Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Education Food"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Soberania, segurança alimentar e nutricional no contexto escolar do município de Santa Luzia do Pará
    (2024-02-29) LIMA, Nilton Pereira de; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661
    A Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional é um tema bastante presente na sociedade, pois é um direito de cada ser humano de ter uma alimentação em quantidade e qualidade nutricional que atenda às necessidades do nosso corpo em todas as fases da vida. Discutir esse assunto, é também buscar dar ênfase na soberania que ainda não é tão utilizada em estudos e na segurança que hoje em dia é uma das preocupações de órgãos públicos e privados acerca da alimentação. Também compreendemos que o tema Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional é de grande relevância no campo educacional, inclusive se faz presente pelo termo Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que deve estar presente nas escolas não só na teoria como também na pratica, como está destacado nas Leis e politicas publicas do nosso país. Neste sentido este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de compreender em que termos a Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional se faz presente em escolas públicas do município de Santa Luzia do Pará, em especial escolas públicas do ensino fundamental do sítio urbano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa de campo. Utilizamos como fonte de coleta de dados um questionário semiestruturado que foi respondido de forma escrita pelas participantes da pesquisa, três diretoras, duas vice-diretoras e uma coordenadora pedagógica. A pesquisa bibliográfica que compôs este Trabalho de Conclusão permitiu evidenciar que o tema está em constante debate no âmbito teórico pelo mundo, inclusive após a pandemia de COVID-19. No entanto, o que buscamos no quadro teórico foi ressaltar a importância do tema. Na constituição do nosso quadro teórico, observamos que o termo ”Soberania” parece não ser tão estudado e citado nos artigos e documentos oficiais que tratam do tema. Assim também não sendo conhecido pela maioria das professoras entrevistadas, que evidenciaram a preocupação com uma merenda de qualidade a ser servida aos alunos, mas que não se tem um trabalho curricular efetivo sobre o tema nas aulas para os alunos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA