Navegando por Assunto "Digital tools"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental(2023-04-05) LIMA, Eduardo Garcia de; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903Este trabalho teve como objetivo comparar quatro aplicativos para o ensino de matemática, visando identificar suas principais características e apontar suas potencialidades e limitar o processo de aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi a análise descritiva e comparativa dos aplicativos selecionados, considerando critérios como conteúdo, interface, interatividade e recursos didáticos. Os resultados apontaram que os aplicativos apresentam diferentes abordagens pedagógicas e características técnicas, o que pode influenciar diretamente na aprendizagem dos alunos. Foi possível verificar que alguns aplicativos apresentam uma maior variedade de recursos didáticos, enquanto outros se destacam pela facilidade de uso e interatividade. Diante desses resultados, conclui-se que a escolha do aplicativo mais adequado para o ensino de matemática deve levar em consideração as características da turma e dos objetivos pedagógicos, bem como as limitações e potencialidades de cada aplicativo avaliador. A pesquisa contribuiu para ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de uso dos aplicativos para o ensino de matemática e pode subsidiar a tomada de decisão de professores e gestores educacionais na escolha dos recursos tecnológicos mais adequados para seus alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto(2021-12-22) ALMEIDA, Carolina Gonçalves de; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste trabalho de conclusão de curso apresenta e discute os resultados de um estudo desenvolvido com professores que participaram do projeto aulas digitais executada pela Inteceleri Tecnologia para Educação, empresa Google Partner, em parceria com a Secretaria de educação de Ananindeua. Para tanto, este estudo tem como questão quais os desafios enfrentados na produção de materiais pedagógicos para o ensino remoto por professores que frequentaram os cursos de formação desenvolvidos pela Inteceleri, em parceria com a SEMED. Como objetivos tivemos identificar desafios enfrentados por docentes da Educação Básica, Anos Iniciais, para a produção de materiais pedagógicos para o ensino remoto e evidenciar avanços a partir dessas produções. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho quanti-qualitativa, tendo um questionário, disponibilizado como formulário eletrônico, para a constituição dos dados empíricos. Os colaboradores foram 20 professores de duas escolas públicas do município de Ananindeua-PA. Os resultados indicam como principais desafios as diversas realidades sobre o acesso às tecnologias por parte dos alunos e a falta de equipamentos. Quanto às dificuldades, sobressaiu a limitação quanto ao acesso à internet e à comunicação com os pais. Como aspectos positivos foram indicados a flexibilidade de horários e atividades e a possibilidade de elaborar e disponibilizar atividades variadas e interativas. Ademais, a participação dos professores no projeto possibilitou a elaboração de materiais pedagógicos nas diferentes ferramentas digitais estudadas, sendo o Google Formulário, o mais usado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio de docência: vivências do/no ensino remoto(2022-06-30) ARACATI, Danielle Santana; MONTEIRO, Luís Paulo Carvalho; http://lattes.cnpq.br/2768643352688246; https://orcid.org/0000-0002-9724-0734; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste texto tem como objetivo relatar e refletir sobre a experiência vivenciada na disciplina Estágio de Docência II do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA). As aulas do estágio ocorreram de forma síncrona e assíncrona. O primeiro com a utilização do Google Meet e o segundo a partir de orientações e materiais disponibilizados em uma sala de aula virtual no Google Classroom. Essa disciplina ocorreu no período de quinze de março a vinte e três de abril de 2021, durante o Ensino Remoto Emergencial (UFPA/ERE-2020). Assim sendo, relataremos aspectos de nossa participação no estágio, com foco na elaboração de materiais didáticos para disponibilizar no ensino remoto, bem como observações sobre como aconteceram as atividades em uma escola pública estadual de Belém-PA. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa (GODOY, 1995), com reflexão da experiência de registros realizados em diários de bordo. De nossa observação, percebemos que as escolas têm trabalhado com recursos pedagógicos para o ensino híbrido, que no contexto do estágio foi caracterizado pela disponibilização de materiais impressos e em formato digital em grupos de WhatsApp. Para a análise utilizamos uma das atividades elaboradas para a socialização no grupo da escola participante. Da nossa participação no estágio, compreendemos que os saberes profissionais docentes são temporais, plurais, heterogêneos, personalizados e situados e que é necessário atentarmos para o inesperado, para adequar nossa atuação em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Letramento acadêmico e escrita colaborativa: potencialidades e desafios do uso de Word e Google Docs no Ensino Superior(2025-10-28) SILVA , Anna Carolina Picanço da; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Esta pesquisa investigou as potencialidades e os desafios enfrentados por estudantes ingressantes do curso de Letras Português da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança, na produção do gênero resumo em contexto de escrita colaborativa, utilizando as ferramentas Microsoft Word e Google Docs. Fundamenta-se em contribuições de estudiosos que abordam letramento acadêmico, gêneros textuais e escrita colaborativa, como Ferreira e Lousada (2016), Kleiman (1995), Bezerra (2012), Laranjeira, Miranda e Paris (2022), Agustini e Bertoldo (2017). A metodologia adotou abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo observações presenciais e virtuais ocorridas durante a disciplina “Oficina de Produção de Textos Acadêmicos II”. Os resultados evidenciaram que a maioria dos(as) alunos(as)apresenta dificuldades no domínio das normas da ABNT, na seleção de informações essenciais e na coesão textual, associadas à ausência de experiência prévia com o gênero e ao uso restrito de recursos digitais. O Google Docs foi reconhecido como facilitador da escrita colaborativa, embora limitações na formatação levassem alguns grupos de discentes a migrarem o texto para o Word na etapa final. Constatou-se ainda que o acesso predominante por meio do celular restringe o aproveitamento de funcionalidades avançadas. Conclui-se que o nivelamento acadêmico, aliado ao letramento digital, é fundamental para a superação de barreiras técnicas e cognitivas, sendo necessárias ações diversas, como ampliação do tempo de prática, uso de gêneros acadêmicos diversificados, oferta de oficinas que integrem ferramentas digitais, normas acadêmicas e escrita colaborativa, visando à ampliação do letramento acadêmico dos estudantes.