Navegando por Assunto "Education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agenda 2030 da ONU e a formação de professores: relações da sustentabilidade e a etnomatemática(2021-06-03) FARIAS, Jocilene Rodrigues; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho tem como tema as contribuições da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas – ONU e suas orientações à formação de professores, com foco no objetivo 4 e meta 4.c, a partir dos quais evidenciamos as relações entre Sustentabilidade, como proposta e Etnomatemática, como área de estudos. O objetivo 4, da agenda 2030, e a meta 4.c trata da discussão e mudança nos rumos da qualidade da educação para o futuro. Desse modo, o objetivo do trabalho é propor uma ação didática baseada nas diretrizes da sustentabilidade da agenda 2030 e dos princípios da Etnomatemática, visando superar a educação bancária a partir da proposição de pesquisa sobre as práticas culturais na região das ilhas de Abaetetuba. A metodologia é de finalidade básica estratégica, com abordagem hipotético dedutiva, qualitativa, com levantamento bibliográfico em autores como Barros (2004 e 2010), Morin (2011) e Vergani (2007) e desenvolveu-se de maneira documental. Por fim, almeja-se discutir e exercitar uma relação entre a sustentabilidade e a Etnomatemática para buscar compreender o que pode vir a ser uma educação sustentável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola no município de Santa Izabel do Pará(2023-10-03) SOUZA, Camila Araújo de; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387As transformações ocorridas pelo advento da pandemia no período da SARS-COV-2, mais conhecida como COVID-19, provocaram mudanças na educação. A alfabetização, uma das fases mais importantes do processo educacional sofreu mudanças, ocasionando desafios neste processo atualmente. Com isso, (a) esta pesquisa busca (ou) compreender os desafios na alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola municipal do estado do Pará. A fundamentação teórica deste artigo segue os conceitos clássicos de alfabetização em Soares (2020); Costa (2020); Freire (1988) e Ferreiro (1985). Utilizando-se também de uma abordagem qualitativa com característica exploratória, com observações no período de estágio não obrigatório, na alfabetização de alunos do 1° ao 5° ano e com duas professoras alfabetizadoras. Os resultados apontam que a alfabetização de crianças nas séries inciais na pós pandemia foi afetada, ocasionando uma lenta aprendizagem da leitura e escrita. Conclui-se que existem obstáculos nos caminhos educacionais das crianças, no entanto, há a relevância nos processos educativos variados para a obtenção de desenvolvimento educacional atual. O estudo realizado por meio das análises narrativas revelou a necessidade de repensar as propostas de currículo e abordagens metodológicas, criando assim, possibilidades e condições de aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, uma vez que a maioria das crianças da rede pública não frequentaram as aulas de forma presencial em anos anteriores em decorrência da pandemia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da qualidade de vida no trabalho em uma instituição pública de ensino no município de Abaetetuba-PA(2018-12-05) BALHEIRO, Deidiane Rodrigues; MARTINS, Harley dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3094067019584624O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em uma escola estadual, no município de Abaetetuba/PA, utilizando conceitos e ferramentas básicas de gestão da qualidade, enfatizando que indicadores físicos, psicológicos, pessoais e profissionais são relevantes para se obter uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho. Para isso, aplicou-se um checklist a um público alvo de vinte e cinco funcionários da instituição, professores, coordenadores pedagógicos, assistentes administrativos, serventes e vigilantes, tanto do quadro efetivo, quanto contratados, com o intuito de verificar quais indicadores mais influenciam na Qualidade de Vida no Trabalho. Para a análise dos dados foram utilizados recursos estatísticos através do software Microsoft Excel, ilustrando esses dados através da apresentação em tabelas e gráficos expondo os níveis de satisfação dos funcionários em relação à QVT imposta. Em posse dos resultados, realizou-se uma seção de brainstorming, a fim de diagnosticar as causas dos problemas de insatisfação dos colaboradores, elaborando um plano de ação com o uso da ferramenta da qualidade 5W1H. Concluiu-se que o diagnóstico da pesquisa foi de suma importância para a instituição, pois o estudo demonstrou uma gama de informações que servirão de base para discussões e debates em prol de futuras melhorias no ambiente de trabalho e para o bem estar de todos que integram o quadro funcional da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise das práticas de avaliação dos professores na multissérie do ensino fundamental da escola do campo Joana da Conceição Lima, no município de Abaetetuba(2018) CARNEIRO, Valdecira Cavalcante; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033O trabalho buscou estudar as práticas de avaliação realizadas pelos professores nas classes de multisséries. O lócus da pesquisa é a escola Joana da Conceição Lima, a qual está localizada no ramal da Brasília, na comunidade nossa Senhora do Bom Remédio. Para o desenvolvimento do trabalho foram tomados com sujeitos da pesquisa os professores atuantes nas multissérie, com o intuito de obter informações acerca da realidade escolar e do processo de avaliação realizados. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa e estudo de caso, que através de pesquisas bibliográficas, consultas a trabalhos acadêmicos relacionados com o tema e aplicação de questionário aos professores com perguntas semiestruturadas, as quais permitem uma maior flexibilização das respostas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de jogos matemáticos no 1º ano do ensino médio(2022-07-08) QUARESMA, Mário Antonio Mata; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Apesar da evolução do ensino que se tem nos dias atuais a disciplina de matemática continua sendo um dos motivos do grande número de reprovação dos alunos, não importa o nível de escolarização: fundamental, médio ou superior. Os motivos alegados para tal fato são diversos, mas há um consenso geral de que quando os professores utilizam métodos diferenciados, saindo daquela postura tradicional de lecionar, o resultado final melhora bastante. Por exemplo, a utilização de jogos matemáticos é uma das alternativas que diversos educadores usam para melhorar o desempenho dos alunos nesta disciplina, mas ainda são poucos os professores que utilizam os jogos em sala de aula e quando utilizam é mais para o ensino fundamental do que para o ensino médio. O presente trabalho objetivou mostrar, através de experiência realizada em sala de aula, com uma turma do 1º ano do ensino médio, que pudesse aplicar jogos matemáticos para o ensino médio e que faz com que o rendimento na aprendizagem aumente. Neste trabalho apresenta-se cinco jogos já existentes na literatura, que podem ser aplicados no ensino médio, mas na aplicação que ocorreu em uma escola do município de Abaetetuba, utilizouse apenas um devido ao tempo disponibilizado pelo professor. Durante a atividade foi possível perceber um interesse maior em aprender o conteúdo matemático para participar do jogo. Apresentou-se citações diversas dando um crédito à utilização desses jogos, então entende-se que é válido fazer essas experiências em sala de aula. Os jogos aqui propostos são sugestões simples que poderão ser utilizados nas escolas, com praticamente custo zero. Com a aplicação do jogo concluiu-se que a tentativa realmente é válida para melhorar a “imagem” desta disciplina temida por muitos, às vezes tão odiada e também muito amada por seu fascínio quando se cria estratégias de ensino diferenciadas e dinâmicas (“animadas”). E principalmente fazer com que os alunos não venham mais abandonar as salas de aula, desperdiçando a oportunidade de um futuro melhor, que na maioria das vezes só se pode alcançar através da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquilo que o amor devora: memorial de um processo criativo(2018-12-20) SOUZA, Fabricio Muniz de; MOREIRA, Francisco Edilberto Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0791005330116716Este trabalho registra o processo de construção de uma cena experimental denominada de “Aquilo que o amor devora” a partir do poema “Os três mal amados” de João Cabral de Melo Neto, desenvolvida dentro da disciplina Exercício da Cena III- Encenação do curso de Licenciatura Plena em Teatro ministrada pelas Professoras Doutoras Wlad Lima e Ivone Xavier. Está pesquisa de conclusão de curso investiga o Teatro feito com/por pessoas com deficiência intelectual que através de uma experiência estética propõe uma criação e produção artística autônoma. Tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles: José Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira (2008) com sua pesquisa sobre a cena feita por pessoas com deficiência ao longo da História e Tania Alice (2012) com suas propostas para linguagem cênica da Performance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de alunos do atendimento educacional especializado de uma escola pública de Belém através da school function assessment/avaliação da função escolar (SFA)(2016) ARTNER, Carlos Alberto; MONTEIRO, Rose de Carvalho; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645Com a evolução da educação inclusiva (EI) no Brasil, foram instauradas polític as que regem o acesso de todos à educação, sem qualquer tipo de exceção. A partir da perspectiva inclusiva, a Terapia Ocupacional (TO) inserese nesse campo com a finalidade de contribuir com o processo de inclusão junto a equipe escolar, por meio da interface saúdeeducação. Para atuar nesse campo, no processo terapêutico ocupacional é fundamental realizar uma avaliação inicial, que coleta dados sobre o aluno e os aspectos que compõem o ambiente escolar. Para tal, podem ser utilizados diversos protocolos de avaliação. Esta pesquisa buscou avaliar alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio da School Function Assessment/Avaliação da função escolar (SFA). O protocolo é composto por três partes que avaliam respectivamente: participação nos ambientes escolares, auxílio nas tarefas escolares e desempenho nas atividades escolares. Adotouse neste estudo o tipo de pesquisa quantitativo descritivotransversal. Os sujeitos da pesquisa foram os professores do AEE da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro (BelémPA) que avaliaram 8 alunos que atenderam aos critérios de inclusão da amostra. Os resultados da parte primeira parte apontaram a categoria transporte com a menor pontuação. Referente à segunda parte, observouse pouco uso de adaptações. Na última parte houve diferença no desempenho das tarefas físicas sobre as cognitivos/comportamentais, dado justificado pelos diagnósticos dos alunos que compuseram a amostra. A partir da aplicação da SFA, foi possível visualizar o aluno de forma integral, por ser um protocolo que permite uma visão holística do aluno. Por conta dos diagnósticos dos alunos avaliados, as alterações e dificuldades encontradas nos aspectos cognitivos/comportamentais, afetam diretamente a participação escolar da amostra. O estudo também revelou uma possibilidade de atuação da TO, bem como seus benefícios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia em Muaná(2019-08-09) MORAES, Nayza Oliveira; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831O presente trabalho intitulado Avaliação no processo de ensino aprendizagem: um estudo nos anos inicias do ensino fundamental na escola Santa Rita de Cássia Muaná apresenta a seguinte problemática: Qual importância da avaliação nos anos inicias do ensino fundamental da escola Santa Rita de Cássia? Onde se objetivou fazer uma reflexão sobre avaliação, buscando identificar os métodos avaliativos utilizados pelos professores dos anos inicias do ensino fundamental. Sabemos que avaliação da aprendizagem se faz presente em nossas escolas como mecanismo utilizado pelos professores, para acompanhar o desempenho seus alunos durante todo período de ensino-aprendizagem, para tanto busquei refletir em autores que são referência no assunto como Luckesi (1997), (2005), Araújo (2009) entre outros. E para dar encaminhamento ao processo da pesquisa, como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa etnográfica, onde a mesma baseia-se na pesquisa de campo, fazendo uso da observação participante, conversação e captura de imagem e o diário de campo para possível tradução e análise. Os informantes da pesquisa foram: um professor e duas professoras do ensino fundamental I. Através das análises dos dados obtidos com a pesquisa etnográfica realizada na escola, chego à conclusão que os professores praticam uma avaliação diagnóstica e contínua, e fazem uso de alguns recursos avaliativos que de certa forma, ajuda na melhoria da aprendizagem de seus educandos, apesar de ainda usarem a prova como uma ferramenta de ameaça e classificação, vejo neles um interesse e uma preocupação com ensino-aprendizagem dos seus alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras como processo de aprendizagem na educação(2018) BARRETO, Nazilda dos Santos; ALENCAR, Helem Betel Negrão da SilvaO presente trabalho argumenta sobre a brincadeira como processo de aprendizagem na educação, é um tema importante e necessário no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança e tem como objetivo geral analisar os aspectos históricos, aprendizado e desenvolvimento da criança na educação infantil por meio da ludicidade. A metodologia apresentada foi bibliográfica, do tipo descritiva que se baseia em levantamentos de autores como: Antunes (2005), Anna e Nascimento (2011), Cardoso (2017), Cintra e Jesuino (2010) e Kishimoto (1997), que retratem o tema e o detalhamento da pesquisa. O objeto de estudo para pesquisa foram jogos, brincadeiras, cantigas e também argumentos teóricos de autores que discutem o assunto, assim como também demonstrar a importância da prática como projeto relacionado sobre o tema, como processo de aprendizagem na educação infantil. Com a pesquisa verificou-se a grande necessidade de se discutir a ludicidade na educação da criança como uma das metodologias necessárias para o processo de ensino, sendo que a criança aprende brincando. E com essa pesquisa espera-se contribuir com a educação das crianças e também incentivar os educadores a trabalhar com a ludicidade para fazer com que o alunado tenha mais interesse pela educação escolar, principalmente quando estão saindo do laço familiar para um novo convívio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O centro de convivência da pessoa idosa: processo educativo e sexualidade na terceira idade(2019-07-05) OLIVEIRA, Maiara e Silva; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344Este trabalho sobre sexualidade na terceira idade é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Convivência da Pessoa Idosa onde passei aproximadamente 15 dias para fazer entrevistas com idosos e também com o corpo docente desta instituição. As inquietações que nortearam a pesquisa foram: De que formas os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa veem a velhice? O que a sexualidade representa para os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa? Os objetivos da pesquisa foram: Analisar as formas como os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa veem a velhice e compreender o que representa a sexualidade para os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa. Como referencial teórico acionei Foucault (2005), Beauvoir (1990), Castro (2001), Neri (1991), Pacheco (2005), Silva (2003), Borges (2006). A pesquisa foi realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa no Município de Abaetetuba-Pa; os sujeitos da pesquisa foram os idosos a partir dos 60 anos e também a Pedagoga e Diretora do Centro, no total de 10 pessoas. A produção de informações se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e captura de imagens. Para analisar os dados usei alguns elementos da análise do discurso de Foucault. E como resultados, ressalto que obtive dados significativos em relação ao objeto de pesquisa, no qual se destaca que falar sobre sexualidade dos idosos é um tabu para eles/as e para grande parte da sociedade, sendo que este diálogo ainda é bastante raro nas vidas deles e os mesmos não gostam de discutir, portanto percebe-se o quanto o processo educativo pode auxiliar nesta compreensão acerca da sexualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As contribuições de Paulo Freire para pensar a educação popular nas periferias urbanas(2019-01-10) SANTOS, Ingrid Silva dos; VIANA, Rosely Risuenho; http://lattes.cnpq.br/0454930998633775Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da teoria de Paulo Freire para repensar a estruturação da educação, a implementação da educação popular que visa a emancipação das massas populares, tendo como foco entender de que forma a teoria freireana pode contribuir para a emancipação da população periférica através de uma educação periférica com a finalidade de analisar e correlacionar a teoria freireana com as áreas de periferias urbanas visando evidenciar a influência de Paulo Freire na construção de uma educação libertária, emancipatória e popular. A pesquisa bibliográfica é utilizada como ferramenta metodológica que auxiliou na busca de possíveis respostas acerca do método freireano como ferramenta de fortalecimento emancipatório das periferias urbanas. Este artigo pode concluir que Paulo Freire estabeleceu categorias que foram essenciais para o direcionamento da educação popular como instrumento que visa a conscientização e emancipação do ser humano oprimido pelas relações capitalistas e que atualmente se encontram localizados principalmente nas periferias urbanasTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Currículo e transversalidade: um olhar sobre a nova legislação(2019-07-09) SANTANA, Cintia Wanily Oliveira Mendes; SOARES, Raimunda Lucena Melo; http://lattes.cnpq.br/4770593445189343A educação como fator indispensável para o desenvolvimento humano assume um papel de suma importância na vida de todos os indivíduos. Então, pergunta-se: Qual a importância da discussão de gênero e sexualidade na educação escolar, no ensino fundamental? Mediante esse problema central de estudo, pensou-se como objetivo geral compreender a importância da discussão de gênero e sexualidade para a formação escolar, política e social. Entre as fontes bibliográficas destacam-se as obras de Marlucy Paraíso, Dagmar Meyer, Guacira Louro e Michel Foucault. Como metodologia, o estudo baseou-se na perspectiva pós-crítica em educação, deste modo, partiu-se de pistas e suspeitas apontadas por estudiosos afins, para que se pudesse dar movimento a formas outras de refletir sobre o objeto bruto. O estudo permitiu concluir que o currículo, frente às tensões que englobam a vida em sociedade, não pode abrir mão de discutir acerca da multiplicidade, da diversidade e da diferença. Contudo, percebe-se nos tempos atuais a ocorrência do silenciamento da diversidade, do ocultamente da multiplicidade e da exclusão de corpos e identidades. Entende-se que em um currículo há muitos movimentos que assumem caráter políticos ou ideológicos. Diante disso, a formação docente deve inclinar-se para o descobrimento de espaços novos, espaços de resistência e de dissensos, proliferando o desejo e a vontade de potência que impulsiona as ações do profissional da educação. Para que este desejo possa alargar os limites do currículo, dando a ele luz voz, movimento, sexualidades, gêneros e transversalidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança na escola e a constituição de identidades juvenis(2019-03-13) PAZ, Ataíze Gonçalves; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente trabalho trata de uma pesquisa etnográfica, realizada na Escola Cristo Trabalhador, com foco no Grupo Educar pela Pesquisa e seus integrantes. O objetivo foi investigar a constituição das identidades dos alunos que participam do Grupo. Como instrumentos de produção de informação utilizei a observação participante, a captura de imagens, a conversação, o questionário, que serviram para a composição do diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos que participam do Projeto Educar pela Pesquisa, alguns funcionários da instituição e um grupo de professores. O problema de pesquisa apresenta as seguintes questões: Como a dança contribui na constituição de identidades dos alunos da Escola Cristo Trabalhador? Para auxiliar a reflexão contarei com Bourdieu (1983), Canclini (1989), Dayrell (2007), Ribeiro (2013) e Silva (2000). Como resultados destaco que a dança é uma manifestação cultural que auxilia na constituição de identidades dos alunos, pois participar do grupo de dança fornece aos alunos a compreensão de si próprio e do que está a sua volta; também enfatizo como o Projeto educar pela pesquisa incentiva a formação ética e cidadã dos alunos em razão das multiculturas presentes nesse espaço.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) DESCOBRINDO O ENSINO DA ASTRONOMIA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BREVES-PARÁ(2017-08-16) FAVACHO, Luciano Gonçalves; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho constitui-se em um relato de experiência, que é o resultado dos estudos realizados através no projeto “Introdução ao Mundo da Astronomia na Ilha do Marajó – Breves”, tendo como objetivo analisar o Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental de Breves- Pará (E.E.F.B-P). Além do relatório de ações do projeto, apresenta os resultados da pesquisa, com base nos dados levantados e nas teorias estudadas, entre elas: Afonso (2006), que expõe a história da astronomia indígena; Faria (2009), Veiga, Ponte Neto et al (2015), Moraes e Chiaradia (2007), Steiner (2009), apresentam a História e o Ensino da Astronomia; Langhi e Nardi (2009; 2010), Bretones (1999), Daminele (2009), Daminele e Steiner (2010), Bizzo (2009) debatem o ensino da astronomia e a formação de professores para trabalhar o assunto na educação básica, sendo que todas servem de base para o projeto relatado e para a pesquisa nele realizada. A metodologia adotada foi o estudo de caso nas E.E.F.B-P. Os sujeitos foram professores atuantes nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se para a coleta de dados aplicação de questionários abertos. Os resultados apontam uma grande necessidade de projetos e formação continuada na área da astronomia que venham suprir as carências no Ensino da Astronomia apresentadas pelos professores pesquisados. Pontuando sugestões para a melhoria no Ensino da Astronomia nas E.E.F.B-P, esse trabalho não esgota a necessidade de novas pesquisas sobre o tema, ainda pouco conhecido e trabalhado em nossa região, tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de uma plataforma para ensino de conceitos básicos de lógica de programação Utilizando arduino e android(2015) NEGRÃO, Victor Luiz Santos; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma voltada ao ensino da lógica de programação para crianças utilizando Arduino e Android, permitindo uma introdução simples a conceitos comumente julgados complexos. Levando-se em consideração que o contato com a tecnologia começa cada vez mais cedo e que crianças da mais tenra idade já começam a tentar utilizar diversos dispositivos eletrônicos (especialmente celulares e tablets), a plataforma consiste em dois módulos principais: um robô-carro responsável por receber comandos do tipo “mover-se para a frente”, “virar para esquerda” e “virar para direita”, e um aplicativo para dispositivos Android, responsável pela interface gráfica da plataforma e por enviar comandos para o robô-carro. O objetivo da plataforma é, além de ensinar a lógica de programação em si, trazer o mais cedo possível outros prováveis benefícios latentes que existam no seu aprendizado, sempre de uma forma lúdica e atraente para crianças. A plataforma foi desenvolvida utilizando-se uma abordagem bottom-up, isto é, os elementos foram desenvolvidos separadamente e depois foi criada a conexão entre eles. Na conclusão, fala-se sobre a viabilidade de reprodução do projeto e são feitas propostas de trabalhos futuros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais)(2024-10-03) ROZARIO, Ester Silva do; ROSARIO, Samuel Antônio Silva do; http://lattes.cnpq.br/7909649057832090; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361As dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da Química resultam na falta de familiaridade dos alunos com esse conteúdo, o que compromete seu aprendizado. Para revitalizar a dinâmica da sala de aula e despertar o interesse dos alunos, é fundamental que os educadores adotem abordagens pedagógicas distintas das tradicionais. Este trabalho apresenta uma análise da implementação do jogo didático "Que Elemento Eu Sou?" em uma turma do 9º ano, com o objetivo de avaliar o impacto dessa estratégia no aprendizado em Química. Os dados foram coletados por meio de formulários, observações e indagações, e analisados qualitativamente, evidenciando que o jogo estimulou a busca ativa por conhecimentos prévios. Ao final da atividade, 65% dos alunos expressaram interesse pela matéria, sugerindo uma conexão positiva entre a abordagem lúdica e a aprendizagem. Esses resultados indicam que a adoção de metodologias ativas pode ser eficaz na promoção do interesse e na compreensão de conceitos químicos, contribuindo para a formação de alunos mais engajados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diálogo sobre o cinema na educação do campo: uma proposta inclusiva(2021-10-25) MONTEIRO, Paulo Gabriel Nascimento; SOUZA, César Augusto Martins de; http://lattes.cnpq.br/3353195442153329O cinema é apreciado de diferentes formas e possui objetivos bem específicos, seja uma manifestação artística e/ou estética ou até mesmo uma projeção de uma possível fantasia, um passatempo que foge à realidade. Contrapondo-se a todas as visões citadas, é possível relacionar o cinema com a educação, tanto na possibilidade de dialogar com as vivências e visões de mundo de forma mais simplificada quanto de problemas sociais mais complexos ou passiveis de um debate um pouco mais crítico, tornando acessível assuntos de difícil compreensão. O cinema é capaz de entregar uma certa eficácia nessa proposta, além de promover interdisciplinaridade em um espaço que é cada vez mais comum a “separação” de determinados assuntos. Para agricultores, camponeses e outros que residem em espaços rurais, o cinema pode ser uma boa alternativa para a inserção desses sujeitos no diálogo, uma vez que através dele (cinema) é possível direcionar informações, levar o diálogo para diferentes grupos sociais. Portanto, é importante compreender estes sujeitos, suas especificidades, a política da modalidade que eles estão inseridos, seus processos de luta por garantia de direitos e promover discussões acerca do cinema como uma proposta educativa, uma ferramenta facilitadora nesse processo de ensino-aprendizagem, além de viabilizar a formação de posicionamentos críticos e de possíveis transformações sociais, a partir da conscientização de grupos que outrora lhes foi negado o direito à informação/educação e de que forma contribuem para o ambiente em sua volta e sociedade que fazem parte.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia(2021-11-25) GOMES, André Romão; CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite; http://lattes.cnpq.br/3899704557705100; https://orcid.org/0000-0003-4135-4895O artigo discute a visão e a correlação professor, aluno e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem a partir da visão do professor, no contexto da pandemia da covid-19, levando em consideração as adaptações e a nova estruturação da sala de aula. Para analisar os relatos dos professores, fez-se necessário criar um questionário virtual através da plataforma google forms, sendo 6 questões objetivas e 4 subjetivas, direcionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, onde 28 professores da rede pública contribuíram. Após análise das informações coletadas percebe-se a relação do conhecimento com o prazer, satisfação, o brincar, a aprendizagem e as ferramentas tecnológicas avaliadas positivamente pelos professores. Este resultado vem reiterar o quanto as TDICs podem auxiliar o professor dentro da sala de aula com ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, identifica-se a necessidade de melhorias estruturais e de formação continuada para os docentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de aprendizagem na interpretação de textos escritos dos alunos da turma do 6° ano da escola professor Bernardino Pereira de Barros(2013) PINHEIRO, Bernadete do Socorro da Silva; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba do Estado do Pará, visando identificar as dificuldades encontradas no processo de Ensino Aprendizagem referente a interpretação de textos escritos dos alunos do 6º ano Ensino Fundamental da Escola Professor Bernardino Pereira de Barros. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da interpretação de textos escritos no Ensino Fundamental. Em um segundo momento realizou-se uma Pesquisa de campo, utilizando como instrumentos duas entrevistas aplicadas ao professor e aos alunos da turma do 6º ano da referida Escola. O questionário aplicado ao Professor encontra-se dividido em três etapas, que abordam questões relacionadas ao Ensino aprendizagem, no intuito de apontar as dificuldades que os docentes e discentes alegam enfrentar em seu cotidiano escolar, bem como a necessidade de uma reflexão por parte dos mesmos sobre o uso de metodologias inovadoras, como estratégia eficiente para que possam desenvolver um raciocínio para compreensão dos textos. O outro questionário utilizado nesta pesquisa foi direcionado aos alunos, com o objetivo de indagá-los sobre a aceitação da referida metodologia e as contribuições trazidas ao processo de Ensino/Aprendizagem ocasionadas pelo uso da mesma. Ainda como parte do processo de levantamento de dados, foram desenvolvidas com os alunos atividades de interpretação de textos relacionadas aos conteúdos já abordados neste ano letivo. As atividades foram realizadas em sala de aula. As análises dos resultados da Pesquisa estão informados nos Resultados e Discussões deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar: a ação do pedagogo na brinquedoteca hospitalar(2024-07-02) SILVA, Rodrigo Barra da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O objetivo desta pesquisa foi investigar sobre o direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar, juntamente com a ação do pedagogo no contexto da brinquedoteca hospitalar. A pesquisa busca contribuir com os discussões referentes as interfaces onde o profissional de pedagogia pode atuar, e principalmente o direito à educação de qualidade das crianças e adolescentes. O artigo argumenta também, a colaboração desse profissional com a equipe médica, influenciando na melhoria do tratamento da criança, através da intencionalidade pedagógica do brincar de forma lúdica. Para construção desta pesquisa de análise bibliográfica, foram realizadas buscas através do site Google Acadêmico, a respeito de artigos já publicados sobre a temática. O aporte teórico da leitura, baseia-se nos artigos de Cury (2002), Fontes (2009), Lima e Paleologo (2012), Brito e Perinotto (2014), Paula e Foltran, Angelo e Vieira (2010). Como resultado desta pesquisa, percebe-se que ainda há ausência de materiais científicos referentes a esse tema e corrobora a desinformação dessa temática, e a importância do comprometimento para que sejam alcançadas melhorias decorrentes a estudos científicos.