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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da leitura reflexiva permanente para o profissional docente
    (2018) SANTOS, Neurilene Ribeiro dos; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    O uso da leitura para o profissional docente é um instrumento muito importante para o seu próprio aprendizado. Nesse contexto, o presente trabalho expressou um estudo sobre a importância da leitura permanente para o profissional docente. Para isso, essa pesquisa objetivou analisar uma abordagem bibliográfica. A revisão bibliográfica evidenciou que a leitura deve sempre fazer parte do cotidiano do ser humano, sobretudo do professor, que facilita a compreensão dos alunos sobre a importância da leitura, sendo que o docente deve ser um ponto favorável para o aprendizado. A discussão evidenciou que a leitura contribui para o desenvolvimento e a capacidade do ser crítico de suas próprias opiniões e da leitura de mundo. Por isso, considera-se que a leitura cotidiana do docente é de grande relevância para o processo ensino-aprendizagem dos alunos e do próprio profissional docente. A conclusão expressa que a leitura do docente é de fato, um canal muito importante para o exercício de docência no ambiente escolar, de modo a proporcionar um aprendizado mais consistente tanto para os alunos quanto para o docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade na prática docente na educação infantil: realidade desvelada em escolas da rede municipal de ensino de Abaetetuba-PA
    (2018-05-02) FERREIRA, Edilene de Jesus Gonçalves; RODRIGUES, Alcemir Pantoja; http://lattes.cnpq.br/9116827252137741
    O presente trabalho propõe-se a discutir a importância da ludicidade na prática docente da Educação Infantil, no que se refere a aprendizagem da criança, partindo de um estudo do seu significado e conceitos sobre o desenvolvimento da ludicidade para enfatizar a necessidade de sua utilização eficaz no espaço da escola Santa Maria e Maria Eloisa de Souza, no município de Abaetetuba. Sabe-se que as atividades com brincadeiras são importantes ferramentas que levam a criança a desenvolver a prática da leitura e da escrita de forma prazerosa e significativa. Esta pesquisa utilizou-se de referências pedagógicas que forneceram a orientação necessária para a busca de uma discussão e reflexão acerca do papel da ludicidade como prática docente na educação infantil na escola. Neste trabalho destacam-se vários autores que mencionam sobre o tema, a qual a ludicidade é elemento fundamental da prática pedagógica que pretende desenvolver o interesse e o prazer da leitura e compreensão social nas crianças neste nível de aprendizagem. A partir da análise do processo de ensino-aprendizagem através da ludicidade, percebe-se que o lúdico e a criança estão sob influência de ambos e merecem grande atenção, porque da relação lúdico e criança nasce a aprendizagem. Cabe ressaltar também que esta pesquisa desenvolveu-se por meio de pesquisa–qualitativa, observando-se a realidade da pratica na escola Santa Maria. Desse modo, aplicou-se um questionário para compreender o processo ensino-aprendizagem na escola pesquisada. Tal visão permitiu-nos a reflexão a respeito da prática pedagógica que determina os aspectos elencados na pesquisa. Acredita-se que o planejamento estruturado, organizado e proposto para as aulas possam, com as atividades lúdicas, contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem na infância.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O TRABALHO DOCENTE E O ADOECIMENTO DE PROFESSORES NO MUNICIPIO DE BREVES - PA
    (2021-01-19) LIMA, Maria Trindade Gomes; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa oriundo do Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo compreender as implicações do trabalho docente e os fatores de adoecimento de professores do município de Breves-Pa. Para o embasamento teórico da pesquisa, utilizamos autores como Penteado e Neto (2019), Pinheiro e Masson (2019), Araújo e Moreno (2016), Zaragoza (1999), Oliveira (2012), entre outros que visam compreender o adoecimento dos profissionais da educação. Para dar conta dos objetivos, coletamos trezentos e trinta e um (331) prontuários de docentes no Instituto de Previdência do Município de Breves – IPMB, os quais foram analisados por meio da abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. Os resultados indicaram que o adoecimento do professor não acontece especificamente no município de Breves, há literaturas que apontam ser este um problema nacional, entretanto, neste município, houve um elevado crescimento de adoecimentos entre os anos 2017 e 2018, sendo o maior deles, a depressão. Um alerta para maiores cuidados com as condições inadequadas para o trabalho docente e falta de preocupações institucional, e de cuidados com a saúde desses profissionais, que requer ambiente e materiais adequados para o trabalho, assim como, assistência por uma equipe multiprofissional nas escolas, já que essas condições contribuíram favoravelmente para a qualidade de vida do profissional e consequentemente para o ensino e a promoção de aprendizagens.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tratamento da variação linguística no ensino e aprendizagem do Português
    (2019-06-26) SANTOS, Luciani dos Anjos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho tem como foco a importância e aprendizado do tratamento da variação linguística enquanto objeto essencial de ensino da Língua Portuguesa, a pesquisa buscou tratar sobre a problematização das possíveis dificuldades que os professores enfrentam ao aplicar esse ensino de língua na sala de aula, o estudo foi feito em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental de duas escolas do município de Barcarena/Pará, sendo uma da rede pública EMEF Prefeito Wandick Gutierrez localizada numa área com alguns traços rurais e outra da rede particular IEPAM Instituto de Educação Permanente da Amazônia localizada numa área urbana. O estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo em uma abordagem quantiqualitativa. Os instrumentos foram questionários contendo perguntas semiestruturadas, aplicadas às professoras das escolas em uma amostragem de 1 questionário por docente. Assim, de posse das informações coletadas observou-se que as professoras ainda apresentam muitas dificuldades em fazer usos dos estudos de variação linguística, pois ainda utilizam técnicas e métodos tradicionais e descontextualizados. Assim é de suma importância o professor desde sua formação apropriar-se dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de sua prática.
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