Navegando por Assunto "Digital inclusion"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação de rede de fibra óptica para as escolas públicas do município de Marapanim/Pará(2022-08-19) PAIXÃO, Cristiano Barroso da; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760Esse trabalho de conclusão de curso, tem como finalidade levar sinal de internet de qualidade para todas as escolas públicas do município de Marapanim para gerar inclusão digital, para isso foi utilizada a ferramenta Packet Tracer para fazer a simulação da rede, envolvendo todas os estabelecimentos de ensino e todas as configurações necessárias para a implementação. O trabalho prático apresentou resultados satisfatórios, o que possibilitou a elaboração desse projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão digital para a Terceira Idade no município de Mãe do Rio(2023-04-05) SILVA, Geiziliane Trindade da; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903O projeto de Inclusão Digital para a Terceira Idade no Município de Mãe do Rio tem por objetivo alfabetizar digitalmente idosos com pouca ou nenhuma experiência com a informática, promovendo a inclusão digital às pessoas idosas, proporcionando o acesso e o aprendizado aos recursos computacionais. O projeto aconteceu no CRAS (Centro De Referência de Assistência Social). Utilizou-se um questionário como instrumento de coletas de dados. O curso contou com 10 idosos e carga horária de 40 horas, teve como conteúdos programáticos noções de informática básica. Os resultados mostram que a maior dificuldade encontrada pelos cursistas está relacionada com o manuseio do computador ocasionada por problemas de vista, o que é típico da idade. Os motivos que os levaram a realização do curso para a maioria entrevistada, foi a oportunidade de aproximação com a família e amigos, manterem-se atualizados e a recuperação de sua autonomia. Conclui-se que os resultados do curso foram favoráveis a essas pessoas, ao afirmarem que sentiram-se mais livres, independentes e estreitaram os laços familiares. Por meio do curso constatou-se ainda que, os idosos possuem habilidades essenciais para adquirirem novos conhecimentos e que no decorrer do curso o medo e a insegurança deram lugar à autonomia e à confiança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Informática na educação: formação continuada dos professores numa escola pública de ensino fundamental de Altamira - PA(2018-08-24) GOMES, Marizete Gonçalves; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086; https://orcid.org/0000-0003-2474-8112Vivemos numa sociedade em que a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, as informações chegam até o indivíduo de forma muito rápida, com isso até mesmo atividades realizadas em qualquer área de trabalho necessitam de agilidade para acompanhar a velocidade do mundo globalizado, para isso conta com sistemas e programas computadorizados. Diante de tal afirmação, sabe-se que a tecnologia também está presente na educação e aprendizagem das pessoas. Portanto, no que tange o uso da tecnologia nas escolas, e com o intuito de compreender o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas práticas educativas por meio do uso dessas ferramentas, e se os professores participam de formação continuada, fez-se necessário realizar uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico em uma escola municipal, A pesquisa foi realizada por meio de questionários que culminou na coleta de dados. Observou-se que as professoras fazem uso das ferramentas tecnológicas em seus planejamentos, deixando claro a importância das TICs nas práticas pedagógicas do professor. E que a professora da sala de informática utiliza softwares educativos como apoio educacional que visam atingir resultados eficientes para aprendizagem dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Protótipo de rede social para mães atípicas com crianças com Transtorno Espectro Autista(2023-04-05) RODRIGUES, Raysa Ramos; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903O presente estudo busca apresentar um protótipo de aplicativo para o auxílio sobre a dificuldade das mães atípicas de descrever o transtorno do espectro autista em seu primeiro contato, considerando o conceito de rede social (online e off-line) tendo elementos fundamentais da comunicação humana. O protótipo teve como base a análise de relatos de mulheres-mães de crianças autistas e estudos partindo do pressuposto teórico das ações comunicativas de Jürgen Habermas, dos estudos de Pierre Lévy, da coleta de depoimentos informais, e reflexões realizadas através da observação das relações e interações comunicacionais estabelecidas presencialmente. A pesquisa também teve como objetivo compreender as principais dificuldades enfrentadas pelas mães atípicas no momento de descrever o transtorno do espectro autista em seu primeiro contato, buscando identificar as informações mais relevantes a serem transmitidas e a melhor forma de transmiti-las. A partir dos resultados obtidos, foi possível desenvolver um protótipo de aplicativo que visa auxiliar as mães nesse momento crucial, fornecendo informações precisas e relevantes sobre o TEA (Transtorno do Espectro autista) e oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para troca de experiências e informações entre as mães. Espera-se que o uso desse aplicativo contribua para uma maior compreensão e conscientização sobre o TEA, reduzindo o estigma e a desinformação em torno do transtorno e ajudando as mães a lidar de forma mais efetiva com as demandas relacionadas à maternidade de crianças autistas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Técnicas de visão computacional aplicadas na detecção e rastreamento ocular para a inclusão digital de pessoas com deficiência motora(2021-08-13) MACEDO, Anne Livia da Fonseca; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903A despeito dos avanços significativos na tecnologia da informação, problemas relacionados à exclusão social persistem, com grande parte da população mundial sem acesso aos conteúdos digitais devido uma série de fatores econômicos, sociais e educacionais. Algumas das pessoas excluídas do universo digital são aquelas que apresentam dificuldades em movimentar os membros superiores, que normalmente são requisitados para o acionamento de determinados dispositivos computacionais como o teclado. Diante disso, o esforço para a inclusão digital tornou-se um consenso social, pois abrange a integração das pessoas à informática e a exploração de métodos que garantam a elaboração de tecnologias acessíveis a todos. Diferentes interfaces adaptadas estão sendo desenvolvidas para substituir os periféricos convencionais. Muitas dessas propostas baseiam-se no rastreamento ocular através de técnicas de visão computacional, propiciando a interação à distância, sem a necessidade de contato físico com o dispositivo. Fundamentando-se nesse contexto, o propósito principal desta pesquisa consistiu na implementação de uma tecnologia de baixo custo computacional voltada para pessoas com deficiência motora, que possibilita o acionamento das teclas direcionais ao rastrear o movimento dos olhos para quatro direções de interesse (cima, baixo, esquerda e direita). O sistema foi desenvolvido através da linguagem de programação C++ com o suporte dos algoritmos pré-implementados da biblioteca OpenCV, e concentrou-se no treinamento e aplicação do método de classificação Haar Cascade para a localização da região ocular e no uso de procedimentos específicos de visão computacional e processamento digital de imagens para determinar a direção do olhar com base no reconhecimento da pigmentação branca da esclerótica do globo ocular. Os resultados alcançados na fase experimental demonstram que o algoritmo proposto tem potencial suficiente para permitir o uso do sistema em tempo real, de forma apropriada e funcional. O modelo manifestou desempenho geral satisfatório na detecção dos olhos ao atingir uma taxa de 82% de verdadeiros positivos, 87% de precisão, 82% de sensibilidade e 84% de F1 Score, e foi capaz de reconhecer os movimentos oculares para as quatro direções de interesse, com tempo de resposta aceitável para execução de determinadas aplicações computacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias e o ensino remoto emergencial nas discursividades de docentes e discentes do curso de Pedagogia da UFPA(2022-06-14) SILVA, Maria Beatriz Ramos da; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa é sobre as tecnologias e o Ensino Remoto nas discursividades de docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, vinculado a Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança, ofertado no Campus Universitário de Capanema-PA, especialmente com a participação da Turma de Pedagogia 2017. O objetivo principal é analisar os discursos de docentes e discentes a respeito do uso de tecnologias como estratégias e recursos da inclusão digital nas aulas do Ensino Remoto Emergencial do Curso de Pedagogia. Elegi os objetivos específicos para identificar nas falas de docentes as tecnologias utilizadas para a oferta do componente curricular no ERE; identificar nas falas de discentes a percepção da inclusão digital no Ensino Remoto; caracterizar o uso das tecnologias no ERE pelos docentes e discentes do Curso de pedagogia. Os aportes metodológicos são com autores e autoras como Kenski, Lévy, Moran, Masetto, Behrens, Pretto, que tratam das tecnologias e do uso de recursos tecnológicos como uma democracia social do conhecimento. E, Dejours que trata do sofrimento na ergologia do trabalho, recorro a ele para falar do ensino e aprendizados no ERE como medo, sofrimento. A abordagem é de cunho qualitativo e quantitativo por considerar que às duas metodologias são complementares entre si, geradas por um questionário elaborado no Google Forms para a geração de dados. Os resultados revelam que a convivência na composição de todo o período do ERE, deixa claro que as tecnologias podem ser agregadas para a educação, facilitando o acesso de vários lugares, mas precisam ser utilizadas por meio de contextos que visem o desenvolvimento e articulação de saberes, aperfeiçoando o conhecimento pré-estabelecido para melhor aplicação de sua utilização. Concluindo-se que a pandemia da COVID-19, junto ao Ensino Remoto Emergencial ministrado por intermédio das tecnologias, acarretou várias dificuldades durante seu percurso, desde a adaptação a conclusão das disciplinas, mas com a aproximação das TICs, foi viável a compreensão de como utilizá-las no contexto dos cursos superiores e principalmente na incorporação meio as metodologias.