Navegando por Assunto "Education - Government policy"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: dificuldades encontradas pelos professores nas práticas pedagógicas nas escolas do campo no município de Inhangapi/PA(2018-08-06) MERCÊS, Marivaldo Correa das; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945O presente trabalho busca identificar as principais dificuldades enfrentadas na prática pedagógica dos professores que atuam em escolas do campo no município de Inhangapi/PA, uma vez que, novas políticas educacionais e estudos nesta área já foram implementadas, porém, é preciso que as mesmas sejam de fato concretizadas nestas escolas. A pesquisa terá como base, uma reflexão a partir da LDB 9394/96, PNE 2011-2020, PME 2015-2025, PCCR 2015 e Diretrizes Nacionais para a Educação do Campo. Neste sentido, os meios de abordagens utilizados foram pesquisas de campo, bibliográfica, documental e consulta na internet. Além da participação de professores, alunos e coordenadores pedagógicos da rede escolar municipal, os quais responderam algumas perguntas semiestruturadas, buscando refletir a cerca dos aspectos que levam a essas dificuldades. Assim tornou-se importante analisar a Prática Pedagógica dos docentes de cinco escolas do campo no município supracitado, bem como os fatores desencadeantes dessas dificuldades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Programa Novo Mais Educação na escola M.E.I.F. Pedro Coelho da Mota em Castanhal: desenvolvimento, dificuldades e contribuições(2019-07-05) SILVA, Fernanda Alves; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492Este Trabalho de Curso (TCC) intitulado “O Programa Novo Mais Educação na escola M.E.I.F. Pedro Coelho da Mota em Castanhal/PA: Desenvolvimento, Dificuldades e Contribuições” é o resultado de uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal de um bairro periférico da zona urbana da cidade de Castanhal/PA. Analisa a implantação do programa na escola, compreendendo sua implementação, dificuldades e contribuições para a educação escolar, a partir de um contexto em que a política de educação visada é a educação em tempo integral no Brasil. O referido estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, inspirando-se metodologicamente em um estudo de caso. A coleta de dados e informações se deu a partir da entrevista estruturada a qual foi realizada com os seguintes agentes do programa na escola: articulador, mediadores e facilitadores. Os dados foram organizados e analisados com base nas ideias de autores que discutem a educação integral e em tempo integral, tais como: Cavaliere (2007), Guará (2006), Ribeiro (2017), Moll (2012), dentre outros. A partir deste trabalho foi possível constatar que a implantação do programa na escola se deu a partir da necessidade de se melhorar o rendimento dos alunos, bem como desenvolver suas múltiplas dimensões humanas, a partir da perspectiva de educação integral em tempo integral que é visada pelo Programa Novo Mais Educação. Durante o processo, algumas dificuldades se fizeram presentes constantemente, dentre elas, a baixa frequência dos alunos no programa e a falta de material didático para a realização das atividades. Apesar desses impasses, o programa teve bons resultados com relação ao desempenho do rendimento dos alunos participantes do programa.