Navegando por Assunto "Distopia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The 5th power: conspiracy theory and dystopia(2022-12-07) LIMA, Elany Tatielle Lucena de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo tem como objetivo analisar o filme O 5º poder, filme brasileiro de 1962, dirigido por Alberto Pieralisi e produzido por Carlos Pedregal. Esse filme conta a história de uma infiltração de inimigos estrangeiros no Brasil na tentativa de controlar o país usando de lavagem cerebral das massas através de mensagens subliminares enviadas por rádio e televisão. Essa obra é uma distopia ambientada na guerra fria e essa é uma teoria da conspiração que muitas pessoas acreditavam naquela época, e por isso, esse filme passará por estudos de comparação entre o contexto real, contexto fílmico relacionando com o conceito de teoria da conspiração. Para este trabalho, traremos autores como Sunstein e Vermeule (2009 apud COADY, 2018) que trabalham com teoria da conspiração e historiador que pesquisa a respeito do contexto histórico brasileiro da época em que o filme foi lançado. Assim como, para a fortuna crítica utilizamos os autores Philip Agee (1975), Tom Moylan (2000) e Reis Filho (2014). Este estudo visa analisar aspectos distópicos presentes no filme e de que forma foram abordados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Direção de arte no projeto “A Besta Pop”(2018-07-10) MARTINS, João Luciano Lima; AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de; http://lattes.cnpq.br/9182752708471137Vocês querem a verdade? Vocês aguentam a verdade? Neste relato depósito as memórias de um jovem cineasta sobre o processo de filmar um longa-metragem, sobre a prisma da Direção de Arte: Nossas escolhas desde a concepção do projeto até sua execução. Conceito versus prática. Soluções mirabolantes para problemas diversos. Referências que nos influenciaram. Como conseguimos financiar o projeto e os aprendizados que só prática audiovisual podem ensinar e lembrem-se os primeiros não seguem!Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) "Living without knowing the past is to live in the dark": utopian and dystopian elements in the quest for the land without evil in A Tale of Love and Fury(2022-12-07) ARAUJO, Kananda Monteiro; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho tem como objetivo abordar a obra fílmica Uma história de amor e fúria (2013), analisando como alguns elementos estão conectados na narrativa, tais como, a cosmogonia da Terra sem Mal, o conceito de memória coletiva e o gênero distópico. Essa análise comparativa da obra busca descrever quatro momentos da história brasileira, o Brasil colonial, a balaiada, a ditadura militar, e dando ênfase no último momento que é direcionado a um futuro não distante dos anos atuais “Rio de Janeiro 2096”, esse último momento é marcado pelo subelemento da distopia e o cyberpunk, ou seja, um futuro distópico que é resultado das ações do presente e do passado. Logo, buscamos analisar esses elementos que fazem desta obra uma reflexão sobre a violência que perpetua na sociedade através da contextualização histórica presente na narrativa. Alguns importantes autores foram essenciais para evidenciar esses momentos de narrativas, tais como Helene Clastres (1978), José Varela (2002), Raquel Bittencourt (2008), Glaucio Aranha (2019) e Kaká Werá Jecupé (2020).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The testaments by Margaret Atwood: an analysis in light of necropolitics(2025-03-24) SANTOS, Samyli Nascimento; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo analisa a necropolítica e sua manifestação em narrativas distópicas, com foco na resistência feminina, tendo como corpus o romance Os Testamentos (2019), de Margaret Atwood. A obra, continuação de O Conto da Aia, se passa em um cenário distópico onde a opressão e o controle sobre as mulheres são centrais. A necropolítica, conceito de Achille Mbembe, refere-se ao poder soberano de decidir sobre a vida e a morte, claramente evidente no regime de Gilead, que exerce controle absoluto sobre os corpos femininos. O objetivo deste estudo é examinar como Os Testamentos se conecta com a teoria necropolítica, destacando as estratégias de resistência das personagens femininas contra a dominação de suas vidas e mortes. A análise adota uma abordagem textual e teórica, comparando a obra com as teorias de necropolítica e as teorias feministas que contextualizam a resistência das personagens. A luta das mulheres contra o sistema totalitário de Gilead, que as reduz a meros corpos reprodutivos, exemplifica as tensões entre poder soberano e resistência. A pesquisa evidencia que a necropolitica em Os Testamentos vai além da violência física, se manifesta na destruição simbólica, na manipulação da memória e subjugação subjetiva dos indivíduos. Este trabalho busca contribuir para os estudos literários, promovendo uma reflexão crítica sobre as estruturas opressivas presentes na sociedade contemporânea e as formas de resistência contra elas, especialmente no contexto de controle sobre os corpos femininos.