Navegando por Assunto "Didactics"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A didática e a prática escolar: abordagens e objeto(2019-03-12) FARIAS, Jhulio Paes; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Há ainda hoje uma grande associação da didática ao tecnicismo, o que acarreta em assimilações errôneas desta concepção da educação pedagógica. A não compreensão dessa abordagem educacional pode acarretar em uma educação superficial, de difícil compreensão, subordinando a saberes de fácil manipulação, não críticos, incapazes de associar o conteúdo teórico com a prática, o que acarreta na fácil manipulação de pensamentos e atitudes. Faz-se a importância de desenvolver este trabalho como forma de contribuir para a compreensão dessa área da educação que se faz tão importante para a educação escolar. O objetivo desse trabalho é enfatizar a didática como facilitadora da educação, que tem o poder de atravessar as diversas barreiras encontradas no contexto social, educacional e cultural. Este trabalho foi produzido a partir de pesquisa teórica com base em autores como: Paulo Freire (2018), Ilma Passos de Alencastro Veiga (2011) e (2012), Vera Maria Candau (2009) e (2014), José Carlos Libâneo (2013) e (2014) entre outros. Entre os resultados de pesquisa, informo que na primeira seção se compreende que a Didática mudou ao longo do tempo e hoje possui ampla atuação na educação. Na segunda seção, percebe-se que a Didática não existe em si, ou seja, não é suficiente para promover o ensino nem a aprendizagem, porém, se utilizada de forma correta, quando dos processos pedagógicos, estaria garantindo a qualidade do ensino e da aprendizagem. Sendo assim, a Didática deve estar submetida às finalidades do ensino, dando apoio aos instrumentos e às atividades. Concluo que a didática se faz essencial para o planejamento educacional, aplicação de atividades e ensinamentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre as práticas sociopolíticas observadas em estágios supervisionados: relações de dinâmica na sala, manejo e controle de turma(2022-07-29) FERREIRA, Tomás José Cabral; BLANDTT, Lucinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/6422712436917875Durante o estágio supervisionado, o discente tem a oportunidade de ser inserido em diversos contextos educacionais da realidade próxima “É nesta etapa que o acadêmico tem a oportunidade de ver aliadas a teoria e a prática”. Desse modo, busca-se neste trabalho uma visão que trabalhe à certa dos fatores e produtos da relação observada entre professores e alunos, como as expectativas, os atos didáticos e avaliativos e discutir como esses quesitos podem influenciar na permanência escolar dos alunos. Este estudo terá como objetivo discutir questões à certa dos fatores e produtos da relação observada entre professores e alunos, como as expectativas, os atos didáticos e avaliativos e buscar compreender se essa relação pode prejudicar a permanência dos alunos. Será do tipo descritivo, terá abordagem etnográfica e será efetuado por meio de uma pesquisa integrativa de literatura, com base nos dados obtidos na pesquisa de campo, que foram os estágios.