, além de apresentar as memórias dos acontecimentos marcantes da Educação Familiar e da Educação Formal que me levaram a compreender a forma como eu aprendi; Evidenciar os diferentes saberes que somaram a construção de minha identidade profissional docente; Analisar as contribuições das diferentes aprendizagens para a forma de como eu, professora alfabetizadora, ensino hoje. Cheguei à conclusão que a identidade docente é produzida através das várias aprendizagens, saberes oriundos de si e de outrem e que há uma estreita relação dinâmica entre a história e vida que interfere no modo que aprendemos e ensinamos e que sempre há possibilidades de mudanças a nível pessoal, profissional principalmente quando sabemos reconhecer as contribuições implícitas e explícitas advindas de muitos e diferentes saberes.