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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um ensino de Física diferenciado para o ENEM(2020-02-17) PEREIRA, Adalto Ferreira; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Esse trabalho teve origem a partir de uma pergunta: “o que você acha da física” que evidenciou a Física como uma disciplina pouco entendida pelos alunos, tudo isso graças aos fatores diversos do qual podemos citar o senso comum pedagógico. Relatamos aqui o que tornou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) uma prova tão abrangente, a ponto de ser considerado um dos maiores vestibulares do mundo, e o que o instituto Anísio Teixeira (INEP), através da Matriz de Referência (MR) do Enem espera sobre o ensino no Brasil. Tem como objetivo mostrar uma forma de ensino com utilização de softwares educacionais Phet e ALGODOO e visitação ao laboratório de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), como auxiliadores do ensino em sala de aula, proposta está aplicada em 2019 no projeto Pré-Enem do campus Ananindeua/UFPA que visa o Enem.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) O uso do jardim escolar para a construção de teia alimentar: experiências no ensino de ecologia(2025-02-10) TORRES , Milena Sousa; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O presente trabalho de Conclusão de Curso se constitui em um resumo expandido intitulado O USO DO JARDIM ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE TEIA ALIMENTAR: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE ECOLOGIA, o qual foi apresentado no evento “II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO e VI SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, que ocorreu de forma presencial nos dias 05 a 07 de novembro de 2024 em Castanhal-PA. A realização dessa atividade foi possível através do Programa Residência pedagógica (PRP), que é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), tendo como objetivo principal a inserção de licenciandos para vivenciar à educação básica, assim como a contribuição na identidade profissional e a experiência precoce do discente no espaço escolar. Com isso, meu objetivo geral foi reforçar o meu desejo em poder contribuir com o aprendizado dos alunos na escola e aprimorar cada vez mais minha experiência em sala de aula, uma vez que esse processo, contribui bastante não apenas para o processo formativo, como também auxilia na identificação de outras vertentes educacionais. No contexto do programa, vivenciei etapas como a imersão no cotidiano escolar, a elaboração de planos de aula, materiais didáticos para utilizar nas aulas ou mesmo em ações; possibilitando assim, uma atuação em atividades de regência e intervenções pedagógicas em parceria com a professora preceptora; para posterior elaboração do relato de experiência, no intuído de produzir baseado na realidade dos alunos e dos acontecimentos cotidianos.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Paulo de Tarso no ensino de História Antiga: possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula(2018-08-10) BARROS, Alberto Daniel Pereira de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515O objetivo deste artigo é discutir possibilidades de utilização dos textos bíblicos em sala de aula para auxiliar no Ensino de História Antiga, principalmente nas turmas do 1º ano do Ensino Médio, em cujo currículo os conteúdos sobre Antiguidade são apresentados e devem ser ensinados. Para tanto, será realizado, em princípio, um breve panorama do Ensino de História Antiga e suas dificuldades relacionadas à execução dos requisitos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que através dos seus pré-requisitos influencia nos conteúdos de História ministrados em sala, que precisam estar em harmonia com o que o exame exige. Também serão levantadas possíveis formas de emprego dos textos bíblicos relacionados com a vida e a obra de Paulo de Tarso, os usos desses escritos como documento histórico do primeiro século, que pode nos oferecer um cenário do cotidiano das pessoas na sociedade romana da antiguidade.