Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Engenharia didática"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Engenharia didática para os estudos de letramento matemático
    (2023-12-18) ARAÚJO, David Geandson da Conceição Bailão; ALMEIDA, Dulcirene Cunha; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente artigo é fruto uma análise qualitativa baseada em revisão bibliográfica tendo como proposta inicial compreender a estrutura da engenharia didática e do letramento matemático. O objetivo é analisar produções acadêmicas que trazem a temática da engenharia didática e do letramento matemático voltados a orientação do ensino e aprendizagem da matemática escolar. A metodologia acionada foi a pesquisa bibliográfica, adotamos um enfoque que envolve levantamento bibliográfico, leitura de artigos, seguindo a abordagem metodológica dialética. De acordo com Fonseca, a pesquisa bibliográfica é realizada. “[...] a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites (2002, p. 32).” Os resultados mostram que em conjunto, esses trabalhos fornecem uma visão abrangente, desde a construção teórica até a aplicação prática, destacando a relevância da engenharia didática no contexto do letramento matemático, essa análise aprofundada serve como ponto de partida para futuras pesquisas e práticas educacionais voltadas ao enriquecimento do ensino e aprendizado. Concluímos que a identificação dos principais elementos presentes nesses trabalhos proporcionou uma compreensão mais aprofundada das abordagens e propostas de letramento matemático sob a perspectiva da engenharia didática, a compreensão aprofundada da relação entre letramento matemático e engenharia didática capacita os professores a integrarem diferentes teorias pedagógicas, como a Teoria Antropológica da Didática (TAD), enriquecendo assim suas práticas educacionais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA