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Navegando por Assunto "Ditadura militar"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uma “adesão” em tempos de ditadura: arte de memória histórica nas comemorações do Sesquicentenário da Independência Brasileira no Pará
    (2022-12-13) ARAÚJO, Beatriz Paiva de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956
    O presente artigo tem por objetivo problematizar a construção da memória histórica da “Adesão do Pará à Independência do Brasil” pela política cultural da Ditadura Militar. Partindo de pesquisas documentais, monumentais e de relatos orais, será analisado e exposto de que forma os festejos cívicos, em particular o Sesquicentenário da Adesão do Pará, alcançou a memória coletiva, e mais a ainda fomentou uma memória histórica do processo de Adesão em 1823 como marco fundador da integração do Pará à nação brasileira, relacionando no mesmo sentido com o presente que o governo na Ditadura militar na década de 1970 quis propagar e difundir o sentimento de nação, no qual o país patriota que se opunha a qualquer ameaça de “comunismo” no país, viu nas comemorações uma forma de amenizar os conflitos existentes no presente repleto de tortura e repressão, fazendo prevalecer a imagem do Brasil que alcançou o “milagre econômico” a partir do regime autoritário.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Capas de uma ditadura: o uso da sexualidade como recurso simbólico de resistência
    (2017) NUNES, Márcia Silva; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; Orcid - https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
    O presente trabalho, traz uma pesquisa reflexiva sobre as capas de disco elaboradas na época da ditadura militar e que foram censuradas, as quais serão analisadas por meio da Gramática do Design Visual. As capas selecionadas aqui para serem analisadas são as do disco de Gal Costa “As Índias”, de Tom Zé “Todos os olhos” e de Caetano Veloso “Jóia”. Todas serão analisadas por meio Gramática do Design Visual, bem como, pela ótica das regras impostas pela ditadura militar, que justifica a censura dada as capas acima citadas. A pesquisa utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a qual deu todo suporte para que fosse feito um apanhado histórico do período e das leis criadas na ditadura, leis estas que tiravam muitos dos direitos da população brasileira e impunha um modelo “ideal” de sociedade de casamento, de relacionamento, de opção sexual e outros. Mas a pesquisa bibliográfica também orientou quanto ao conceito, e análise das referidas capas por meio da Gramática do Design Visual, assim como a respeito da sexualidade trabalhada no texto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ditadura expressa nas capas da revista Veja
    (2017) SANTOS, Kamila da Silva; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
    O presente trabalho é baseado na teoria da Análise do Discurso Crítica (ACD) e em uma breve investigação histórica do regime ditatorial brasileiro. O objetivo é analisar o modo como os meios de comunicação, em especial às revistas, demonstravam os acontecimentos que atingiam o Brasil na época da Ditadura, buscando refletir sobre a influência ou não do regime nas capas de revistas, já que a censura e repressão fez parte deste periodo. Nesta perspectiva buscamos ponderar sobre a influência ou não do Regime Militar nas imagens (fotográficas e ilustrativas) veiculadas e de que maneira estas capas afetavam a população que ficava muitas vezes sem saber o que acontecia devido à repressão praticada sobre a população pelas mídias neste período. Foram selecionadas duas (2) capas da revista Veja – Editora Abril.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A intertextualidade nas músicas de protesto do Brasil ditatorial
    (2019-02-28) VITOR, Verônica de Fátima Ferreira e; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    Este trabalho propõe uma análise da letra das músicas “perseguição (mais fortes são os poderes do povo)” de Glauber Ricardo, “enquanto seu lobo não vem” de Caetano Veloso e “Cálice”, escrita por Chico Buarque e Gilberto Gil; músicas de protesto do período ditatorial militar do Brasil, o qual ocorreu entre os anos de 1964 até 1985. Examinar as ocorrências da intertextualidade presentes nas canções, assim como, mostrar a grandeza e o valor deste fenômeno tanto no âmbito textual, quanto na esfera histórica-social. Para tanto, foram utilizados os pressupostos de Koch, Bentes e Cavalcante (2007) e Koch (1997) para delimitar a fundamentação teórica, os tipos das ocorrências e como elas se comportam no texto; A exploração histórica está baseada em Codato (2005) e Ferrari, Pereira (2009), os quais possibilitaram um alicerce histórico necessário para o entendimento do contexto. A partir do contexto histórico, o corpus do trabalho se deu e a escolha das músicas se concretizou. A escalação destas três músicas ocorreu em deferência de serem consideradas significativas em meio ao período tratado. Por meio das análises, pode-se concluir que as vozes expressas pela intertextualidade marcam uma nova leitura do objeto de estudo e proporcionam um rico e novo repertório de interpretações, ideias, sentimentos e conceitos através dos intertextos empregados, o que nos propicia a readquirir conceitos e lembranças anteriores e enriquece em todo o tempo a história e a cultura popular brasileira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Jornal Resistência e o uso da charge como meio para resistir
    (2024-04-09) RIBEIRO, Matheus William Fonseca; PETIT, Pere; http://lattes.cnpq.br/8376409779394321; https://orcid.org/0000-0002-8970-3073
    O presente artigo tem o objetivo de analisar as charges publicadas no jornal Resistência, veículo de mídia alternativa criado durante a Ditadura Militar pela Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), analisando também a importância do Resistência na luta contra o regime militar.O recorte temporal trabalhado foi de 1978 até 1983, período em que as publicações das charges demonstraram ser mais frequentes. A imprensa alternativa desempenhou um papel muito importante na luta contra a censura dos governos militares, sendo o jornal Resistência um dos destaques na defesa dos direitos humanos aqui no Pará e na luta contra a repressão aos opositores imposta pelos militares.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O livreiro Raimundo Jinkings: a venda de livros e a divulgação do Comunismo no período da Ditadura Militar em Belém-PA
    (2015-08-25) ASSUNÇÃO, Suelene Santana; ARRUDA, Maria Izabel Moreira; http://lattes.cnpq.br/1001771838942690
    Estudo sobre a trajetória do livreiro Raimundo Jinkings e da Livraria Jinkings durante a Ditadura Militar em Belém. Em virtude desse momento histórico no Brasil, surgiu o questionamento a respeito da venda de livros considerados subversivos e dos serviços oferecidos pela Livraria Jinkings. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, incluindo a história do livro, a disseminação da informação, o comércio de livros, a Ditadura Militar e a Ideologia Marxista. Foi realizada entrevista com Isa Jinkings, a esposa do livreiro, e com seus filhos: Álvaro e Leila Jinkings. A partir da revisão bibliográfica e das entrevistas, constatou-se a importância do livreiro Jinkings no cenário político da história do Pará, bem como a contribuição literária da Livraria Jinkings, que serviu de subsídios na formação intelectual de paraenses como Benedito Nunes, Ruy Barata, Haroldo Maranhão, dentre outros. Diante disso, faz-se necessário ressaltar o legado cultural deixado por Raimundo Jinkings através de seu estabelecimento comercial, a Livraria Jinkings.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Papel dos testemunhos dos Aikewara no Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade e Memória do Pará
    (2023-12-13) CARVALHO, Carla Jessica dos Santos; TENAGLIA, Mônica
    Este trabalho visa compreender as fontes orais e o seu papel nas investigações das comissões da verdade por meio da análise da utilização dos testemunhos dos Aikewara no relatório final da Comissão Estadual da Verdade do Pará (CEV-PARÁ). Como objetivos específicos, buscou-se conceituar os testemunhos a partir das definições de fontes orais e arquivos; compreender os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da CEV-PARÁ no âmbito das investigações sobre violações de direitos humanos na ditadura militar brasileira; e apresentar a utilização dos testemunhos dos Aikewara nas investigações da CEV-PARÁ, a partir do Capítulo 8, do Tombo II, do Relatório final. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e descritiva, que se utiliza dos meios bibliográfico e documental com a realização de revisão bibliográfica e utilização dos relatórios finais e websites da CNV e CEV-PARÁ. Como resultados, apresentam-se os testemunhos/depoimentos, em especial, dos povos indígenas Aikewara no relatório final da CEV-PARÁ, destacando sua importância para o reconhecimento das violações de direitos humanos dos povos tradicionais durante a ditadura militar no estado do Pará. Espera-se, com essa pesquisa, contribuir para novos debates sobre os arquivos e fontes orais da ditadura militar no estado do Pará, com ênfase nas violações de direitos humanos cometidas contra os povos tradicionais, de forma a dar-lhes visibilidade e colaborar nas formas de reparação e justiça.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A resistência feminina à ditadura militar no romance Não és tu, Brasil, de Marcelo Rubens Paiva
    (2017-04-07) CONCEIÇÃO, Dalila Souza; LOBATO, Ladyana dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8841346138900610
    Esta monografia apresenta uma análise que discute a resistência feminina no romance Não és tu, Brasil, de Marcelo Rubens Paiva. A obra retrata a guerrilha do Vale do Ribeira ocorrida em Eldorado no período da ditadura no Brasil. Os conceitos narrativa e resistência, apesar de originalmente, pertencerem a esferas distintas, possuem uma relação intrínseca entre si que é evidenciada no romance em questão. A personagem feminina aqui analisada se trata de Luiza, uma militante guerrilheira que deixa sua vida para trás em nome da resistência ao regime. O objetivo da pesquisa, portanto, consiste em analisar a resistência da personagem Luiza e observar os fatores e as consequências que essa resistência provoca no desenrolar da trama. Para isso, trataremos a resistência feminina enquanto elemento estético, tomando por base os estudos de autores como Bosi (2002), Tânia Sarmento-Pantoja (2010, 2014), Augusto Sarmento-Pantoja (2014) Tânia Sarmento-Pantoja e Marcelino (2013) e Silva (2014). E por conta do contexto histórico em que Luiza está envolvida, a guerrilha, recorremos a autores que tratam do engajamento feminino na militância, como Colling (2004), Insuela (2009), Wolff (2009) e Kreuz (2014). Com esta análise fica evidente que a resistência feminina na obra não se limita apenas no aspecto político. O ato de resistir é configurado por meio de atitudes e comportamentos que vão além da esfera política e ideológica. Porém há consequências irreversíveis que envolvem todos ao redor da militante.
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