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Navegando por Assunto "Discursive genres"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios e avanços no ensino da leitura e escrita a partir do trabalho com gêneros discursivos no 3º ano do ciclo de alfabetização
    (2018-03-01) GOMES, Maria Raimunda Prado; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868
    O presente trabalho tem como objetivo: mostrar as contribuições dos gêneros discursivos, na alfabetização e letramento dos alunos do 3º/9 em sala de aula. Por esta razão, desenvolvemos um trabalho a partir dos encaminhamentos do projeto “Laboratório itinerante de produção textual no Ciclo de Alfabetização” (PIBEX-UFPA), do curso de Licenciatura Integrada em Educação Ciências, Matemática e Linguagens em duas escolas públicas da região metropolitana de Belém. O terceiro ano do ciclo é o que mais favorece e é cobrada a produção textual. Entretanto, a diagnose nos mostrou que apenas uma pequena representatividade da turma estava entre os níveis silábico e alfabético. Em função disso, paralelo ao trabalho de produção textual, procuramos trabalhar algumas especificidades no sentido de favorecer os avanços dos alunos não alfabéticos também. A ênfase foi o trabalho com os gêneros discursivos selecionados para esta fase da pesquisa que foram á música e fabula, selecionamos esses gêneros discursivos por considerarmos que ela sinaliza bastante os desafios e avanços naquela turma, como passaremos a discutir. As etapas do trabalho procuraram intervir nas dificuldades. Por isso, a metodologia se configurou em uma pesquisa-ação Severino (2007), na relação com estudos de: Ferreiro & Teberosky (1999), Bakhtin (1997) e Koch & Elias (2006). Alguns dos resultados evidenciaram que ao relacionarmos as atividades com o cotidiano dos alunos, o engajamento deles no trabalho com a produção textual e avanços nos níveis da psicogênese.
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