Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Educational Practices"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação de jovens e adultos: uma análise das práticas educativas desenvolvidas no Centro de Recuperação Regional de Cametá-CRRCAM
    (2019-08) FERREIRA, Ana Cláudia Valente; FURTADO, Gislane Damasceno; http://lattes.cnpq.br/1737653497590536
    O presente estudo intitulado A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO CENTRO DE RECUPERAÇÃO REGIONAL DE CAMETÁ-CRRCAM, analisa como as práticas desenvolvidas na educação de jovens e adultos são promovidas para a ressocialização de sujeitos privados de liberdade que cumprem pena no Centro de Recuperação Regional de Cametá-CRRCAM, bem como identificar como se organizam essas práticas e discutir seus resultados na vida destes sujeitos a partir do trabalho do pedagogo que atua nesse espaço não escolar. Neste sentido, a estratégia da metodologia nos levou para uma pesquisa de estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e com a utilização de instrumentos de coleta de dados como: Entrevistas, observação, análise de documentos disponibilizados pela SEMED e CRRCAM. As discussões foram construídas com as colaborações das obras de importantes autores da área como: Freire (1996) e (1967) uma referência da educação de jovens e adultos. Assim como Libâneo (1999) vem complementar o debate das práticas educativas e a ação do pedagogo. Os resultados apontam que a organização das práticas educativas se desenvolve aleatoriamente, até mesmo pela falta do pedagogo na instituição e do coordenador pedagmógico. Essa falta de planejamento resulta em não saber para onde essa educação vai caminhar, se possui o objetivo de somente a elevação da escolaridade ou de uma efetiva ressocialização desses sujeitos. Poucos resultados são apresentados quanto a mudanças significativas na vida dos sujeitos privados de liberdade. Pois, muito problema enfrentado para a efetivação do ensino no CRRCAM, são os mesmo que perpassam pelas instituições escolares. Portanto, ainda é necessário que as ações das práticas educativas se tornem mais efetivas e abraçadas de fato pelas instituições ao gerarem mudança de vida para os sujeitos apenados dentro e fora do contexto dos centros de recuperação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA