Navegando por Assunto "Energy conservation for the early years"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ludicidade e prática investigativa: o campeão de cambalhotas para ensinar energia mecânica no 5° ano do ensino fundamental - um relato de experiência(2019-12-27) SANTOS, Raimundo Wilson Fernandes dos; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência sobre a utilização do brinquedo Campeão de Cambalhotas, para ensinar conservação de energia mecânica, a alunos do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosalina Alvares Silva Cruz. A aula foi planejada com princípios do ensino lúdico e de práticas investigativas no ensino de ciências. Foi elaborada uma sequência que envolveu distribuição da turma em 6 grupos, em que cada grupo deveria produzir um campeão de cambalhotas, medir o tempo de descida do brinquedo em uma rampa inclinada e encontrar uma estratégia para diminuir o tempo de descida do campeão de cambalhotas. Ao longo do cumprimento dessas etapas, se trabalhou os conceitos de transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética e conservação de energia mecânica, os quais foram aprendidos pelos alunos de modo significativo, como ficou evidenciado nos registros.