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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Caracterização do diploma de graduação digital por meio da diplomática contemporânea
    (2022-02-11) CRUZ, Fernanda Di Paula Sousa da; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
    Desde o início do século XVII a Diplomática teve como propósito auxiliar na autenticidade dos documentos. Com os avanços tecnológicos e o surgimento de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), houve a necessidade de adaptar a Diplomática a fim de atender à nova realidade dos documentos nato digitais. Em busca de otimizar o tempo e desburocratizar algumas atividades administrativas das Instituições de Ensino Superior (IES), o Ministério da Educação (MEC) lançou o diploma de graduação digital por meio da Portaria Nº 554 de 11 de março de 2019, evidenciando a necessidade de caracterizar o diploma digital. O objetivo geral é analisar e identificar os elementos da estrutura do diploma digital que garantirá sua autenticidade e veracidade, sendo os objetivos específicos apresentar o percurso históricoconceitual da diplomática, identificar os elementos que compõem a estrutura do diploma físico e digital com base nas Portarias Nº 1.095 de 25 de outubro de 2018 e Nº 554 de março de 2019, respectivamente, demonstrar os aspectos e propor a caracterização do diploma digital utilizando o modelo da Universidade Federal do Pará. A metodologia foi de natureza qualitativa, com descritiva e exploratória, por meio de coleta de dados acerca da temática Diplomática Digital, documento digital e documento físico, além de estudo aplicado às portarias que tratam sobre a emissão e registro do diploma físico e digital. A pesquisa mostrou que todos os elementos obrigatórios presentes no diploma físico permaneceram no digital, a diferença está na forma em que os dados estão apresentados, visto que, no diploma digital os dados estão na linguagem XML com o esquema XSD. Por fim, verificou-se a necessidade de elaborar um modelo de análise diplomática para documentos nato digitais, bem como a necessidade de produção científica acerca da temática de Diplomática Digital.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Preservação arquivística: uma análise sobre a preservação digital nas instituições públicas brasileiras
    (2019-12-06) FIGUEIREDO, Gabriel William dos Santos; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202
    A preservação dos documentos é toda a ação que almeja garantir a integridade e proteção das informações registradas nos documentos, para que elas não sejam perdidas, pelo desgaste dos suportes e para auxiliar o procedimento, ferramentas como os softwares que executam a preservação digital, contribuem para o gerenciamento e armazenamento documental. O objetivo da pesquisa é fazer uma análise das instituições que utilizam os softwares (open source) de preservação digital, efetivando um comparativo entre a teoria e prática dos softwares nas instituições, discutindo as técnicas e estratégias. O problema da pesquisa é obter informações sobre o funcionamento dos softwares nas instituições públicas selecionadas, que realizam a preservação digital, por meio de repositórios digitais. As instituições brasileiras que utilizam os softwares, tais como: DSpace, ICA-AtoM, Alfresco e SIAN, almejam armazenar, preservação e disponibilizar as informações, que estão guardadas em seus acervos, procedimento que não é comum, especialmente no setor público brasileiro. Os materiais e métodos foram divididos em duas etapas: a primeira é um levantamento de informações sobre a preservação digital e a utilização dos softwares nas instituições. A segunda etapa consistiu em efetuar um cruzamento entre as características dos softwares apresentados, as instituições e os instrumentos normativos, identificando elementos em comum, entre as ferramentas. O universo de pesquisa são as instituições públicas brasileiras, que aderiram aos métodos arquivísticos, com amostra delimitada aos órgãos do estado, responsáveis pela guarda documental, formado por: Arquivo Nacional, Arquivo Público do Estado de São Paulo, Serviço Federal de Processamento de Dados e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Os resultados são apresentados em forma de discussão, identificando as características do software, para saber se estão presentes nas instituições, que executaram o software fazendo um comparativo, entre a teoria e prática, com a base teórica dos sistemas LOCKSS e do modelo e-Arq Brasil, para saber se os softwares estão em consonância com os instrumentos de organização e acesso. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia utiliza a plataforma DSpace para a elaboração de repositório digital, o Arquivo Público de São Paulo instalou o software ICA-AtoM, o Serviço Federal de Processamento de Dados trabalha como o software Alfresco e o Arquivo nacional desenvolveu uma plataforma própria que é denominada SIAN para a gestão do acervo. Cada um dos softwares instalados nas instituições são responsáveis para a execução da preservação digital. Por meio da pesquisa foi possível verificar que as instituições apresentadas atendem parcialmente os instrumentos do e-Arq Brasil e LOCKSS, na execução de suas atividades. Como considerações finais, foi possível identificar que as instituições obtiveram resultados satisfatórios no gerenciamento do acervo com a implantação dos softwares de preservação digital.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A preservação digital no tribunal de justiça do estado do Pará: um estudo de caso
    (2018) PEREIRA, Emerson Souza de; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    O presente trabalho, tem o objetivo de estudar como ocorre a preservação digital e guarda dos documentos eletrônicos, gerados e custodiados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, bem como, verificar a existência de política de preservação digital; os formatos adotados para os objetos digitais; os atores informacionais e descrever as práticas de preservação adotadas por este órgão do Poder Judiciário. Neste estudo a metodologia utilizada tem caráter descritivo, com a utilização de questionário como instrumento de pesquisa, aplicado a três servidores, da Secretaria de Informática, caracterizando a amostra. Posteriormente, após análise dos dados, constataram-se algumas carências, tais como, embora a política de preservação seja mencionada não é explicita ou divulgada; somente uma estratégia de preservação é adotada; não há o envolvimento dos atores informacionais em atividades ligadas à preservação digital; não há a participação em rede colaborativa de preservação, entre outras. Porém, um aspecto tecnológico que deve ser mencionado é o fato da utilização de SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de dados) e o Data Center institucional, para a guarda dos documentos digitais.
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