Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Educational experiences"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Rito e educação: a capoeira como experiência educativa na cidade de Abaetetuba
    (2019-06-12) CUNHA, Daniel Fernando Moraes; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703
    Este estudo teve como objeto de pesquisa as experiências educativas na prática da capoeira em Abaetetuba. Os objetivos da pesquisa são traçar uma análise que busque identificar na capoeira seus aspectos rituais e educativos e sua trajetória histórica no contexto da cultura brasileira, relacionando-a à realidade da capoeira em Abaetetuba. O arcabouço teórico da pesquisa é composto pelos estudos de Brasil (2008), Oliveira e Leal (2009) e Falcão (2004), que são as bases para construir o apanhado histórico da capoeira; Segalen (2002) e McLaren (1991), estes discutem a temática dos rituais e sua classificação, e também os escritos de Brandão (1981) e Pozenato (2003), autores que discutem experiências educativas, além de outros. A Metodologia de pesquisa é descritiva e a abordagem é de cunho qualitativo, pautada parcialmente na etnografia. Os instrumentos de coletas de dados foram entrevistas semi-estruturadas e observação de campo. Os resultados da pesquisa revelaram que a capoeira possui características rituais nas suas músicas cantadas durante a roda, nos seus instrumentos, toques de berimbau e no seu jogo. Os resultados também mostraram que a capoeira possui diversas experiências educativas ocorrendo nas suas práticas. As letras das músicas, e os movimentos executados durante o jogo são exemplos disso, pois transmitem valores, saberes, vivências e possuem um caráter emancipador e conscientizador, formam cidadãos e exercem um trabalho político para as transformações sociais. Este estudo chegou à conclusão que a capoeira é uma prática multidimensionada, que possui uma grande carga simbólica e valor cultural para a população abaetetubense. Concluiu-se também que as dimensões cultural, ritual e educacional da capoeira estão intimamente ligadas, pois esta prática cultural é formada por ritos e experiências educativas, e as experiências educativas acontecem por meio do rito.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA