Navegando por Assunto "Education and State"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da educação básica: implicações do SAEB na gestão e desenvolvimento do ensino-aprendizagem na E.M.E.F Irene Rodrigues Titan em Castanhal – PA(2019-06-11) MACHADO, Alanna da Rocha; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Esta pesquisa está centrada em uma discussão sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, com foco no Ensino Fundamental, que se constitui por meio de testes padronizados, visando o alcance de metas que viabilizem a melhoria da qualidade educacional através da criação de políticas públicas. Esta pesquisa se caracteriza por um estudo qualitativo, que tem como objetivo analisar as influências do SAEB na gestão e desenvolvimento do ensino-aprendizagem na E.M.E.F Irene Rodrigues Titan, localizada no município de Castanhal – PA. O percurso metodológico se estabeleceu a partir do levantamento bibliográfico e da coleta de dados, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o Gestor, Coordenador e Professores da instituição de ensino, além da utilização da análise de conteúdo como técnica para o tratamento dos dados. Sendo assim, a pesquisa apresentou como resultado que, apesar de o Brasil ter, atualmente, uma Política de Avaliação Educacional consolidada, há diversas limitações que interferem no processo de ensino-aprendizagem, influenciando nos Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, gerando consequentemente, grandes desafios para o campo das políticas de educação. Se por um lado a política de avaliação apresenta resultados que deveriam gerar política de ajustamento em relação as demandas, por outro lado esses resultados não são frutos da aproximação e posteriores reflexões de questões que interferem decisivamente no processo de aprendizagem, ou seja, os fatores levados em consideração na avaliação de larga escala não consideram outros marcadores, sobretudo os sociais que interferem decisivamente nos resultados dessas avaliações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O pacto nacional pela idade certa e a expectativa de superação das dificuldades de leitura no 1º ciclo do ensino fundamental em uma escola do campo em Inhangapi (PA)(2018-10-20) PAIVA, Luciana Rodrigues de; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O presente trabalho parte de uma inquietação de vivencia cotidiana docente com necessidade de compreender melhor a relação sócio educacional que se estabelece no 1º ciclo do fundamental visando aprimorar e aperfeiçoar a prática pedagógica nas classes multisseriadas no município de Inhangapi, nordeste do Pará. Tem como problema: Quais as estratégias desenvolvidas pelo PNAIC para superar as dificuldades de leitura dos alunos do 1º ciclo de classe multisseriada em uma escola do campo no município de Inhangapi? O objetivo geral é discutir como as estratégias desenvolvidas pelo PNAIC estão contribuindo para superar as dificuldades de leitura de alunos de classes multisseriadas em escolas do campo no município de Inhangapi. Os objetivos específicos são: caracterizar o quadro educacional do município de Inhangapi e suas implicações em escolas do campo de classes multisseriadas; compreender as estratégias do PNAIC para a superação das dificuldades no processo de apropriação da leitura em classes multisseriadas de Inhangapi/PA e analisar a relação entre as proposições do PNAIC e as dificuldades apontadas pelos professores de classes multisseriadas em Inhangapi/PA. Buscou-se fundamentação metodológica na pesquisa qualitativa e o instrumento metodológico escolhido para a efetivação do trabalho de campo foi à observação in loco mediante questionário proposto, a qual foi analisada a partir do diálogo com alguns teóricos como: Brasil mediante os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012a, 2012b, 2014); Hage (2010); Ibernón (2009); Freire (1987,1996, 2018), Rosa (2008), dentre outros. Os sujeitos envolvidos foram três servidores da rede pública sendo duas professoras de classe multisseriada e uma coordenadora pedagógica. Diante dos resultados obtidos percebe-se que o PNAIC faz parte do cotidiano educacional das escolas com classes multisseriadas, porém, não é praticado com eficácia devido a fatores diversos como falta de material didático, acompanhamento pedagógico, formação continuada, dentre outros.