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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da arquitetura V2G de veículos elétricos em redes de distribuição de energia elétrica
    (2025-02-13) SILVA, Gabriel Araújo da; SOARES, Thiago Mota; http://lattes.cnpq.br/0156338796116154
    Atualmente, nota-se um constante crescimento do mercado de carros elétricos e híbridos no mundo, por causa dos diversos benefícios que eles apresentam. Dentre essas vantagens, destacam-se: o maior desempenho em relação à eficiência aos carros convencionais; a não ocorrência de emissões de CO2, as quais contribuem para poluição atmosférica; e a diminuição da poluição sonora, ocasionada pelos motores a combustão. Além disso, há poucos anos surgiram pesquisas e estudos sobre a tecnologia Vehicle-to-grid (Veículo para a rede, V2G), os quais objetivam auxiliar a infraestrutura de distribuição de energia elétrica devido à crescente quantidade de carros elétricos no planeta. Nesse contexto, são realizadas simulações no OpenDSS, utilizando parâmetros de equipamentos reais, a fim de obter resultados que reflitam condições operacionais próximas da realidade e, assim, avaliar os impactos do V2G na rede de distribuição de energia elétrica. Os resultados demonstram que o V2G pode ser uma ferramenta eficaz para o gerenciamento da demanda e a melhoria da estabilidade do sistema elétrico, contribuindo para evitar prejuízos à rede e maximizando a eficiência da geração de energia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impactos ocasionados por veículos elétricos em uma rede de distribuição
    (2025-04-03) SOARES, Matheus da Costa; AFFONSO, Carolina de Mattos; http://lattes.cnpq.br/2228901515752720; https://orcid.org/0000-0002-7284-7679
    A eletrificação veicular tem ganhado destaque global como uma alternativa sustentável para a redução das emissões de gases de efeito estufa. No entanto, a conexão em larga escala de veículos elétricos (VEs) à rede de distribuição pode gerar impactos significativos, como quedas de tensão, sobrecarga em transformadores e aumento das perdas técnicas no sistema elétrico. Este estudo analisa esses efeitos por meio de simulações realizadas no software OpenDSS, considerando diferentes níveis de penetração de VEs em uma rede padrão da IEEE ao longo de um período de 48 horas. Os resultados mostram que altos níveis de penetração podem comprometer a estabilidade do sistema elétrico, reduzindo os níveis de tensão abaixo dos limites regulamentares e aumentando a potência demandada além da capacidade dos transformadores. Esse cenário destaca a necessidade de um planejamento adequado e de investimentos em infraestrutura para garantir a confiabilidade e eficiência do fornecimento de energia elétrica no contexto da eletrificação veicular.
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