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Navegando por Assunto "Engenharia mecânica"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dimensionamento de um perfil de trilho para mesa de giro de uma recuperadora tipo roda de caçamba
    (2019-07-10) LOPES, Érika Cristina de Melo; SILVA, Felipe Soares; SOUZA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Com o crescente aumento da produtividade, cada vez mais se exige dos equipamentos uma alta confiabilidade, para que as metas de produção sejam alcançadas. Este estudo tem como objetivo analisar as falhas no trilho de giro de uma recuperadora de minério de ferro e buscar soluções para os problemas encontrados. Por meio da ferramenta Análise de Falha Aplicada (AFA), foi possível encontrar o modo de falha que resultou nas falhas encontradas no trilho de giro. Essa ferramenta apontou falha no dimensionamento do trilho. Ao utilizar os conceitos de Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) através da ferramenta Análise de Modos de Falha e Efeito (FMEA – Failure mode and Effect Analysis), foi observado três problemas no dimensionamento do trilho que impactaram na disponibilidade física (DF) do equipamento ocasionando parada corretiva do mesmo por cinco dias, tendo em vista que este tipo de manutenção é indesejado, pois afeta diretamente a capacidade de produção do equipamento. Desse modo, este trabalho propõem o dimensionamento de um novo trilho pelo método numérico conforme as normas nacionais e internacionais e também de acordo com as especificações, condição estrutural e operacional do equipamento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Estudo comparativo entre modelos estruturais para dispositivos de ancoragem submetidos a aumento significativo de carga
    (2025-04-03) SOUZA, Everton Viana de; FONTANA, Arthur dos Reis Lemos; http://lattes.cnpq.br/3870252984773032; https://orcid.org/0000-0002-0316-4620; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Este trabalho apresenta um estudo técnico de modificação estrutural em um dispositivo de ancoragem originalmente projetado para suportar cargas máximas de até 300 kg, com o objetivo de elevá-lo à capacidade de 1 tonelada. A necessidade da modificação surgiu a partir de novas exigências operacionais em sistemas de contenção biológica, especialmente em atividades de descida na sucção de estruturas hidráulicas. O dispositivo original era composto por duas vigas do tipo perfil I, fabricadas em aço ASTM A36, e possuía uma mão francesa tubular que suportava o braço principal. Inicialmente, foi realizada uma análise estrutural utilizando o método dos elementos finitos (FEA), com base no critério de Von Mises, avaliando o desempenho da estrutura sob carga máxima concentrada. Os resultados indicaram tensões próximas ao limite de escoamento do material, sugerindo a necessidade de reforços. A modificação envolveu a substituição da mão francesa por uma viga do tipo perfil I, a ampliação dos olhais de ancoragem, a inclusão de uma viga perfil T na parte superior e reforços inferiores para redistribuição dos esforços. A nova configuração foi validada por meio de simulações adicionais em FEA, com carga distribuída entre dois pontos de ancoragem. Os resultados revelaram tensões de até 218,12 MPa e uma deformação total de 3,1656 mm, mantendo-se dentro dos limites admissíveis do material utilizado. Conclui-se que as modificações propostas são eficientes e seguras, com potencial de aplicação em sistemas sujeitos a solicitações similares, proporcionando maior confiabilidade operacional e segurança estrutural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto mecânico de um dispositivo para remoção do pino pivotante da caçamba dos caminhões Caterpillar modelo 793D
    (2019-07-08) BORGES, Lorran Nascimento; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    A demanda global por projetos de engenharia, principalmente se tratando de projetos de engenharia mecânica, tem exigido aspectos econômicos, segurança e as considerações de responsabilidade pelo produto. Atualmente, existem muitos recursos para auxiliar o projetista, fonte de informações (livros, artigos entre outros), assim como diversas ferramentas computacionais. Projetos de melhoria de dispositivos para auxiliar os processos de manutenção de equipamentos, têm apresentado grande vantagem para empresas que executa manutenção em seu ambiente, como ganho de ergonomia para os executantes, menores índices de acidentes, bem como redução de custo, uma vez que reduz a quantidade de executantes na atividade. Nesse contexto, o presente trabalho traz o estudo e desenvolvimento de um dispositivo para remoção do pino de pivotamento das caçambas dos caminhões fora de estrada Caterpillar 793D. Foram desenvolvidos estudos por métodos analíticos e simulações numéricas (método dos elementos finitos) do modelo projetado com o intuito de tratar as incertezas e precaver falhas da estrutura, evitando altas tensões (prevenir zona de escoamento do material), controle de deformações e flambagem, aumentando a confiabilidade do projeto. Além do mais, a partir do estudo da ciência dos materiais é selecionado um material de propriedades que atenda às necessidades do sistema, dimensionando-se tolerâncias geométricas com fatores de segurança adequados. Os resultados analíticos confrontados com os resultados de simulação numérica apresentaram valores muito próximos, validando assim, o modelo numérico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta de um modelo de gestão que faça o controle estratégico da manutenção preventiva aplicado a perfuratrizes
    (2019-04-15) SANTOS, Rodrigo Ribeiro; EL BANNA, Wassim Raja; http://lattes.cnpq.br/2005046563115507
    Com a intenção de se tornarem cada vez mais competitivas, aumentar a produção, diminuir custos, e melhorar a qualidade dos seus produtos, as organizações precisaram, ao longo das últimas décadas, melhorar seus processos de manutenção, agregando filosofias, metodologias, sistemas de controle e ferramentas de acompanhamento, tudo para garantir maior maneabilidade e evitar falhas. Com o passar dos anos a gestão da manutenção foi evoluindo e exigindo esforços, atitudes e habilidades dos gestores e equipe de trabalho no seu controle e na tomada de ações estratégicas. Para isso, uma das ferramentas de acompanhamento e avaliação das manutenções são os Indicadores de Performance. Entre os principais pode-se citar: Disponibilidade Física (DF), Tempo Médio Entre Falhas (MTBF) e Tempo Médio para Reparo (MTTR). Os indicadores nos dão informações importantes referentes à qualidade das manutenções executadas. Controla-los e melhorá-los garante maior disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos. O presente trabalho buscou, portanto, criar um sistema de controle que permitisse avaliar detalhadamente os problemas de desempenho e ocorrências de falhas, com o intuito de garantir maior assertividade na tomada de decisões estratégicas, focando os esforços para pontos-chave de problemas recorrentes. Com a metodologia aplicada e tendo gerado ações, os resultados alcançados vieram por confirmar a viabilidade do método para que pudesse ser aplicadas às demais máquinas da supervisão de manutenção preventiva de perfuratrizes de uma empresa de mineração no estado do Pará onde os maiores resultados alcançados chegaram a um ganho de 11,23% em DF, 110,97% de MTBF, e uma queda de 65,56% de MTTR.
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