Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Docência"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA
    (2018-05) AIRES, Olinda Quaresma; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213
    O presente trabalho que tem como tema: “A Busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA”. Objetivou relatar, os aspectos de minha vida da infância, à docência e posteriormente no ensino superior. Assim, o tema escolhido justifica-se pelo fato de tratar de uma experiência real de vida, no caso a minha, retratando a minha realidade e poder relatar experiência da docência, a partir da ação-reflexão-ação, por meio dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquirido na academia, possibilitando, com isso, refletir os processos pelo qual é constituído o nosso fazer pedagógico na prática educativa e social. Para tanto meu trabalho foi realizado, por meio de meus próprios relatos de experiências, passos traçados no decorrer da minha vida social e profissional, assim como busquei, através de material bibliográfico fundamentação teórica de autores adeptos ao tema para fundamentar meu trabalho. Desta forma esta obra está pautada em três capítulos a saber: no primeiro relato da minha vida do nascimento ao contexto familiar, com os seguintes subtemas: minha vivência familiar: memorias de infância; primeira escola e a alfabetização; ensino fundamental. No segundo capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência. No terceiro capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Compreensão docente quanto as fases da psicossexualidade infantil
    (2021-10-06) OLIVEIRA, Vanessa do Nascimento; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510X
    Este Trabalho de Curso teve como objetivo descrever, analisar e compreender a visão docente com relação ao desenvolvimento da sexualidade infantil segundo a Teoria de Freud. Utilizou-se uma metodologia mista sendo uma Revisão Sistemática e uma pesquisa empírica. O corpus está composto por artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizado dois descritores, sendo eles sexualidade infantil AND trabalho docente; sexualidade infantil AND ambiente escolar. A pesquisa empírica foi realizada com três professoras da educação infantil no município de Altamira-PA. Os resultados mostraram que existe uma carência de pesquisas publicadas em português voltada ao tema sexualidade infantil e docência. Os dados empíricos mostraram que existe uma necessidade de formação continuada voltada a temas encontrados dentro da psicologia da educação que aprofundem o conhecimento sobre a psicossexualidade infantil, para poder existir uma melhor abordagem e manejo quando necessário.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática
    (2023-12-21) PEREIRA, Graziela Vilaça; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    Este texto visa descrever o relato de experiência das atividades do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Abaetetuba. O trabalho tem como intuito abordar e descrever as práticas adotadas e metodologias utilizadas pelos residentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes nas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Nesse sentido, destaca-se a construção de vivências que possibilitam ampliar o conhecimento teórico e prático dos residentes, fundamental para o aperfeiçoamento profissional e formação docente. Assim, objetivamos compreender a formação inicial dos residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que ensinarão matemática, pautada nos objetivos referentes ao programa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular: contribuições para a formação de uma professora de dança
    (2023-12-14) SILVEIRA, Karolline Martins Maia; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
    Esse "Trabalho de Curso - TCC", intitulado: "A DANÇA COMO FENÔMENO DE ADORAÇÃO A DEUS NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR - contribuições para a formação de uma professora de dança". Foi desenvolvido a partir do seguinte problema de pesquisa: "De que forma os estudos sobre Labam influenciaram a minha compreensão sobre a dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular e no meu processo de formação como uma futura professora de dança?". A metodologia de pesquisa segui uma abordagem qualitativa, método fenomenológico e tipo de pesquisa denominado "Estudo de Caso - Observacional". Para a coleta de dados foi lançado mão da observação natural, entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos e vídeos. As análises dos dados foram realizadas baseadas no conceito de análise de conteúdo de Bardin. O Trabalho está organizado em três seções: "Seção I - A Dança como Fenomeno de Adoração a Deus"; "Seção 2 - A Dança como Fenomeno de Adoração na Igreja do Evangelho Quadrangular"; "Seção 3 - A Docencia em Dança e o Encontro com Laban - uma lente para compreender a dança praticada no 'Grupo Renascer'". De seu conteúdo e inferencias espera-se que para os professores que tiverem a oportunidade de trabalhar com dança no interior de igrejas evangélicas, que esse estudo possa de alguma forma contribuir para a compreensão de que é possível adorar a Deus dançado e que é possível uma dança como adoração a Deus.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafio docente na complementação do currículo escolar em uma turma multiano (8° e 9°) ano
    (2018-06-17) FREITAS, Suziane Pereira de; FORMIGOSA, Marcos Marques; http://lattes.cnpq.br/0734899288695479; SANTANA, Ronaldo Henrique; http://lattes.cnpq.br/1079251543891380
    O presente trabalho visa discutir o desafio do trabalho docente na complementação do currículo escolar em uma escola do campo, tendo como base seus aspectos teóricos e práticos na relação que se estabelece a complementação da prática pedagógica para dentro da sala de aula no processo do ensinar-aprender. O ponto principal a ser tratado nesse estudo são as contribuições que os docentes realizam para complementar o currículo escolar em turma multiano nas escolas rurais, no município de Pacajá estado do Pará. Em seguida, discute como os currículos tem se materializado nas escolas do campo e como estas concebem a prática pedagógica, discutindo suas relações e suas implicações. Por fim, apresenta discussões sobre as características das classes multiano enfocando os limites e possibilidades do exercício profissional neste contexto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios na docência: contribuições para a formação de uma professora da educação básica
    (2017) MERCÊS, Ana Maria Silva das; MORAES, Rodrigo Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/5549158587518629
    O presente memorial tem como objetivo retomar meus desafios na docência, destacando minha escolarização desde a infância, até a graduação, através do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), minha prática docente. Para isso, busquei autores que tivessem falas dentro das vivências, entre eles: Brandão (2014). Ortiz (2005), Freire (2005), Durkheim (1982), entre outros. Retomei minhas memórias desde a infância, para perceber as diferenças e através disso acreditar em dias melhores; minha vida escolar sempre foi cheia de desafios, mas eles me permitiram chegar até aqui. Minhas experiências profissionais, me deram base, até o meu encontro com o que realmente queria: o magistério, que conquistei com dificuldades e superações que fizeram parte de minha formação nesses quatro anos de graduação, e essas experiências modificam minha vida e aperfeiçoaram minha prática pedagógica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo e movimentos sociais: a interface do ensino entre campo e cidade, um estudo de caso na ilha do Arumanduba
    (2019-07-08) FERREIRA, Thayres André; SOUSA, Deusa Maria de; http://lattes.cnpq.br/7903732047295381
    A presente pesquisa se pauta em analisar como se dá o processo educacional na Escola Nossa Senhora da Paz, objetivando compreender e demonstrar a pertinência social e acadêmica da pesquisa ao desvelar os fatores que podem ser um dos determinantes para contribuir para o índice de migração dos alunos das escolas do campo para escolas urbanas. O estudo de caso apresentado nesta pesquisa se deu por meio de entrevistas de professores, alunos e ex-alunos da referida escola, localizada na zona rural do município de Abaetetuba. As contribuições de Hage (2005), Molina (2017), Arroyo (2007) e Freire (2005), entre outros autores, foram fundamentais para as discussões acerca da educação no campo com um currículo educacional que promova o próprio indivíduo. Diante das devidas reflexões, consideramos que a permanência e um futuro educacional na zona rural dependem de melhorias no sistema como um todo, visando, dessa forma que os alunos dessas localidades não precisem recorrer às escolas urbanas para terem seu direito à educação de qualidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre perspectivas e desafios: atuação do pedagogo/a na classe hospitalar
    (2021-02-22) CARVALHO, Aurilene de Jesus Costa; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Este estudo buscou evidenciar os desafios e perspectivas acerca da atuação do/ pedagogo/a na classe hospitalar. Objetivo central deste estudo se pautou em compreender a atuação e papel do/a pedagogo/a em classe hospitalar. Para tanto, utilizamos como artifício de investigação a pesquisa bibliográfica na perspectiva qualitativa, no qual foi realizado uma análise teórica-metodológica a partir da releitura das principais pesquisas que publicizam dados e informações pertinentes aos trabalhos pedagógicos no âmbito dos hospitais. Desta forma, o trabalho foi subsidiado a partir das contribuições teóricas de alguns decretos e autores Brasil(2002), Matos (2010), Mugiati (2006), Fonseca(1999, 20030) Ribeiro (2012) e entre outros que foram de suma importância para concretização deste estudo A referida pesquisa encontra sistematizada em três ensaios que trazem apontamentos acerca dos desafios e perspectivas do pedagogo nas classes hospitalares. Sendo que as DCNs da Pedagogia (BRASIL, 2006) salienta que o curso visa formar o pedagogo para atuação em espaços escolares e não escolares, no entanto, é notório que a formação de professores é priorizada para o espaço escolar, no entanto, a pedagogia hospitalar que se constitui enquanto uma área da docência bastante relevante, em muitos casos é negligenciada. Desta forma, são encontrados alguns desafios da docência na Pedagogia hospitalar, como o direito negado, desvalorização profissional da Pedagogia Hospitalar; processo emocionais relacionados ao sofrimento e morte dos pacientes-estudantes; ausência da estrutura física e de profissionais qualificados, haja vista que a formação continuada não é oportunizada, promovida e instigada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Evasão universitária no curso de licenciatura em matemática Capanema/UFPA Campus Bragança: uma revisão bibliográfica
    (2022-12-19) SOUSA, Alana Natália de Carvalho; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    A evasão no ensino superior se tornou um dos problemas muito preocupantes do sistema educacional brasileiro. Haja vista que é um fenômeno crescente ao longo dos anos. Na evasão universitária, tem que levar em consideração as escolhas dos cursos, a identificação com a área escolhida para se capacitar, as dificuldades presentes no ambiente acadêmico, dificuldades nas disciplinas, e entre outros fatores internos e externos às universidades. Nesse sentido, objetivamos demonstrar os índices de evasão no ensino superior no estado do Pará e destacar as taxas de evasão no curso de Licenciatura em Matemática da UFPA de Capanema. Para tal feito, fundamentamo-nos na revisão bibliográfica sobre a evasão universitária na região norte e evasão no curso de matemática, para entender a conjuntura desse processo. Assim percebemos que a evasão no curso de licenciatura em matemática ocorre devido a uma diversidade de razões como a escolha do curso sem ter a certeza, a falta de identificação com a área, dificuldades com o conteúdo disciplinar, repetência constante, frustrações em relação a pretensão salarial com a prática docente, a necessidade de trabalhar, são alguns dos fatores que mais contribuem para a evasão. Além disso, destacamos que a valorização dos cursos de licenciaturas e da profissão docente é muito importante para que mais alunos busquem a licenciatura, assim diminuindo os índices de evasão.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Experiência de docentes em formação: desafios na docência e na vida
    (2022-11-14) PEREIRA, Marciley Mesquita; ANDRÉ, Risete de Fátima Rodrigues; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O presente trabalho diz respeito aos relatos de experiência de docentes-estudantes do curso de pedagogia ofertado pelo Plano Nacional de Professores da Educação Básica (PARFOR), pela Universidade Federal do Pará. Objetivou elucidar o percurso formativo de cinco docentes-estudantes destacando os desafios, aprendizados, vividos durante o curso, sobressaindo a árdua tarefa de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Para isso, foi adotado a capatação dos relatos das docentesestudantes concomitante ao estudo e aprodundamento teórico, ambos nos auxiliou na descrição das experiências mediado pelo embasamento teórico. Com base nas leituras, na nossa própria experiência e de outras docentes-estudantes foi possível constatar que os desafios foram constantes, de natureza diversa e fundamental para o êxito acadêmico das docentes-estudantes quanto a aprender/saber conciliar a vida acadêmica, pessoal e profissional. Apesar dos desafios, o que mais se destaca nessa jornada é o crescimento profissional adquirido através da articulação da teoria aprendida no curso e a prática ocasionada pelo trabalho docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada
    (2021-10-07) PONTES, Agatha Karolline Figueiredo Srur Santos; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Este trabalho estuda e narra o papel da literatura infantojuvenil no decorrer de uma experiência vivida durante um estágio, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e durante estudos e trabalhos com o Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura infantojuvenil, cibercultura, formação e trabalho docente.Objetiva tecer caminhos entre literatura infantojuvenil e trabalho pedagógico interdisciplinar e multidimensional favorecendo a aprendizagem e utilizando a linguagem e a literatura infantojuvenil como base de interlocução. A partir de uma perspectiva discursiva de pensar as alfabetizações, este trabalho tem a intenção de discutir um modo de trabalhar a linguagem e a literatura nas diversas áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, levando em consideração que o conhecimento não é um saber linear e possui diversas complexidades , fatores externos e internos, psicológicos, afetivos e culturais, que devem ser considerados quando pensamos em ensino-aprendizagem. Imersos em experiências em sala de aula, em conjunto com as vivências no laboratório Sertão das águas pude, de maneira implicada, viver momentos formativos com os alunos de fato, alinhando a perspectiva discursiva, literatura infanto juvenil e práticas interdisciplinares, de diversas maneiras, conforme o currículo e calendário escolar vigente de maneira a auxiliar a professora regente em sala de aula, criando planos e sequências didáticas, elaborando estratégias interdisciplinares tomando como base a literatura, a tornando-a foco e protagonista em conjunto com as crianças, os sujeitos primeiros deste trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A interação entre o professor e o intérprete de libras na sala de aula e a inclusão de alunos surdos
    (2022-08-08) SIQUEIRA, Adrielly de Oliveira; COSTA, Erika de Oliveira; SEIXAS, RIBEIRO, Joyce Otânia; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    Este trabalho trata sobre inclusão escolar, problematizando a relação pedagógico entre docentes e o interprete de Libras no processo de inclusão de alunos surdos. O objetivo geral é refletir sobre a relação pedagógica na sala de aula inclusiva. O referencial teórico contou com Quadros (2008), Gebarae Barros (2014), Lacerda (2020), Melo (2013) e outros. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio do estudo de caso. O trabalho de campo ocorreu na Escola M.E.F. Dr. Anthodio Barbosa na cidade de Tomé-Açu, tendo como participantes um grupo de docentes e uma interprete de Libras. Na coleta de dados utilizamos a observação e a aplicação de questionários. Como resultado, a relação entre docentes e interprete de Libras ainda se dá de forma muito tímida, o que afeta o processo de inclusão dos alunos surdos; apesar das inúmeras mudanças na educação inclusiva, percebemos fragilidades nesse desse atendimento, especialmente quanto a formação docente inclusiva.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Lembranças de minha vida: da infância à formação
    (2018) SOUZA, Josias Machado de; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213
    Este presente trabalho tem como objetivo abordar diversos aspectos de minha trajetória de vida, sendo que destaca muitos momentos de minha infância, como também, os desafios de minha trajetória escolar em que me fez resgatar de minha memória muitas lembranças principalmente aquelas que marcaram minha vida, assim como as dificuldades encontradas na minha vida enquanto profissional para trabalhar como docente nas series iniciais da educação básica. Traz também um pouco sobre a importância da ludicidade no âmbito educacional principalmente no processo ensino aprendizagem da educação básica, dando ênfase em minha trajetória acadêmica em que se fazem presentes diversos desafios os quais vivi durante esse processo de minha formação na universidade fazendo refletir minha prática docente. As histórias aqui narradas são experiências de vida que proporcionaram a minha construção no processo deste longo percurso de minha formação acadêmica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições para a formação docente em matemática
    (2022-12-20) ALVES, Lídia Cristina Moraes; BRITO, Maria Augusta Raposo de Barros; http://lattes.cnpq.br/2901548863922915
    Este trabalho se propôs a refletir sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na formação do Licenciado em Matemática. nesse sentido, objetivamos compreender as contribuições do ensino de LIBRAS na formação inicial do professor de Matemática no Campus de Bragança Universidade Federal do Pará-UFPA/Bragança. Tendo como objetivos específicos aplicar o questionário para os Licenciados em Matemática no Campus de Bragança/PA e ressaltar a importância da disciplina de LIBRAS no curso de Formação Docente. Esse problema nos remeteu às seguintes questões problematizadoras: como se organiza a disciplina de LIBRAS no curso de Licenciatura em Matemática no campus de Bragança/PA para promover a formação docente? E o que pensam os Licenciandos de Matemática do Campus de Bragança/PA sobre a importância da disciplina de LIBRAS na construção de sua Formação Docente? Para tal feito, fundamentamo-nos na revisão bibliográfica sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no curso de Licenciatura de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, por meio de um questionário utilizando como técnica de coleta de dados e pesquisa bibliográfica. Como resultado, destacamos a urgente ampliação da carga horária de 60 para 90 horas da disciplina de LIBRAS, como também o Laboratório de Práticas de LIBRAS, fazendo com que o aluno tenha esse contato com a disciplina de Libras durante os semestres de forma gradual.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade no processo de alfabetização: uma revisão sistêmica
    (2023-12-27) PENICHE, Maria do Socorro Silva; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    O presente artigos busca compreender o panorama de pesquisas sobre o lúdico no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia com abordagem qualitativa, na forma de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) pautada na elaboração de questões de pesquisa, variedades de fontes, definição de critérios de inclusão e exclusão e análise dos artigos encontrados. Num primeiro momento, os artigos inclusos na pesquisa continham as palavras- chave Alfabetização, lúdico e ensino fundamental no repositório Scielo, Google Acadêmico e Eventos de Educação. Num segundo momento, a pesquisa foi delimitada, sendo considerados 9 artigos para análise nos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados obtidos, dão indícios de que ainda são recentes e em número reduzido as pesquisas que consideram aspectos lúdicos para a Alfabetização no ensino fundamental. O lúdico tem uma grande relevância no processo de aprendizagem e afetivo, o trabalho com brincadeiras e jogos valorizam a integração e interação social, além de uma estratégia pedagógica eficiente no processo de alfabetização.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial de formação acadêmico-profissional: da infância humilde ao ingresso na vida acadêmica e docente
    (2023-01-24) BARBOSA, Jonas Borges; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660
    Este memorial foi produzido para servir como requisito para a obtenção do gral de licenciatura em pedagogia pela Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Altamira, ele tem o objetivo de resgatar memórias que fazem parte da minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional, comparando-as com os paradigmas que fazem parte do debate sobre a docência. Nesse sentido, aqui estarão expostas ideias que debatem essas questões, tanto no sentido da formação da personalidade humana como um todo quanto da personalidade profissional a partir das várias indagações que envolvem a formação do professor, trazendo elementos que corroboram esse ponto de vista, confrontando vivencia pessoal com teoria para chegar ao entendimento de como essas duas vertentes se juntam e como elas são importantes no processo que envolve a formação docente. Este trabalho se estrutura da seguinte forma: primeiro temos a introdução que traz uma autobiografia, assim como uma parte de minha história de vida, trazendo elementos de minha história familiar que juguei pertinentes ao sentido texto, falo um pouco sobre a trajetória de meu pai e minha mãe e como essa trajetória impactou em minha vida, em seguida vem o capítulo teórico que busca expor a teoria que corrobora este trabalho, fazendo uma comparação do que está sendo tratado no texto com as ideias que tratam desse assunto no mundo acadêmico, buscando demonstrar como a memória se faz presente na formação do indivíduo e como ela pode ser incorporada à história do profissional em formação. Depois disso, volto mais uma vez a minha vivencia pessoal, faço um relato do meu processo formativo, desde a educação infantil até o ingresso na universidade, falando também de minhas experiências profissionais na área da educação, destrinchando minha trajetória formativa e meu trabalho como docente, buscando dar maior sentido ao que está sendo tratado neste memorial. Por fim, faço minhas considerações ao trabalho aqui exposto, buscando enfatizar como minhas vivencias e aprendizados distintos e diversos se juntaram para formar quem sou, tanto como ser social quanto profissional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial de formação: um olhar retrospectivo com reflexões sobre vida e docência
    (2017-04-24) SOUZA, Márcia Andréa Santana de; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097
    Este Memorial de formação visa descrever retrospectivamente acontecimentos vividos por uma vida transformada pela educação: A minha vida. Como autora desses escritos, compartilho experiências ao longo de minha vida familiar, ao passo que conto meu processo de formação escolar, acadêmica e profissional. São vivências que, sob o olhar de hoje, pude redimensionar, tendo em vista toda a formação internalizada neste caminhar. Mostro a construção de conhecimentos científicos na academia e como tais saberes levaram-me à reflexão de práticas docentes na perspectiva de suas mudanças, em particular, da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Uma trajetória de vida que perpassa o sofrimento causado pelo bullying, e outras recordações, em meio a esses processos de formação e desenvolvimento como pessoa e docente. Mostro a compreensão de teorias que auxiliam meu pensar acerca de uma práxis na educação como professora que se forma finalmente para retomar essa práxis. Relato crenças e valores e as contribuições delas na conquista do maior sonho profissional: a docência. Em momento de reflexão e ressignificação da ética, amor e respeito, pude compreender o valor da experiência como um saber num movimento de ser tocada e transformada por acontecimentos vividos. Acontecimentos que me levaram à procura de respostas especificamente em meu próprio eu e fizeram-me refletir sobre meu papel como agente de mudança na educação. Enfim, todas as experiências relatadas neste memorial- com reflexões sobre momentos dolorosos, desafiantes, felizes e recompensadores- propiciaram a mim um movimento de ressignificação da maneira de ser, estar, pensar e agir no mundo em prol da educação. Ao final dele, posso dizer que venci e que finalmente serei graduada professora para então continuar minha caminhada docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial docente
    (2018-05-04) SILVA, Waldiane Pacheco; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213
    O presente memorial domina uma abordagem autobiográfica de meus percursos escolares e profissionais, e grandes reflexões expressivas que versam destacar a minha compreensão dentro do universo educativo, contraídos dos conhecimentos singularizados e pluralizados advindos do contexto educacional, relacionando os comentos referidos por mim com os aportes teóricos de alguns pensadores, viabilizando minha reconstrução de uma nova visão lançada sobre o papel da docência caracterizando minhas perspectivas e subjetividades sobre uma educação pautada na formação de uma sociedade desprovida de injustiça social.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho
    (2018-08-16) TAVARES, Cleide Pantoja; FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro
    Este trabalho parte do princípio em analisar a docência em um contexto histórico, da comunidade Guajarense no Município de Curralinho, no Estado do Pará. Onde a função de educador remota ao tempo da ditadura, com educadores desenvolvendo seus trabalhos com mais amor, do que apoio financeiro. Neste contexto esta pesquisa foi direcionada com o objetivo de contextualizar a vida docente desde o período da ditadura, com as inferências que tal política influenciava, bem como a visão pessoa de docentes já aposentados, que exerceram a função, quando ainda eram jovens. Para isso, foi elaborada a metodologia de entrevista, com questionários, fotografias, conversas e observações dos locais na atualidade. Como base teórica nos posicionamos junto as reflexões sobre a formação docente no Brasil e sua desvalorização. E tem como base teórica o autor Saviani (1987), que mostra uma educação desde a idade média, onde o centro do saber era o próprio homem. Também em Cury (1978), que mostra o quanto se pode usar o velho para construir o novo conhecimento. Outros autores usados são Gatti e Barreto (2009), que mostra o quanto a sociedade não valoriza o educador de acordo como eles merecem, pela responsabilidade que exercem. Entre outros autores importantes a essa produção.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias: o retrospecto de minha história educacional e uma breve reflexão de atuação profissional
    (2018) PINHEIRO, Regina da Conceição Quaresma; AZEVEDO, Antonio Reis Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/6909197579392941
    O presente memorial foi solicitado como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como objetivo registrar minhas memórias procedentes da infância, da vida escolar, vivência e prática docente e o ingresso no curso superior, resgatando momentos que são relevantes no percurso de minha vida pessoal e profissional. Reflete ainda o processo de construção do conhecimento durante o período de formação e aprendizagem, bem como as transformações que ocorreram em minha prática educativa, diante de uma nova compreensão das teorias, busco rever minhas concepções pedagógicas.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA