Navegando por Assunto "Ecologia - estudo e ensino"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do role playing game como estratégia para ensino sobre relações ecológicas(2023-12-11) ARAÚJO, Lucas Souza de; NOGUEIRA, Mayara Larrys de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045A educação formal, como é concebida hoje, se propõe a contextualizar e dar sentido aos conhecimentos científicos que, muitas vezes parecem isolados e distantes do mundo real. Como destaca Morin (2000), a hiperespecialização e a fragmentação dos saberes científicos orientam modelos de ensino que norteiam memorização e a repetição, de forma que é necessário repensar a educação para que promova o diálogo de saberes. Uma das vias possíveis que permitem o diálogo de saberes é a utilização do Role Playing Game (RPG) como estratégia de ensino, pois se caracteriza como uma via para dialogar com os conhecimentos científicos. Com base nesses argumentos, esta investigação teve como objetivo desenvolver uma proposta de RPG para o ensino de relações ecológicas como parte de uma sequência didática (SD) estruturada na abordagem temática Freireana proposta por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Para tratar os dados da pesquisa tomei como base a análise do conteúdo (Bardin, 2011) como ferramenta para a interpretação dos conhecimentos emergentes. A SD foi realizada junto a uma turma de de 25 alunos do ensino médio em uma escola da rede pública de Ananindeua/PA e foi orientada pelos Três Momentos Pedagógicos (3MPs): 1) Problematização inicial (PI), 2) Organização do conhecimento (OC) e 3) Articulação do conhecimento (AC). A PI permitiu mapear os conhecimentos prévios dos estudantes sobre relações ecológicas assim como suas compreensões equivocadas. A OC consistiu em duas etapas: na primeira jogamos o RPG produzido e na segunda os estudantes identificaram as relações ecológicas presentes na história do RPG. Por fim, a AC consistiu na produção de um mundo ficcional onde eles criaram uma sociedade, levando em consideração a presença das relações ecológicas na descrição da narrativa. Os resultados construídos durante a pesquisa indicam o potencial do RPG enquanto estratégia didática para o ensino de relações ecológicas, promovendo a compreensão de conhecimentos científicos e a articulação de saberes que vão além de Ciências e Biologia.