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Navegando por Assunto "Discentes de pedagogia"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A formação do pedagogo para a atuação em ambientes não escolares: discursos de alunos cotistas do curso de Pedagogia, Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará
    (2022-12-28) SANTOS, Raiane Rodrigues dos; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Esse estudo analisa a formação do pedagogo para a atuação em Ambiente Não Escolares a partir dos discursos de alunos cotistas do Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O referencial teórico baseia-se em Libâneo (2001, 2010) para a discussão sobre a prática educativa em diversos contextos e Saviani (2012) para a incursão acerca dos aspectos históricos do campo da Pedagogia. Utilizamos Gonh (2010) para a discussão sobre educação não formal e o educador social e Jaccoud (2009) para as políticas de ações afirmativas. O estudo é de abordagem qualitativa, pois possibilita compreender o universo de significados sobre a formação do pedagogo para a atuação em contextos não escolares. Os participantes da pesquisa foram 06 (seis) alunos cotistas da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal, sendo 01 (um) cota racial, hoje, Cota Pretos, Pardos e Indígenas - PPI, 04 (quatro) cota escola e 01 (um) PSE I/Q - Processo Seletivo Indígena e Quilombola. Para a geração dos dados utilizamos o questionário com perguntas semiestruturadas, enviadas via WhatsApp por meio do link do Google Forms. Para a análise dos enunciados discursivos de alunos cotistas utilizamos a técnica da análise do discurso de base teórico-metodológica na Teoria da Filosofia da Linguagem em Bakhtin (2003), particularmente, na utilização dos conceitos de dialogismo. Os resultados do estudo revelam que a pedagogia tem um papel fundamental para a formação humana e social dos indivíduos nos diferentes ambientes que se desenvolve a prática pedagógica e concluímos que a formação do Pedagogo para a atuação do Pedagogo em Ambientes Não Escolares exige planejamento, didática e um processo de formação humana e social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções de alunos do curso de Pedagogia sobre o estágio em pedagogia não escolar, Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará
    (2022-12-28) CHAVES, Francisca Gabrielly Pantoja; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Esse estudo tem por objetivo analisar as percepções dos alunos do Curso de Pedagogia sobre o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar, no Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar visa o estudo e a análise das práticas pedagógicas, o exercício de vivencias através do Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares possibilitando a geração de projetos pedagógicos que demandam a presença do pedagogo e as vivências de experiências pedagógicas alternativas nesses Ambientes Não-Escolares (PPC/FAPED/UFPA, 2010). O referencial teórico baseia-se em Falco e Moreira (2017), Libâneo (2001), Modesto e Pereira (2021). A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo por meio do questionário semiestruturado aplicado a 05 (cinco) alunas do Curso de Pedagogia que responderam ao Formulário Google Forms enviado a Turma de Pedagogia 2018.2, 9o semestre, que cursaram a disciplina de Estágio em Pedagogia em Ambiente Não escolar. Para a análise das percepções das alunas utilizamos a técnica da análise do discurso de base teórico-metodológica a partir da Teoria da Filosofia da Linguagem de Bakhtin (2016). Os resultados revelam que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar ainda não é o suficiente para suprir as necessidades dos alunos, logo é preciso que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar possibilite ainda que brevemente o contato com a prática em diferentes espaços, assim como o conhecimento sumarizado da área de atuação do pedagogo e a compreensão das inúmeras atividades que necessitam da unidade teoria e prática. O estudo conclui que o Estágio de Pedagogia em Ambiente Não Escolar na percepção de alunas do Curso de Pedagogia, enquanto componente curricular obrigatória proporcionou diversas experiências que contribuem para atuação do Pedagogo nesses ambientes, no entanto não foi suficiente, é preciso ampliar por meio de estágios, pesquisas de campo desenvolvidas no decorrer da formação inicial acadêmica e formação continuada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA
    (2021-03-18) REMIGIO, João Felipe Moura; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215
    Este artigo apresenta uma análise dos sentidos e significados dos discentes de licenciatura em pedagogia sobre o Estágio Supervisionado da Educação de Jovens e Adultos (ESEJA) em Bragança do Pará (PA). A metodologia é constituída pela abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa de campo e a pesquisa documental para a coleta de dados. Na análise dos dados foram selecionadas as palavras mais significativas dos estagiários que permitiu a construção da teia de significados e sentidos sobre o ESEJA. Os resultados revelam a importância da teoria e prática; da observação na sala de aula; do reconhecimento sobre a atuação docente; do conhecimento da realidade escolar; da precarização da infraestrutura e da exclusão social; da necessidade do planejamento escolar; do conhecimento sobre as identidades dos alunos e suas trajetórias de vida; da formação acadêmica e pessoal; do repensar a prática docente e do respeito mútuo entre professores e alunos nas turmas de EJA. Esses elementos constituidores só foram possíveis de serem identificados devido o conjunto de experiências desenvolvidos no cotidiano da escola à aplicabilidade do projeto de intervenção, eles que foram orientadores do conjunto de significados que geram sentido sobre o ESEJA em Bragança- Pará.
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