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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Beliefs as lens to understand teachers' perspectives over english teaching and learning
    (2019) SANTOS, Adriele Pinto dos; LIMA, Suzanny da Silva; http://lattes.cnpq.br/0283277406682074
    Este artigo tem como objetivo investigar e analisar as crenças dos professores das quatro escolas públicas do Ensino médio de Monte Alegre – PA (Francisco Nobre de Almeida, Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará, Fernando Henrique e Carim Melém) acerca do ensino e aprendizagem de Inglês nestas escolas. Para conceituar a palavra “crença”, utilizou-se como referência as ideias de Almeida Filho (1993), Pajares (1992), Gardner (1998), Barcelos (2004), que contribuíram para esta pesquisa com suas definições acerca das crenças dos professores; Paiva (1997), Félix (1999), Moita Lopes 1996) que também enfatizam o estudo das crenças. Para alcançar este objetivo, foi utilizado um questionário com 7 questões e uma entrevista oral informal gravada com os quatro professores que atuam nas escolas de Monte Alegre – PA, visando esclarecer as crenças destes participantes da pesquisa, aonde foi constatado que os referidos professores acreditam ser importante que alunos de escolas públicas aprendam Inglês, porém a maioria dos professores acredita não ser possível aprender as quatro habilidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Comparative analysis between BNCC and PCN's on english language teaching
    (2022-12-23) ALVES, Mário Célio da Silva; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de
    O presente estudo tem como tema uma análise comparativa entre a bncc e os pcn's sobre o ensino de língua inglesa. O problema central dessa pesquisa são para saber o que esses documentos falam acerca das mudanças voltadas ao ensino da Língua Inglesa, buscando compreender em que medida esses documentos se aproximam ou se distanciam em relação ao ensino da língua. A partir desse problema de pesquisa o trabalho tem como objetivo fazer uma análise entre os dois documentos na tentativa de compreender as mudanças, proximidade ou distanciamento dos mesmos em relação ao ensino da língua. Pois é sabido que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são os documentos mais importantes para o funcionamento da Educação Brasileira. Para melhor compreender sobre esses documentos, a BNCC foi um documento elaborado a partir dos PCN, sendo mais específica porque determina com maior clareza, os objetivos de aprendizagem dos educandos, enquanto que os PCN, são normas e procedimentos separadas por disciplinas e preparadas pelo Governo Federal, porém, são normas que não são obrigatórias por lei. Mas a BNCC, é um documento obrigatório em todos os currículos, seja para as escolas públicas ou particulares, trazendo orientações aos objetivos de aprendizagem nas etapas da formação escolar de cada indivíduo. É um documento que não interfere nas metodologias usadas em cada escola, mas que estas, não fujam aos padrões da BNCC. De modo geral, com esta investigação foi possível perceber que há um alinhamento entre os PCN’s e a BNCC no que se refere ao ensino da Língua Inglesa. Para isso, foi realizado uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, que se baseia em alguns autores como (Picanço, 2003), (Celani 2000), PCN’s (BRASIL 2000) e a BNCC (BRASIL 2017) e outros. Nesta pesquisa será feito uma busca na recente proposta curricular do Governo Federal, consolidada na BNCC em comparação aos PCN, para averiguar as possíveis mudanças ocorridas no ensino da língua inglesa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Methods of teaching the English language
    (2022-12-23) AIRES, Maria Valdilene Ferreira; BENCHIMOL-BARROS, Silvia Helena; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8002163769688750; https://orcid.org/0000-0002-7177-1502
    O presente trabalho tem como tema: Métodos do Ensino da Língua Inglesa. A presente investigação tem como problema central: quais os métodos e técnicas que são aplicadas ao ensino de língua inglesa e como esses métodos e técnicas estão sendo utilizadas dentro das salas de aulas pelos professores que tende a contribuir para a formação do aluno A partir deste problema de pesquisa, o trabalho objetivou realizar um estudo acerca dos métodos de ensino da língua inglesa e das mudanças ocorridas ao longo do tempo, em relação a esses métodos e sua aplicabilidade nas escolas brasileiras. O ensino dessa língua já passou por diferentes procedimentos conhecidos como método tradicional, direto, audiolingual e sociointeracionista. Mas ainda nos dias de hoje, esses métodos ainda são existente nas salas de aula; mesmo que tenha surgido novos métodos, novas abordagens, mas as técnicas antigas não deixaram de existir. A gramática era o método tradicional, ou método da tradução, era a abordagem do ensino e da aprendizagem, por esse método é que eram lidos e explicados os textos literários de uma língua para a outra, já que esse método era usado para dar assistência aos alunos na leitura e tradução de textos em língua estrangeira, porém hoje, esses métodos são voltados para a comunicação como se pode observar nos PCNs-LE (1998), sendo introduzida como alvo central no processo de ensino-aprendizagem. Também foi feito uma análise em um capítulo de um livro didático de inglês do ensino fundamental, verificando quais desses métodos de ensino da língua inglesa serão utilizados. Para tanto foi realizado pesquisa bibliográfica e exploratória, baseada em vários autores, como por exemplo, Faraco (2007) e Crystal (2005), Izidro (2008) e outros alusivos ao tema. Além da pesquisa bibliográfica, esta pesquisa analisou documentos referentes à legislação brasileira, e a política de educação. O presente trabalho permitiu identificar uma área específica que necessita de aprofundamento no que diz respeito ao ensino da língua inglesa dentro das salas de aula e à qualificação do exercício profissional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perception about english language acquisition through remote teaching at the public school of the city of Placas
    (2022) MELO, Adriana dos Santos; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170
    Os anos de 2020 e 2021, foram marcados pelas drásticas mudanças e impactos em todo o mundo. O Brasil, por exemplo, enfrentou diversas crises e impasses em muitas áreas, como por exemplo a educação, com a imediata paralização das aulas, dando início então ao chamado Ensino Remoto Emergencial, tanto em redes privadas quanto públicas. Este trabalho buscou observar a percepção dos alunos de escola pública, em relação ao ensino da língua inglesa durante o período de isolamento social, causado pela Pandemia de Covid 19. Determinou as características do processo de ensino aplicados aos alunos para que fosse continuado o ano letivo. O método utilizado pela escola para a continuidade das aulas, e ferramentas usadas para tornar esse processo possível. O estudo dos dados obtidos possibilitou identificar diferentes dificuldades e até mesmo possibilidades entre os alunos. Uma das principais dificuldades pontuadas foi a falta de interação do professor com os alunos via digital.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Supervised internship report in the English language: reflections on the teaching practice in a state school in the city of Bragança
    (2023-07-11) GAMA, Denner Sousa da; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277
    Este artigo trás as reflexões feitas sobre a observação e regência, feita durante o estágio supervisionado de língua inglesa, numa escola pública da rede estadual de ensino; sobre a ótica de um estagiário do curso de Licenciatura Letras Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará. As reflexões sobre a observação e regência, foram feitas de forma individual em uma turma do 7º (sétimo) ano em uma Escola Estadual, na cidade de Bragança do Pará, onde a observação ocorreu no mês de junho de 2022, e a regência no mês de outubro de 2022. O objetivo deste artigo sobre o Estágio Supervisionado, é mostrar a construção de uma visão ética e reflexiva, a partir do conhecimento da prática docente, no ensino da disciplina de língua inglesa na educação básica, mostrando a realidade da instituição de ensino e os desafios que o professor de língua estrangeira, enfrenta em sala de aula na escola pública brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    The perception of english language teaching-learning as FL/L3 by ICEPSA-Altamira deaf in non-bilingual schools
    (2022) LANGER, Rosiane dos Santos; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170
    O presente artigo visa investigar como ocorreu o processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira nas escolas de ensino público regular em Altamira a partir das percepções de alunos surdos associados ao Instituto Cultural Educacional e Profissionalizante dos Surdos de Altamira (ICEPSA), abordando as principais problemáticas vivenciadas no referido contexto escolar. Para esta pesquisa de origem qualitativa foram escolhidos quatro surdos pré selecionados. Concerne às referências teóricas, os estudos de Spasiani (2018), Roque (2018) e Silva (2019), dentre outros autores que discutem a relação dos aprendizes surdos no ambiente educacional. Os dados coletados foram adquiridos por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas e os resultados foram descritos em três categorias especificadas no escopo deste trabalho, as quais apontam para a falta de intérpretes de Libras em sala de aula, bem como a falta de material didático adequado aos alunos surdos. Contudo, percebe-se o reconhecimento da importância de aprendizagem do inglês como L3 no cenário individual e global atual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Welcome to Bragança: interculturality through the didactic sequence of genre folder for the teaching of English language
    (2022-12-09) CARMO, Camila Fernanda Rocha do; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698
    Este artigo apresenta uma proposta de sequência didática (SD) intitulada WELCOME TO BRAGANÇA, a qual tem por base o gênero folder, com foco no ensino da língua inglesa (LI) e na divulgação da cultura local de Bragança-PA. Além disso, este texto visa contribuir para as reflexões sobre o ensino de língua inglesa através de aspectos culturais/regionais e analisar a importância da elaboração de sequências didáticas para o desenvolvimento de gêneros textuais em Língua Inglesa. A metodologia adotada para desenvolvimento da SD em questão segue o modelo proposto por Dolz, Noverraz, Schnewly (2004) e outros estudos que ajudaram nessa construção didática. O referencial teórico dividiu-se por seções que apresentam gênero textual, gênero folder, sequência didática, interculturalidade e cultura local. Tais seções apresentam, dentre outras, contribuições de autores como autores Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Silva (2007) e Dolz, Noverraz, Schnewly (2004), os quais foram de grande importância para esta pesquisa. A proposta de sequência didática, que segue o sistema instrutivo de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004), foi elaborada em formato de workshop que se dividiu em apresentação da situação, produção inicial, módulos 1, 2 e 3 e a produção final. Considerando os resultados obtidos pela pesquisa, pôde-se analisar o quão relevante e possível é desenvolver a proposta sugerida de aspectos interculturais junto à cultura local nas aulas de inglês.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Written comprehension ability: a didactic proposal with for 9º grade students from Viseu-PA
    (2022-12-21) COSTA, Edivaldo Padilha da; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277
    O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta didática para a prática da habilidade de leitura no ensino da Língua Inglesa para alunos do 9° ano de escolas públicas no município de Viseu, no Pará. O trabalho tem relevância teórico e prática trazendo uma reflexão e propondo estratégias de leitura que podem ser aplicadas em sala de aula. A pesquisa apoiou-se em conceitos teóricos discutidos por Wallace (1993), Grellet (1981), Kleiman (2000 e 2002), Widdowson (1984), Silva (1992), Nuttall (2003), Kato (1999) e Brown (2001), que tratam dessa temática. O presente estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica por meio de leituras relacionadas ao tema. Por meio dessas reflexões teóricas, foi proposta uma proposta pedagógica por meio de um plano de aula explorando as estratégias de leitura e suas etapas (pré-leitura, leitura e pós-leitura). Um plano de aula com um texto em um folder e 6 questões compõem a proposta pedagógica, sendo um plano empírico e ainda não aplicado. A pesquisa divide-se em 6 capítulos, o introdutório, o referencial teórico explicando os princípios da pesquisa, os procedimentos metodológicos são também abordados. No capítulo 5 há uma apresentação da proposta pedagógica e por fim as considerações finais. Embora o plano de aula não tenha sido aplicado, propõem-se que futuramente seja aplicado em prática numa sala de aula do 9º ano.
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