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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A game for teaching tourist aspects of the state of Pará from Brazil
    (2021) OLIVEIRA, Felipe de Melo Rodrigues e; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Tendo em vista o consumo cada vez mais expressivo de Jogos Digitais em tablets e smartphones, principalmente após a pandemia de COVID-19, abre-se a possibilidade de utilizá-los como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, o conhecimento de costumes regionais é elementar para a valorização das riquezas culturais de uma localidade, além de contribuir com o Turismo. Nesse sentido, dado que os autores residem no estado do Pará e a constatação da falta de meios lúdicos para ensinar sobre os costumes locais, desenvolveu-se um Jogo Eletrônico Mobile voltado ao ensino da cultura paraense, sendo a proposta principal deste trabalho de apresentar o jogo detalhadamente. O aplicativo foi projetado para incluir todas as sub-regiões do estado e os mais diversos aspectos culturais, além de contar com mecânicas de jogos conhecidas, a fim de torná-lo mais atrativo para diferentes perfis de jogadores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Pensamento computacional plugado: uma experiência em creche no município de Bonito/ PA
    (2023-12-12) SILVA, George Lucas Assad da; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143X
    Diante do panorama atual, em que se exige raciocínio lógico, pensamento crítico entre outras habilidades para resolução de problemas, o pensamento computacional surge como uma alternativa para auxiliar no ensino aprendizagem. Este artigo descreve uma experiência lúdica com o Pensamento Computacional na creche em Bonito - PA, com ênfase na abordagem plugada por meio de um jogo digital. Buscou introduzir o pensamento computacional desde os primeiros anos da Educação Infantil, promovendo atividades envolventes com hardware e software. A implementação desta atividade destaca a viabilidade dessa abordagem inicial na educação. O estudo enriquece a reflexão sobre a relevância do Pensamento Computacional no desenvolvimento cognitivo infantil nos primeiros estágios educacionais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A virtualização de um jogo para o ensino de gestão de conhecimento: módulos fábrica de conhecimento, banco de conhecimento, ranking e autoavaliação
    (2022) SOUZA, Giovanne César Osório de; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Com o avanço tecnológico do mercado de trabalho nos últimos anos, as organizações notaram a necessidade de inovações tecnológicas e a fim de atingir esse objetivo precisam capacitar seus trabalhadores e o item chave para se obter isso é o conhecimento. Suprindo essa necessidade, tem-se um jogo voltado para o ensino de gerenciamento do conhecimento, na qual utiliza uma abordagem gamificada e otimizada, porém analógica e mecânica. Como o mercado de trabalho foi atingido pelas tranformações digitais, outras áreas também foram atingidas, como a educação, nota-se o aumento expressivo da utilização de jogos digitais para o ensino e a virtualização daqueles que possuem apenas uma versão analógica. Nesse contexto, este trabalho apresenta a virtualização de um jogo para ensino da gestão do conhecimento, oferecendo uma aplicação que utiliza os elementos da gamificação e um game design moderno, no qual otimiza o ensino, proporcionando imersão, engajamento e excitação, aprimorando de modo geral o desempenho do ensino aos alunos.
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