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Navegando por Assunto "Early Childhood Education"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação Infantil e os desafios do trabalho docente durante a pandemia: relato de experiência
    (2023-06-28) OLIVEIRA, Hellyna Viana; FREITAS, Léia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/4829920653020369; https://orcid.org/0000-0003-1852-1106
    Neste trabalho, o propósito foi relatar as vivências dos discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ano 2019 matutino, no Estágio Supervisionado na Educação Infantil durante a pandemia da Covid-19 em uma escola pública do município de Altamira-PA, assim nosso objetivo foi analisar o processo de socialização entre a professora, acadêmicos e as crianças da turma do Pre I problematizando a questão: como ocorreu o processo de socialização durante o estágio e quais as dificuldades vivenciada pela professora, acadêmicos e os alunos? A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com a subsequência da ferramenta de observação, participação e elaboração de um plano de atividades que auxiliaram na preparação pedagógica de atendimento aos alunos das turmas de Pré I. Paralelo a isso, fizemos uma revisão de literatura sobre as práticas pedagógicas no tempo de pandemia na área da educação infantil e também sobre a importância do estágio na formação do professor. Após a análise dos dados os resultados apontaram que apesar do estágio ser remoto os acadêmicos de pedagogia conseguiram ter essa imersão da realidade de uma sala de aula, pois foram produzidos materiais pedagógicos lúdicos, plano de aula e ornamentação da sala de aula para receber os alunos no retorno às aulas presenciais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiência de estágio supervisionado na educação infantil: interações, brincadeiras e organização do trabalho pedagógico
    (2023-06-30) LINHARES, Ana Paula Santos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    Esta pesquisa ora apresentada do Trabalho de Curso é resultante da experiência sobre o estágio supervisionado na educação infantil, na Creche e Pré-Escola Professora Ana Sousa de Oliveira, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campos Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos centrais caracterizam o contexto educacional da instituição, localizada no município de Bragança-PA; descrever a rotina escolar em turma da pré-escolar I; apresentar a intervenção didático-pedagógica realizada durante o estágio; e refletir sobre a contribuição desta atividade curricular para a formação docente como estagiaria. Esta experiência levou-me como pesquisadora ao externo da universidade, e me fez observar o ambiente que tem o papel de socializar o conhecimento e o dever de atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento do indivíduo como cidadão. E foi a partir dos projetos utilizados na escola que me levaram a conhecer a verdadeira realidade da creche, e como eu poderia aprender e acrescentar na comunidade escolar, durante meu tempo de estágio. Por ser a única instituição do município e ofertar a modalidade de Creche e Pré-Escola, se voltou a atender prioritariamente crianças de família carente, tendo como finalidade cuidar e educar a criança na sua totalidade. Com o passar dos anos a demanda por vaga na escola foi crescendo, os critérios de matriculas foram sofrendo ajustes, os sujeitos da escola foram se redesenhando, agora atendendo crianças de vários bairros da cidade, diferentes condições financeiras e também crianças com deficiência. Trabalhou-se a metodologia de recursos tecnológicos, a qual os alunos já estavam adaptados, a pedido da professora, pois já havia sido feito todo o planejamento das aulas. Estava sendo trabalhado contos de fadas, e os numerais. Tendo em vista que a professora usava vídeos para reforçar o que já havia ensinado. Nessa vivência tive muito o que aprender. Porem consegui observar que para uma creche e pré-escola, se trabalhava muito a alfabetização, percebe-se pouco uso de brincadeiras assistidas, com objetivo de ensinar, e sabemos que na fazes dos anos iniciais a brincadeira tem muito significado, em relação a aprendizagem. Contudo, prática do estágio trouxe significativas contribuições para nosso saber, foi uma possibilidade de amadurecimento tanto pessoal, quanto profissional, pois ao nos relacionarmos com pessoas anteriormente desconhecidas foi preciso colocar em prática a ética, o respeito e a interação com os demais profissionais para o bom desenvolvimento no ambiente de trabalho. A experiência vivenciada no estágio nos fez refletir sobre a nossa formação e nossa atuação enquanto futuros profissionais da educação. Como podemos melhorar nossa atuação juntamente com as crianças, principalmente, no que se refere ao processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil? Essas questões só foram possíveis ser pensadas a partir da rica experiência vinda do estágio supervisionado em educação infantil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BREVES, MARAJÓ-PA
    (2021-11-22) GUIOMAR, Jessica Leão; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Este estudo tem como objeto a temática “História e Cultura Africana e Afro-brasileira” no contexto da Educação Infantil em Breves, Estado do Pará. É orientada pelos seguintes questionamentos: A temática “história e cultura africana e afro-brasileira” está presente na Matriz Curricular Municipal da Educação Infantil, Proposta Curricular e Projeto Político Pedagógico das escolas de educação infantil da cidade de Breves? Como essa temática é abordada nesses documentos? Há diferença ou semelhança quanto à abordagem dessa temática pelos citados documentos? O objetivo geral consistiu em identificar se a temática em estudo está inserida nos documentos que norteiam esse nível de ensino na cidade de Breves. Especificamente buscamos conhecer como esses documentos apresentam/abordam a história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros. Também verificamos semelhanças e diferenças entre a forma de abordagem da referida temática adotada pelos documentos citados. No campo teórico contamos com a contribuição de Vital Didonet (2001), Priscila Freitas (2016), Lucineide Soares (2013), Almeida e Sanches (2016), Silvia Costa (2017), entre outros. Trata- se de uma pesquisa documental cujos documentos analisados foram: A Matriz Curricular Municipal da Educação Infantil, uma Proposta Curricular; sete Projetos Políticos Pedagógicos e quatro planos de ensino das escolas de educação infantil da cidade Breves. Entre os resultados obtidos destaca-se que o currículo da educação infantil do município contempla os seguintes temas geradores: Cultura afro-brasileira e Diversidade étnica e cultural, os quais dialogam com nosso tema de estudo. As escolas têm autonomia para escolher e desenvolver um dos temas geradores, mas somente três PPPs fazem menção às relações étnico-raciais. Também não se identifica tal perspectiva na única Proposta Curricular analisada, já nos planos de ensino, verificamos que todas as escolas analisadas incluíram a temática em seus planejamentos. Concluímos que as escolas de educação infantil de Breves, embora não trabalhe a temática em pauta de forma a considerar as questões históricas dos africanos e afro- brasileiros em mesma proporção das culturais em seu currículo, desenvolvem um trabalho que contribui para combater o preconceito racial e promover a valorização da cultura e história de povos africanos e afro-brasileiros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A rotina como categoria pedagógica e as implicações da pandemia do COVID-19 na vida das crianças: experiências no estágio supervisionado na educação infantil.
    (2023-09-01) GOMES, Hevelin Taiana Aviz; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    Este relato de experiência é resultado do Estágio Supervisionado na educação Infantil, realizado em uma turma do Jardim II, do ano de 2021, na E.M.E.I Claudia Bethânia Ferreira Cavaleiro de Macedo. Objetiva abordar a importância do estágio na formação acadêmica do futuro educador/a enfatizando o quanto é necessário vivenciar a experiência da docência no processo de formação. Diante deste contexto, o relato apresenta uma metodologia de abordagem qualitativa a partir de um caráter exploratório investigativo. No trabalho de campo utilizou-se a observação sendo registradas no diário de campo. Os resultados apontam que o estágio possibilitou o aprofundamento teórico-prático importantes sobre a relevância da rotina pedagógica para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e reflete o quanto a pandemia afetou o ambiente escolar apontando para as adaptações implementadas para garantir a segurança das crianças. Assim, ressaltamos a importância do estágio como uma experiência enriquecedora e bidirecional, onde educadores e crianças aprendem mutuamente. Destaca a complexidade da Educação Infantil e a necessidade de adaptar as práticas para atender às necessidades de cada criança, ressaltando o papel crucial dos educadores na construção de um ambiente de aprendizado eficaz e significativo.
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