Navegando por Assunto "Discentes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança(2023-12-15) CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos; SILVA, Mateus do Carmo; BRAUN, Layane Caroline Silva Lima; http://lattes.cnpq.br/1476381025366033; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648O artigo tem por finalidade analisar as principais barreiras enfrentadas no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática Básica I e propor estratégias que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Relatamos que o presente trabalho tem o intuito de expor resultados obtidos a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa realizada nas turmas de Matemática do campus de Bragança-PAda Universidade Federal do Pará. No decorrer dos anos de 2020, 2021 e 2022, observou-se que os discentes do curso de Matemática, haviam desencadeado um desempenho negativo na primeira disciplina do curso. Com base nessa observação, realizou-se estudos em bibliografias pertinentes, artigos relacionados a esta temática e, posteriormente, uma pesquisa foi aplicada através de questionários disponibilizados para as turmas via WhatsApp, sendo os alunos ingressantes nos anos de 2020 a 2022 no curso de Licenciatura em Matemática, o questionário ficou disponível para as turmas durante três dias. Ao obter os resultados da pesquisa, ficou evidente que a que a transição do ensino básico para o superior, muito conteúdo para pouco tempo e o nível de complexidade que o docente conduz a aula, são os principais influenciadores do mal desempenho dos acadêmicos. O trabalho apresenta sugestões de intervenções pedagógicas que possam auxiliar os alunos a superarem suas dificuldades na disciplina de Matemática Básica I.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e expectativas dos discentes do curso de arquivologia da Universidade Federal do Pará(2017) GUERREIRO, Josué Matos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586Este trabalho tem por objeto de estudo uma análise dos atuais desafios e expectativas do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará, contemplando a prática e o estudo científico que ultrapassam a simples formação do profissional arquivista, conforme demonstra as definições de autores consagrados e o resultado das pesquisas com os entrevistados. A pesquisa aplicada caracteriza-se como bibliográfica, documental, descritiva, qualitativa e quantitativa. O objetivo é apresentar as atuais expectativas dos discentes e desafios do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para realizá-lo desdobra-se nas seguintes fases: breve levantamento histórico sobre a arquivologia e sua inserção nas universidades Federais, mapeando os principais momentos que marcaram o estudo da disciplina no Brasil; Estudo de caso no âmbito da Universidade Federal do Pará, através da aplicação de questionário on line, com respostas abertas feitas a todos os graduandos do curso de arquivologia da UFPA dos anos 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, para identificar as percepções dos discentes do curso, analisá-las e discuti-las, e assim melhor compreende-las. O resultado obtido aponta que são muitos os desafios a serem ultrapassados pelos discentes, durante e após a graduação, a pouca infraestrutura física, os recursos materiais, os cursos de capacitação, o mercado de trabalho, entre outros que não contribuem para o desenvolvimento do arquivista. Quanto aos resultados, a pesquisa mostrou-se satisfatória, visto que os discentes e a comunidade acadêmica do curso, lutam incansavelmente para o pleno desenvolvimento e reconhecimento desse profissional perante a sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências de escolarização de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira(2022-11-25) CONCEIÇÃO, Samantha Costa; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este trabalho tem como objeto de estudo as experiências de escolarização de alunos com deficiência em uma Instituição de Educação Superior. E tem como objetivo identificar e analisar as trajetórias de escolarização de alunos com deficiência que ingressaram nos cursos de graduação, no qual a questão central da problemática é: Como a experiência da deficiência marca a trajetória de escolarização no ensino superior? Em decorrência disso, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. E para dar centralidade às experiências dos discentes optou-se pela utilização de questionário. Dessa forma, a pesquisa revela que a trajetória acadêmica é singular para cada sujeito. E de um modo geral, a Universidade Federal do Pará do campus de Altamira tem procurado contribuir no desempenho da inclusão, porém precisa melhorar bastante e driblar as barreiras que ainda acontecem, cientes de que para se construir uma cultura de acessibilidade é fundamental pensar no acesso, na acessibilidade, na aprendizagem e na permanência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Letramento digital de discentes no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA - Campus Bragança, Faculdade de Educação(2025-10-06) CUNHA, Sandro Alex Miranda; CORRÊA , Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061; https://orcid.org/0000-0002-3503-963XEste estudo analisa o letramento digital de discentes no curso de licenciatura em Pedagogia. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o letramento digital de discentes no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança, Faculdade de Educação (FACED). A pesquisa é de abordagem qualitativa, com aplicação por meio do questionário semiestruturado em que foi utilizado um roteiro previamente definido, com base nos objetivos da pesquisa. A análise de dados foi feita por meio da teoria Análise do Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelam que as perspectivas de discentes sobre letramento digital direcionam as contribuições do uso dessas tecnologias como facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem; já no uso pedagógico de tecnologias digitais na formação inicial de professores, visualizam-se experiências formativas de discentes na perspectiva do letramento digital; nas práticas docentes para o letramento digital apontam que o docente do Ensino Superior é importante para o processo de mediação e manejo das ferramentas digitais. Conclui-se que o letramento digital é de grande importância para a reflexão dos discentes sobre seu processo de ensino aprendizagem, por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação, mas ainda é insuficiente perante as demandas na formação inicial e desafios que surgem no âmbito acadêmico.