Navegando por Assunto "Didactic material"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de coleções entomológicas como proposta didática no ensino de ciências no município de Breves-PA(2018-02-02) GOMES, Cleiane de Almeida; TORRES, Waldenira Mercedes Pereira; http://lattes.cnpq.br/6674155965515098Os insetos compõem o maior grupo de animais existente. Além da enorme abundância, também são bastante diversificados. As coleções didáticas possuem grande potencial para o ensino de ciências, e podem ser utilizadas para diversas finalidades no estudo da mesma. O objetivo deste trabalho foi utilizar coleções entomológicas como material didático nas aulas de ciências e avaliar a eficácia de tal abordagem na construção do conhecimento dos alunos envolvidos. A referida pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus, em duas turmas do 8º ano do ensino fundamental. Os alunos participaram de uma aula expositiva dialogada com auxilio do programa do Power point e conheceram os insetos através de coleções entomológicas organizadas em temáticas. No pré-teste foi possível verificar que os alunos não conseguiam fazer distinção entre as várias classes do filo Arthropoda, pois incluíam constantemente as aranhas e escorpiões e demais animais na classe dos insetos. Desconheciam as principais estruturas que compõe o corpo dos constituintes da classe Insecta e não sabiam a real importância dos insetos para o meio ambiente. Através dos resultados obtidos no pós-teste observou-se que os alunos aprenderam novos conceitos, passaram a reconhecer a importância dos insetos para o meio ambiente e sociedade, e também demonstraram um olhar positivo em relação ao grupo. Os resultados obtidos mostraram que é possível o docente elaborar uma aula diferenciada com seus alunos, utilizando matérias didáticos atraentes e que possibilite um aprendizado efetivo. Dessa forma, o uso das coleções entomológicas em temáticas se mostrou uma ferramenta eficiente no ensino de ciências, possibilitando aos envolvidos na pesquisa um aprendizado significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of podcast as a challenging didactic material in teaching English as an additional language(2024-07-08) CHAGAS, Aryanne Silva das; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Este artigo delineia os resultados de um estudo metodológico que destaca a utilidade pedagógica dos podcasts em contextos educativos e a sua eficácia na promoção de competências de compreensão auditiva. O estudo abrange os objetivos da utilização de podcasts no ensino do inglês como língua adicional, centrando-se no seu potencial para uma utilização inclusiva, melhorando as competências auditivas e abordando os desafios e benefícios associados. A metodologia inclui uma revisão da literatura sobre podcasts e competências de compreensão oral, com uma abordagem qualitativa-quantitativa e exploratória. Além disso, a metodologia consiste em uma pesquisa de opinião com questionário sobre a utilização de podcasts em competências de compreensão oral, tendo 22 professores universitários como participantes. Destaca as vantagens e desvantagens do uso de podcasts no ensino de inglês, incluindo uma reflexão sobre o uso do podcast como futuro professor de língua adicional. Para atingir esses objetivos, o artigo baseia-se em contribuições teóricas de autores como Tomlinson (1998) e (2000), Nunan (1989), Vilaça (2009), Corrêa et. al (2022), Berto (2022), Silva e Timmermann (2023), Reis, Gomes, Linck (2012) entre outros. Após a revisão da literatura e discussão, esta pesquisa reconhece que o uso de Podcasts como material didático pode promover novas experiências no ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional, mesmo que tal uso ainda causa certa resistência por parte de alguns professores.