Navegando por Assunto "Discurso"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise do discurso: um olhar sobre a ambiguidade em propagandas das havainas(2018-06-26) COSTA, Yanca Marcelle Costa da; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este artigo se propõe a refletir sobre os processos de produção dos sentidos em propagandas das Havaianas, com o intuito de compreender o fenômeno da ambiguidade utilizado nesse tipo de texto. Para tanto, apresentaremos as contribuições da Análise do Discurso como uma teoria de leitura que pode ser aplicada a diferentes textos, em especial, neste artigo, ao texto propagandístico. Para realização desse estudo, baseamo-nos nos conceitos teóricos relacionados à teoria da Análise do Discurso de linha francesa, de Michel Pêcheux e desenvolvida aqui no Brasil por Eni Orlandi e outros estudiosos, que, enquanto instrumento teórico-metodológico, funcionará como ancoragem dos pressupostos e abordagens desenvolvidas ao longo do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação das aprendizagens: entre o dito e o praticado(2018-12-21) RIBEIRO, Fábio José Alves; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste trabalho, desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Percepções de Licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo identificar concepções e instrumentos de avaliação que permeiam a prática de uma professora do 4˚ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belém-PA. Para tanto, fundamenta-se teoricamente nos estudos de Fernandes (2009), Luckesi (2012), Hoffman (2010) e outros que discutem sobre concepções de avaliação e instrumentos utilizados para avaliar. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em: estudo teóricos, observações tendo como norte a Matriz de Observação do Projeto AERA (BORRALHO e LUCENA, 2015), grupo de discussões, aplicação de questionário e análises. As análises permitem indicar que a professora apresenta discurso compatível com aspectos presentes na concepção de avaliação formativa. No entanto, ao ser observada sua prática, identificou-se presença em maior número de iniciativas compatíveis com a concepção de avaliação como medição e quantificação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A disciplina História na educação popular: discursos e representações(2025-02-20) SALLES, Leandro Jorge de Barros; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957; COELHO, Mauro Cezar; http://lattes.cnpq.br/7187368960757936Desde o início deste século, no Brasil, ganharam força as produções situadas na Didática da História, campo que se ocupa das diversas reflexões e metodologias em torno da aprendizagem histórica. Este trabalho, seguindo a linha dos esforços apresentados, buscou entender as percepções sociais acerca da disciplina História entre os discentes da Rede Emancipa em Belém, elencando as diferenças entre as experiências escolares e dentro dos cursinhos populares. Os aportes teóricos escolhidos se baseiam nos Estudos Críticos do Discurso (Dijk, 2023) em conjunto com a filosofia da linguagem (Bakhtin, 2014) para a compreensão dos discursos sobre a História acionados pelos estudantes. A metodologia se baseou na aplicação de formulários digitais, bem como na coleta das respostas às perguntas “o que é História?” e “Para quê serve a História?” realizadas durante as aulas e escritas pelos discentes, sendo organizado um banco de dados digital dos resultados obtidos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os discursos sobre ocupação de terras: disputas na fronteira entre Pará e Maranhão (1840- 1852)(2021-03-29) SILVA, Adriane Aline Soares da; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159Analisar um discurso é tentar expor seus elementos internos e externos de produção. Os discursos produzem sentidos que podem revelar ideologias e significações individuais, bem como se projetam no mundo por meio de práticas simbólicas. Desta forma, os discursos políticos sobre distribuição e uso da terra em meados do século XIX, poderiam afetar o modo de sobreviver de que não se encaixava nessas perspectivas. Nesse contexto a fronteira entre Pará e Maranhão era delimitada pelo rio Turiaçu, porém abrangia para os habitantes daquelas redondezas um recorte territorial maior, pois incluía uma rede de relações sociais. Nesse sentido a existência de conflitos se mostra nos discursos oficiais sobre colonização, revelando ideias conservadores, liberais, e o combate às ações de determinados grupos sociais. Sendo a distribuição e formas de uso da terra elementos de destaque; o contexto de discussões sobre propostas para a criação da lei de terras, produz discursos que evidenciam influencias sociais, econômicas e políticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Empoderamento e violência feminina representado no imagético de capas de revistas(2019-02-28) VASCONCELOS, Isabela Esther; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860Este artigo tem como objetivo principal analisar as capas das revistas SuperInteressante, edição 349, publicada em Julho de 2015 e ELLE Brasil, veiculada em dezembro de 2015. A escolha deste tema se dá pela importância da discussão acerca do empoderamento feminino. Para realização da pesquisa, foram selecionadas as capas das supracitadas revistas, assim como um levantamento bibliográfico, considerando o signo no processo de compreensão da leitura imagética. Para isso, aborda-se-ou estudos desenvolvidos pelos teóricos como PIERCE (2010), BAKHTIN (2009) e PÊCHEUX (1999). No artigo trata-se do aspecto simbólico que faz parte da terceiridade da teoria peirciana em que é discutida questões relevantes por trás das imagens.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso(2022-01-31) FURTADO, Geciel Ranieri; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666Neste Trabalho de Curso (TCC), intitulado O ensino-aprendizagem de LínguaCultura Inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso, propomos investigar os dizeres de alunos ribeirinhos sobre o ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa, considerando as crenças deles como constituintes de e em suas subjetividades e modos de vida entre matas e rios arredores da cidade de Cametá-PA, rastreando os efeitos de sentido emergentes. A pesquisa se propõe a investigar as representações de alunos ribeirinhos no contexto do Ensino Médio (SOME) sobre a Língua-Cultura Inglesa. O percurso teórico-metodológico deu-se por meio dos Estudos do Discurso considerando Foucault (1996, 2007); Coracini (2007, 2016); Orlandi (1999); Lopes (2018, 2020); para movimentarmos o conceito de identidade, contamos com os pressupostos teóricos de Bauman (2013) e Hall (2005); para abordamos sobre crenças, refletimos a partir da proposta de Barcelos (2004) e Silva (2005), e assim construir a base da pesquisa. A fim de reunir dados, realizamos uma entrevista com alunos ribeirinhos da localidade de Mutuacá de Baixo, Cametá/PA, que estudam na Modalidade SOME. Nas análises realizadas, os sujeitos ribeirinhos revelam que as suas crendices constituintes influenciam (n)o processo de ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa para os povos ribeirinhos, sendo elas responsáveis por criarem resistência nos alunos à sua aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O imaginário de si e sobre a polícia em letras de rap(2019-12-20) SOUZA, Luiz Renan Costa de; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Esta pesquisa com base na teoria da Análise de Discurso de Linha Materialista/Francesa, de Pêcheux, analisou o discurso da cultura do Hip Hop a partir de um corpus constituído por letras de músicas do Rap brasileiro como as dos rappers Mc Cid, Emicida, Djonga, MVBIL. O objetivo é o de percebermos como os Rappers projetam o seu imaginário sobre si e sobre a polícia, considerando que, os rappers selecionados para análise se caracterizam por retratar no seu discurso, materializados em letras de músicas, as condições de existência dos negros e das camadas sociais dentro de contextos suburbanos e periféricos no Brasil, especialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Para isso, fez-se necessário também, abordar outros conceitos dentro dos edifícios teóricos da Análise do discurso para selecionar três sequências discursivas de três letras do Rap contemplando o jogo imaginário de sujeitos de Pêcheux. Assim, concluímos que o rap como gênero de denúncia social retrata um jogo de imaginários de modo dialético e que evidencia injustiças históricas do Estado sobre a população negra.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La representación del discurso de resistencia presentado por el personaje Laurencia en Luenteovejuna de Lope de Vega(2019-12-06) VILHENA, Anderlei Carneiro; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O presente trabalho tem por objetivo analisar o discurso utilizado pela personagem Laurencia na obra teatral Fuenteovejuna, produzida no século XVII, pelo autor espanhol Lope de Veja. Nesse estudo, se apresentará a situação da mulher na sociedade espanhola do século XVII e de que maneira o discurso de resistência de Laurencia consegue “por” essa mulher que não tinha representação social em uma posição de levante popular e que, por conseguinte, conseguiu mudar a situação que o povoado da pacata Fuenteovejuna vivia sob o domínio do tirano Fernán Gómez de Guzmán. Além disso, se constatou nas falas da personagem o discurso de resistência que serviu para mudar a situação da pequena cidade e que contribuiu para que outras mulheres conseguissem lutar por suas liberdades. Para auxiliar nessa rotina de estudos sobre a obra, serão utilizados teorias como as de LE GOFF (1989) com as quais buscamos elucidar a situação social entre homens e mulheres na sociedade do século XVII, PERROT (2007) que ilustra em seus escritos a situação da mulher ao longo da história e propõe a criação de uma história das mulheres, SPIVAK (2010) para tentar compreender a situação de subalternidade na qual se encontrava a mulher do século XVII, além de autores como BEAVOIR (1970), FOUCAULT (1973), ORLANDI (2003), IÑIGUEZ (2006), BERTH (2019) que contribuem para a análise do discurso de resistência que é introduzido pela personagem Laurencia na obra teatral Fuenteovejuna, entre outros. Dessa maneira, percebemos, com essa pesquisa, como ocorreu essa representação que foi introduzida pela personagem na obra e de que maneira esse fator conseguiu mudar a situação do povoado de Fuenteovejuna, pondo um ponto final nos atos do tirano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Porque o marido é o cabeça da mulher”: um ensaio analítico do discurso do líder religioso Edir Macedo sobre o casamento na perspectiva da semiótica Greimasiana(2021-12-27) SILVA, Antonio Waliton Fernandes da; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700O presente trabalho norteia-se nas concepções da semiótica francesa para uma análise semiótica do discurso religioso do Bispo Edir Macedo retirado de um vídeo gravado em uma das reuniões ocorrida em uma de suas igrejas em relação ao papel da mulher dentro do casamento. O objetivo deste artigo é entender a construção identitária do papel da mulher no casamento na concepção religiosa. Utilizou-se como aporte teórico Greimas (1965), criador da teoria; além de trazer as ponderações de Diana Barros (2005) e Fiorin (1955). É adotada uma abordagem qualitativa por meio do procedimento de pesquisa bibliográfica e documental. A análise indica que o discurso religioso voltado para o âmbito familiar, especificamente sobre o papel da mulher no casamento, ainda é construído sob uma perspectiva machista e de inferiorização da figura feminina em relação à masculina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A recondução de discurso do programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa no campo de formação(2017-09-14) SOUSA, Kelly de Nazaré Gonçalves de; SOUZA, Elizabeth Gomes; http://lattes.cnpq.br/6420273024357999; https://orcid.org/0000-0001-7119-0348Esta pesquisa tem como objetivo identificar em duas instâncias como os sujeitos participantes, Formador e Orientadores, reconduzem os discursos apresentados durante os momentos de formação do programa de Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Belém. De que forma os participantes modificam/ampliam/negam as propostas pedagógicas tratadas no nível de formação quando são solicitados a desenvolver tais propostas. Utiliza como instrumento de pesquisa as gravações de áudio e leitura do material disponibilizado pelo ministério da educação, para identificar como as propostas pedagógicas presentes do programa serão colocadas na prática durante as formações. A temática da recondução dos discursos será compreendida com base nos estudos de Fairclough, cuja compreensão do discurso envolve toda a produção comunicativa humana. Analisando falas simples conduzidas nos encontros, podemos observar como as alterações acontecem, entendendo que nossos discursos acabam influenciando direta ou indiretamente a sociedade ao nosso redor e dessa maneira melhorar nossas práticas.