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Navegando por Assunto "Down Syndrome"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e possibilidades no processo de inclusão educacional de alunos com Síndrome de Down: um estudo de caso em uma escola pública em Abaetetuba-PA
    (2025-05-02) SOARES, Roberta Dias; AQUIME, Rafaele Habib Souza; http://lattes.cnpq.br/5409321115395105
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down (SD) na educação pública, analisando os desafios, estratégias e práticas pedagógicas que favorecem a efetivação de uma educação especial e inclusiva. A metodologia adotada foi qualitativa e exploratória. Nesse sentido, utilizou-se a observação participante e a entrevista semiestruturada como ferramentas metodológicas para o estudo de caso envolvendo um aluno com SD do 4º ano do ensino fundamental. Osresultados mostram que, embora existam políticas de inclusão, ainda existem desafios a serem enfrentados relacionados à formação docente, adaptação curricular e trabalho colaborativo, como apontado por Mantoan (2006) e Stainback e Stainback (1999). Além disso, mostra que a mediação pedagógica e a interação social desempenham um papel central nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. Esse aspecto corrobora a perspectiva de Vygotsky (2007), que destaca a importância do outro na construção do conhecimento. Nessa perspectiva, as situações de interação entre o aluno com SD e seus colegas, intencionalmente mediadas pelos professores, mostraram-se fundamentais para a promoção de avanços na autonomia, comunicação e participação nas atividades escolares. Os resultados alcançados, analisados à luz da análise de conteúdo, indicam que, embora existam barreiras institucionais e atitudinais, também existem práticas inclusivas em construção que favorecem a aprendizagem e a participação dos alunos. Além disso, a pesquisa revelou a relevância do trabalho colaborativo entre o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da necessidade de um planejamento pedagógico que adote princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DU). Destacouse, ainda, a importância da formação inicial e continuada dos profissionais como fator crucial para o fortalecimento das práticas inclusivas e transformadoras das concepções sobre a diversidade no ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prosódia da expressividade facial das emoções de crianças com síndrome de down do município de Abaetetuba
    (2018-06-30) ALMEIDA, Rosane Rodrigues de; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
    Neste estudo, compreendemos, especialmente, o processamento prosódico das expressões faciais das emoções de crianças com Síndrome de Down. Pressupomos que as crianças com Síndrome de Down apresentariam barreiras para compreender e produzir as expressões faciais das emoções, em virtude a restritas interações sociais. Adotamos como base teórica, Fónagy (2003) e Paul Ekman citado por Correia (2014). Segundo Fónagy (2003) afirma que a prosódia pode expressar a atitude, a emoção e/ou a intenção do locutor. Paul Ekman (1999) citado por Correia (2014) define seis emoções básicas: alegria, tristeza, cólera ou raiva, medo, aversão ou nojo e surpresa. Participaram deste estudo 06 crianças, sendo 03 com Síndrome de Down e 03 sem Síndrome de Down. O material compôs seis expressões faciais primárias das emoções básicas, baseadas em Paul Ekman, a saber: alegria, tristeza, cólera ou raiva, medo, aversão ou nojo e surpresa. A tarefa consistiu em dois momentos: o primeiro momento, solicitamos para as crianças com e sem Síndrome de Down produzirem as seis expressões faciais por meio de relatos espontâneos. Posteriormente, foram induzidas a reconhecer as seis expressões faciais básicas da emoção acima citadas por meio de 06 figuras, retiradas da internet. Assim sendo, os resultados demonstraram que os participantes com Síndrome de Down compreenderam 06 (seis) emoções, sendo que apenas uma criança compreendeu todas, os outros dois participantes apenas a reação prosódica da alegria, do medo e da tristeza. E produziram 05 (cinco) emoções, sendo elas: alegria, tristeza, surpresa, medo e raiva. Já os participantes sem Síndrome de Down, compreenderam 05 (cinco) emoções: alegria, tristeza, raiva, nojo e surpresa. E produziram 06 (seis) emoções: alegria, tristeza, cólera ou raiva, medo, aversão ou nojo e surpresa. Tais evidências confirmam nossa hipótese de que as crianças com Síndrome de Down apresentariam barreiras para compreenderem e produzirem as expressões faciais das emoções, em virtude a restritas interações sociais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vivências de mediação escolar no auxílio da inclusão de aluno com Síndrome de Down em escola particular
    (2023-09-18) BRAGA, Ana Flávia Saraiva; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/781592645018723; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182
    A pesquisa objetiva relatar as vivências de uma mediadora escolar no auxílio da inclusão de alunos com Síndrome de Down (SD) em escola particular. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e descritiva com utilização de observação participante, caderno de campo e narrativas calcadas nas relações de intermediação entre mediadora e uma aluna do 9.o ano do ensino fundamental de escola particular do município de Castanhal/Pará. As vivências de mediações pedagógicas realizadas na escola particular foram de constante aprendizado, com frustrações ao construir expectativas, porém, com conquistas significativas e de uma alegria imensurável. A mediação escolar permitiu uma relação com a aluna de forma afetuosa, com carinho e perspicácia, gerando autonomia da aluna. Conclui-se, que é importante que o aluno com SD tenha conhecimento sobre as próprias dificuldades e sobre a necessidade da presença da mediação escolar em seu cotidiano, enfatizando a necessidade de garantir mediações efetivas através do investimento no âmbito familiar, buscando estímulos para o desenvolvimento adequado da criança SD.
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