Navegando por Assunto "Educational activities"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas educativas em um CAPS AD: percepção dos usuários(2019) TEIXEIRA, Lilia Magno de Abreu; SANTOS, Thais de Oliveira Carvalho Granado; http://lattes.cnpq.br/0083146548899041; https://orcid.org/0000-0001-9496-4561; MENDONÇA, Xaene Maria Fernandes Duarte; http://lattes.cnpq.br/7489452248839331; https://orcid.org/0000-0002-0958-276XAtualmente, no âmbito da saúde mental preconiza-se o cuidado por meio de uma equipe multidisciplinar, que desenvolve diversas atividades com finalidade terapêutica, dentre elas as atividades educativas. Por isso, buscou-se através deste estudo analisar a importância das atividades educativas promovidas pela equipe de nutrição para os usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD). Trata-se de um estudo de delineamento descritivo e exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido no município de Belém-Pará, no período de junho a outubro de 2019, no qual foi aplicado um formulário contendo questões sobre a avaliação das atividades educativas e sobre a percepção dos usuários a respeito dessas práticas. Como resultado obteve-se uma amostra de 23 usuários, em que todos consideraram as atividades educativas importantes, avaliando-as em ótima (52,1%) e boa (47,8%), sendo que 91,3% acredita que estas contribuem com o tratamento. Logo, conclui-se que as atividades educativas desenvolvidas no pela equipe de nutrição são práticas que além de auxiliar na promoção da saúde, colaboram com o aprendizado e com o tratamento terapêutico dos usuários. Em relação à percepção, evidenciou-se que a importância das práticas educativas esteve relacionada ao aprendizado e por ser uma forma de ocupar a mente e afastá-los das drogas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um sítio arqueológico, vários museus: o caso do Engenho do Murutucu, Belém/PA(2017-04-06) SANTOS, Sabrina Fernandes dos; COSTA, Diogo Menezes; http://lattes.cnpq.br/3938588690473816Neste artigo discutimos sobre como a Nova Museologia e a Arqueologia Pública lidam com a gestão compartilhada do patrimônio cultural e arqueológico. Utilizamos um sítio arqueológico- histórico, Engenho do Murutucu,como estudo de caso que demonstra os diversos sentidos que podem ser atribuídos ao patrimônio pela perspectiva do público que visitou este espaço, a partir de atividades educativas foram realizadas no mês de julho/2015. Os resultados são baseados em entrevistas orais e apresentaram temas a serem utilizados na discussão sobre políticas de salvaguarda, elaboração de ações didático-pedagógicas, dos usos e sentidos atribuídos ao patrimônio pelas sociedades contemporâneas.