Navegando por Assunto "Direitos Humanos"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Educação em direitos humanos: prática e contribuições à formação humana(2019-06-25) SILVA, Gielson Marques da; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377O presente trabalho tem como objetivo central analisar, a partir de documentos, observações e narrativas de alunos e professora, as contribuições da educação para a defesa dos direitos humanos em uma turma dos anos finais do Ensino fundamental em uma escola do meio urbano do Município de Breves-Pa. O trabalho partiu de uma indagação central: Quais as contribuições do currículo da disciplina educação cidadã para a formação de alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma escola do meio urbano do Município de Breves-Pa? Na intenção de responder a esta indagação, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados, a observação na sala de aula e das atividades escolares, entrevistas com a professora do 6º ano da disciplina educação cidadã e com alunos do 6º ano da referida disciplina. Também utilizou-se o questionário com a direção da escola lócus e a análise documental, a considerar: Declaração Universal dos Direitos Humanos, Constituição Federal de 1988, LDB 9394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano Nacional para a Educação em Direitos Humanos, Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos, Matriz Curricular do Município de Breves. Na análise desta temática, apoiamo-nos em autores tais como: Gomes (2012), Magalhães (2017), Oliveira e Cecílio (2012), Pereira (2011), Silva (2012), Tavares (2016) entre outros, além das legislações que asseguram a educação em direitos humanos. Os resultados da pesquisa afirmam a importância da educação em direitos humanos para a formação de sujeitos críticos, capazes de respeitar e conviver com as diferenças do outro e, ao mesmo tempo resistir às injustiças sociais materializadas em violações de direitos. Apontam também, as dificuldades enfrentadas por professores que trabalham na perspectiva dos direitos, exigindo-se formação de qualidade que lhes possibilite superar desafios e oferecer uma educação de qualidade aos educandos, com metodologias atrativas e, acima de tudo eficientes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Poços artesianos: fonte de água para melhoria das condições de vida na comunidade São Sebastião Canta Galo, Resex Mapuá, município de Breves-PA(2019-07-04) SANTOS, Josiel Moraes dos; PARENTE, Francilene de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/9404017739145648O presente Trabalho de Curso (TCC) é uma proposta de Projeto de Intervenção a ser implementado na Comunidade São Sebastiao Canta Galo, a qual pertenço. Esse modelo de TCC é uma exigência do curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, que prevê a formação de agentes de desenvolvimento locais capazes de elaborar e ajudar a executar propostas que venham ao encontro do atendimento das necessidades das comunidades de origem dos estudantes o que traz o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Pretende-se viabilizar o acesso a água potável às famílias para diminuir o risco de doenças transmitidas através do uso de água de má qualidade e possibilitar meios para a diversificação do cultivo de plantações. Para tanto, ocorrerão reuniões e ações com as famílias, a associação comunitária e órgãos da prefeitura que atuarão como parceiros no projeto. Com isso, busca-se melhorar as condições de vida das famílias e a garantia da igualdade de direitos enquanto povos e comunidades tradicionais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Violência interpessoal contra homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais: registros e relatos de universitários na Amazônia brasileira(2024-02-05) MAGALHÃES, José André Costa; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530Objetivo: Identificar características epidemiológicas da violência interpessoal contra pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no município de Bragança, a partir de registros e relatos de universitários matriculados em instituições de ensino superior nessa localidade da Amazônia Brasileira. Métodos: Este estudo transversal foi conduzido com 317 universitários, utilizou a técnica de amostragem “bola de neve” e formulário digital. Os dados foram utilizados para quantificar, qualificar e definir o perfil do cenário e dos personagens envolvidos em atos violentos contra pessoas LGBT. Resultados: No total, 115 (36,3%) universitários presenciaram atos violentos contra pessoas LGBT nos últimos 12 meses. A maioria desses atos foi de natureza psicológica (55,7%), executados por um agressor (80,9%), em via pública (44,4%) e não envolveu o uso de álcool (54,8%). Por meio dos relatos dos universitários LGBT foi detectado que os parceiros íntimos (17,9%), familiares (32,1%) e os desconhecidos (50,0%) são os principais perpetradores de violência e diferentes situações de violência em Bragança foram descritas. Conclusões: Esses achados constituem características relevantes da violência interpessoal contra LGBT nessa localidade da Amazônia Brasileira e podem auxiliar no planejamento e no desenvolvimento de ações e políticas públicas, especialmente aquelas que visam reduzir a violência estrutural que tanto afeta as necessidades básicas e os direitos humanos das pessoas LGBT.