Navegando por Assunto "Elementary school early years"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado do curso de Pedagogia na formação de professora e professor(2022-07-12) OLIVEIRA, Lorena Araújo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa do Trabalho de Curso é resultante do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais do Curso de Pedagogia a respeito da formação de professora e professor como processo teórico-prático. No curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará o estágio é uma atividade curricular, organizada no núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos no eixo formação de professores e organização da prática pedagógica. É uma formação inicial de profissionais para atuação na docência da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, gestão educacional, coordenação pedagógica, em ambiente não escolar. O problema norteador do estudo é saber de que forma as atividades didáticopedagógicas do Estágio Supervisionado articula a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação? Objetivo principal é analisar as atividades didático-pedagógicas do Estágio Supervisionado articulas a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. A atividade curricular foi desenvolvida na Escola Antônia Cunha Vila Jaburu-Primavera-PA, Município de Capanema, em uma turma do 5º ano/9. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo interacional, realizada por etapas, conforme previa o Plano de Ensino do Estágio Supervisionado, uso da técnica da observação participante, entrevista, elaboração e execução de práticas pedagógicas na regência da sala de aula. Participaram a técnica pedagógica e supervisora da Escola concedente. Os resultados indicam que o Estágio Supervisionado é uma atividade de pesquisa, momento de atividades colaborativas, tempo de formação profissional da pedagoga e pedagogo. Momento de aprendizados e trocas de experiências e prática educativas no contexto escolar. Concluo que é preciso que a Secretaria Municipal de Educação de Capanema e a Escola considerem rever a escolha da editora e o uso do Livro Didático no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Do mesmo modo que na formação inicial de professora e professor se dialogue a respeito dos conteúdos indicados na visão sulista de editoras utilizadas nas Secretarias Educacionais da Região Amazônica. Os Livros Didáticos da Escola pesquisada não contemplam a Lei 10.639/2003 3 a 11.645/2008, que trata da cultura afro-brasileiras e indígenas. Em síntese, o contexto da pandemia da COVID-19 mostra as limitações do trabalho pedagógico e da ausência de planejamento para a retomada as aulas presenciais.