Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Emergency remote education"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA
    (2022-02-21) SOUZA, Isabely Costa de; MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4788896363084189; https://orcid.org/0000-0002-3107-6847
    O trabalho de conclusão de curso em questão trata do trabalho docente do professor de educação física e da inclusão dos alunos com deficiência diante do cenário instaurado pela pandemia do covid-19. O lócus de investigação é a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa de cunho explicativo que utilizou enquanto instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, que traz maior flexibilidade dentro do diálogo e coleta de informações, foram entrevistados seis professores de educação física pela plataforma google Meet e WhatsApp. Enquanto considerações finais o trabalho aponta a intensificação do trabalho docente dentro do Ensino Remoto Emergencial, e uma nova reconfiguração do trabalho docente que precariza a prática pedagógica do professor de educação física e é ainda mais excludente no que tange os alunos com deficiência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba
    (2024-06-19) FARIAS, Klyvia Clarisse Xavier; DIAS, Jéssica Costa; http://lattes.cnpq.br/8664180458168854; https://orcid.org/0009-0004-3787-6003; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e;  http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este estudo apresenta um conjunto de discussões sobre a crise que a pandemia do novo coronavírus causou no Brasil no ano de 2020, afetando vários segmentos da sociedade como a saúde, a economia e a educação. Como medida de prevenção e controle da Covid – 19 a UFPA adotou a modalidade do ensino remoto por meio da Resolução n. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é fazer uma a análise do impacto das estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia ao curso de pedagogia. A metodologia é de caráter descritivo e exploratório de abordagem quanto-qualitativa por meio dos instrumentos de análise bibliográfica, documental e questionário estruturado. Os resultados da pesquisa apontam para o esclarecimento da implementação de políticas públicas que foram aplicadas pela iniciativa do Governo Federal, em seguida pelo estado do Pará e dos seus municípios, até a aplicação delas na UFPA, apontando o posicionamento da universidade em aderir pela suspensão das aulas e a implementação da modalidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Dessa forma, o estudo possibilita a discussão em torno das estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas para o processo de ensino no curso de pedagogia, no campus de Abaetetuba.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA